Logo Passei Direto
Buscar

Parasitologia Clínica

Colégio Objetivo
As assertivas apresentadas a seguir tratam da prevalência global da malária, tendo como referência o Relatório Mundial da Malária de 2015.
Uma das afirmativas não se relaciona com os dados de prevalência. Assinale-a:
Cerca de 80% do total de casos estimados de malária ocorrem no continente africano.
Apenas 0.5% do total de casos estimados de malária, no mundo, ocorrem na região das Américas.
Mais de 40% da população mundial vive em áreas endêmicas para a malária.
Os registros estimados de mortes por malária continuaram crescendo, embora a incidência da malária tenha sido reduzida significativamente entre 2000 e 2015.
A doença, apesar de evitável e tratável, continua a ser uma das principais causas de morte em crianças, especialmente na África.
a. Mais de 40% da população mundial vive em áreas endêmicas para a malária.
b. Os registros estimados de mortes por malária continuaram crescendo, embora a incidência da malária tenha sido reduzida significativamente entre 2000 e 2015.
c. A doença, apesar de evitável e tratável, continua a ser uma das principais causas de morte em crianças, especialmente na África.
d. Apenas 0.5% do total de casos estimados de malária, no mundo, ocorrem na região das Américas.
e. Cerca de 80% do total de casos estimados de malária ocorrem no continente africano.
User badge image
Estudando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas para identificar qual delas não se relaciona com os dados de prevalência da malária, conforme o Relatório Mundial da Malária de 2015: a) "Mais de 40% da população mundial vive em áreas endêmicas para a malária." - Esta afirmativa é verdadeira e se relaciona com a prevalência. b) "Os registros estimados de mortes por malária continuaram crescendo, embora a incidência da malária tenha sido reduzida significativamente entre 2000 e 2015." - Esta afirmativa pode ser confusa, pois a redução da incidência geralmente deveria levar a uma diminuição das mortes, mas pode haver outros fatores envolvidos. No entanto, ela não se relaciona diretamente com a prevalência. c) "A doença, apesar de evitável e tratável, continua a ser uma das principais causas de morte em crianças, especialmente na África." - Esta afirmativa é verdadeira e se relaciona com a prevalência. d) "Apenas 0.5% do total de casos estimados de malária, no mundo, ocorrem na região das Américas." - Esta afirmativa é verdadeira e se relaciona com a prevalência. e) "Cerca de 80% do total de casos estimados de malária ocorrem no continente africano." - Esta afirmativa é verdadeira e se relaciona com a prevalência. Após essa análise, a afirmativa que não se relaciona com os dados de prevalência, por ser contraditória em relação à expectativa de que a redução da incidência leve a uma diminuição das mortes, é: b) "Os registros estimados de mortes por malária continuaram crescendo, embora a incidência da malária tenha sido reduzida significativamente entre 2000 e 2015."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É importante conhecer o ciclo do Plasmodium para entender melhor alguns aspectos clínicos e epidemiológicos da malária.
Assinale, entre as assertivas a seguir, a que é INCORRETA em relação ao ciclo do Plasmodium.
A fêmea do mosquito Anopheles se infecta ao ingerir sangue de um hospedeiro humano contendo as formas sexuadas do parasita, os gametócitos.
O ciclo de vida do Plasmodium apresenta uma fase assexuada, endógena (esquizogonia), com multiplicação no hospedeiro humano.
As células do fígado do hospedeiro humano se rompem e trofozoitos são liberados na corrente Sanguínea onde invadem os glóbulos vermelhos e se multiplicam de forma assexuada.
O ciclo de vida do Plasmodium apresenta uma fase sexuada exógena (esporogonia), com a multiplicação dos parasitos no mosquito.
No inseto, a esporogonia resulta em centenas de formas infectantes, os esporozoítos, que migram para as glândulas salivares do inseto e são as formas infectantes para o homem.
a. A fêmea do mosquito Anopheles se infecta ao ingerir sangue de um hospedeiro humano contendo as formas sexuadas do parasita, os gametócitos.
b. O ciclo de vida do Plasmodium apresenta uma fase assexuada, endógena (esquizogonia), com multiplicação no hospedeiro humano.
c. As células do fígado do hospedeiro humano se rompem e trofozoitos são liberados na corrente Sanguínea onde invadem os glóbulos vermelhos e se multiplicam de forma assexuada.
d. O ciclo de vida do Plasmodium apresenta uma fase sexuada exógena (esporogonia), com a multiplicação dos parasitos no mosquito.
e. No inseto, a esporogonia resulta em centenas de formas infectantes, os esporozoítos, que migram para as glândulas salivares do inseto e são as formas infectantes para o homem.

Mais conteúdos dessa disciplina