Logo Passei Direto
Buscar
Quanto ao gasto energético assinale a alternativa correta:
O gasto energético basal pode ser determinado pelo método de bioimpedância.
A energia gasta durante a atividade física varia de acordo com as características do exercício e retornam aos níveis normais imediatamente após cessar a atividade física.
Metabolismo basal pode ser definido como a quantidade mínima necessária para as funções vitais de um indivíduo em uma determinada atividade física.
As quatro vias de fornecimento de energia durante o exercício são: hidrólise de fosfato creatina, formação de lactato, oxidação de carboidratos e oxidação de gorduras.
A fórmula de Harris-Bendict para cálculo do gasto energético basal leva em conta o sexo, a altura, peso, idade e atividade física do indivíduo.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A alternativa correta é: "As quatro vias de fornecimento de energia durante o exercício são: hidrólise de fosfato creatina, formação de lactato, oxidação de carboidratos e oxidação de gorduras." Essa afirmação abrange os principais sistemas de energia utilizados pelo corpo durante a atividade física. As outras opções contêm informações imprecisas ou incompletas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quanto ao gasto energético no esporte, é CORRETO afirmar que:
I. A forma imediata de energia para contração muscular é o ATP.
II. As células musculares podem produzir ATP por meio de uma ou de três vias metabólicas combinadas: sistema ATP-CP, glicólise e formação oxidativa de ATP.
III. O sistema ATP-CP e a glicólise são duas vias metabólicas aeróbicas para produção de ATP.
IV. Quanto mais breve for a atividade (alta intensidade), maior será a contribuição da produção de energia aeróbica.
V. O sistema energético utilizado predominantemente para produção de ATP em uma corrida de 20 km é a respiração aeróbica.
Todas as alternativas são verdadeiras
I, II e III
III e IV
II e III
I, II e V

Sobre os carboidratos analise as afirmativas abaixo:
I. Os carboidratos são armazenados no organismo na forma de glicogênio e em sua maior parte no fígado.
II. Glicogênio sintase apresenta alta atividade no momento pós-prandial e após a atividade física.
III. No momento pós-treino é importante ingerir proteína e carboidrato na proporção de 4:1, respectivamente.
IV. O glut 4 é o mais importante transportador de glicose em tecidos sensíveis em insulina.
I e IV
I, II e III
II e IV
I e III
I, II, III e IV

Durante o exercício, ocorre um aumento da demanda energética pelo organismo. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes afirmacoes:
( ) Para produção de ATP a partir da via glicolítica, é necessária a ocorrência de 10 reações enzimáticas, por isso trata-se de um sistema que fornece energia lentamente.
( ) No Ciclo de Krebs ocorre a remoção de H+ dos nutrientes por ação dos cofatores NAD+ e FAD, que posteriormente serão utilizados na cadeida de transporte de elétrons.
( ) A produção de energia a partir do Sistema Creatina Fosfato no início da atividade física reduz a ocorrência de fadiga.
F; V, V
V; F; V
V; V; F
V; F; F
F; V; F

Um homem de 70kg praticante de musculação, procurou uma nutricionista com objetivo de adequar sua alimentação para aumentar o percentual de massa magra. Quanto de proteína deve ser adicionado na alimentação do mesmo para que a recomendação seja alcançada:
10g
98g
35g
100g
24g

Acerca dos fundamentos fisiológicos aplicados ao exercício físico, julgue os itens que se seguem.
I. As proteínas actina e miosina são consideradas essenciais na contração muscular, visto que uma desliza na direção da outra quando o músculo se encurta durante o movimento.
II. Na ausência de íons Ca2+, a miosina separa-se da actina provocando o relaxamento da fibra muscular.
III. Uma das características mais distintivas das fibras musculares ao microscópio são as estrias. Por causa dessas estriações o músculo esquelético é também denominado músculo estriado.
IV. Para o relaxamento muscular não é necessário ATP.
I, II e III
I
II, III e IV
I e II
I, II, III e IV

Avalie as afirmativas a respeito dos Carboidratos e performance física.
I - CHOs nos exercícios intensos: Devido a sua capacidade de fornecer energia sem oxigênio, o glicogênio muscular armazenado constitui o principal fornecedor de energia nos primeiros minutos de exercício, quando a utilização do oxigênio não satisfaz as demandas energéticas.
II - CHOs nos exercícios moderados e prolongados: A medida que o exercício continua e as reservas de glicogênio são reduzidas, a glicose sanguínea passa a constituir a principal fonte de energia proveniente dos carboidrato, sendo que um percentual cada vez maior da energia total é proporcionado pela desintegração das gorduras.
III - A SBME recomenda que 60 a 70% das calorias ingeridas pelo atleta devem vir de carboidratos.
IV - O CLA é vendido como um produto que é capaz de reduzir o % de gordura corporal.
V - A utilização de produtos a base de colágeno protege as articulações.
VI - De acordo com a Legislação Brasileira, os alimentos para atletas não podem conter vitaminas e/ou minerais, pois se tiverem passam a ser classificados como suplementos alimentares.
VII - Suplemento alimentar deve possuir mais de 100% da RDI para vitaminas e/ou minerais. Caso possuam estes micronutrientes abaixo de 100% da RDI são classificados como complementos alimentares.
F, V, F, V, V, F, F
V, F, F, V, V, F, F
V, V, F, V, F, F, F
V, V, F, V, V, F, F
V, V, F, F, V, F, F

O técnico de dois atletas de modalidade esportivas diferentes observou que o seu atleta "A" melhorou a performance após o uso de creatina, entretanto, o seu atleta "B" não conseguiu melhorar o rendimento após a utilização deste composto. Qual argumentação do ponto de vista bioenergético você como nutricionista da equipe poderia argumentar com esse técnico para elucidar os possíveis mecanismos por trás desse efeito "inesperado" após a suplementação com a creatina?
O atleta "A" era o velocista, pois a creatina contribui para a síntese de energia oriunda das proteínas sendo fundamental para a performance do velocista.
O atleta "A" era o maratonista pois a creatina auxilia na geração de energia a partir das gorduras o que contribui para a performance do maratonista.
Com os dados apresentados é impossível identificar qual tipo de atleta melhorou a sua performance seja o maratonista ou o velocista.
O atleta "A" era o maratonista, pois a creatina é a fonte de energia majoritária para a performance em maratonas.
O atleta "A" era o velocista, pois a creatina contribui para a síntese de energia rápida sendo fundamental para a performance do velocista.

O mercado de suplementos esportivos vem aumentando ao longo dos anos. Dentre esses produtos podemos destacar a creatina. Com relação a creatina marque a opção correta:
I - Em longo prazo a única explicação possível para a hipertrofia muscular, mediante a utilização da suplementação com creatina seria pela sua capacidade de reter líquidos.
II - A creatina é sintetizada pelo nosso organismo, principalmente no músculo esquelético.
III - Após a parada da suplementação com a dose de carga de creatina ("fase de saturação" - 1ª semana da suplementação) os seus estoques intramusculares permanecem aumentados, pelo menos, durante seis meses.
IV - O fígado é o principal alimento fonte de creatina na nossa dieta.
V - Corredores de longa distância certamente melhoram o desempenho mediante a utilização da suplementação com creatina.
Nenhuma alternativa está correta
Somente a alternativa II está correta
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas
Todas as alternativas estão corretas
Somente as alternativas II e IV estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina