Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Dentre as afirmativas abaixo, marque aquela que NÃO se relaciona a uma característica do positivismo:
Comte defendia a valorização do homem e a busca pela paz universal.
O positivismo buscava aplicar o método das ciências exatas nas ciências humanas, possibilitando o conhecimento das leis que regem a História.
A partir da filosofia da história e da história romântica, seria possível uma melhor organização da sociedade, através da eliminação de suas mazelas.
O positivismo buscava nas ações humanas as explicações para diversos fatores sociais, contrariando, sobretudo, a teologia e a metafísica.
As explicações de Comte estavam voltadas para a compreensão de acontecimentos práticos e presentes na vida do homem, como as leis, relações sociais e até mesmo a ética.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A afirmativa que NÃO se relaciona a uma característica do positivismo é: "A partir da filosofia da história e da história romântica, seria possível uma melhor organização da sociedade, através da eliminação de suas mazelas." Essa afirmação se afasta do foco do positivismo, que prioriza a observação e a aplicação do método científico, em vez de se basear em filosofias históricas ou românticas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o ofício do historiador é correto afirmar que:
trata-se de um trabalho que pode ser feito por qualquer cientista humano já que até hoje a história não tem uma identidade científica específica.
trata-se de um trabalho que não obedece a um maior rigor metodológico já que cada historiador tem liberdade plena para definir os rumos do seu trabalho.
trata-se de um tipo de trabalho que não se diferencia do tipo de investigação que caracteriza outras ciências.
trata-se de investigar os acontecimentos passados através do exame dos documentos históricos e da bibliografia específica, sempre ciente de que as interrogações que propomos ao passado são formuladas no tempo presente.
trata-se de relatar os fatos passados sem se preocupar com o impacto desses acontecimentos no tempo presente.

A história é uma ciência dinâmica por vários motivos, dentre os quais:
Porque está relacionada apenas ao passado.
Porque o conhecimento que temos do nosso tempo se dá graças ao estudo do presente.
Porque resume-se a datas, fatos e aquilo que se consegue guardar na memória.
Porque a forma de olhar o passado foi se modificando nos últimos séculos.
Porque seus estudos estão voltados para as questões políticas da sociedade.

"História ciência do Homem, ciência do passado humano. E não, de modo nenhum, ciência das coisas e dos conceitos." FEBVRE, Lucien. Combates pela historia. Lisboa: Presença, 1989. P. 23 Nesta afirmativa:
O autor defende o paradigma tradicional de ciência como experimentação
O autor não reconhece as ciências naturais como 'ciência', já que estão pressas as coisas e aos conceitos
O autor funda um novo paradigma científico, baseado no empirismo, característico das ciências humanas
O autor repudia a idéia de história como ciência, já que esta não pode ser limitada
O autor defende a história como ciência, ainda que não tenha os mesmos métodos das chamadas ciências naturais

Como orientação metodológica, para que o professor use a imagem em sala de aula, o que se deve recomendar que ele considere?
O seu caráter de representação exatamente igual a realidade, capaz de levar o aluno a voltar ao passado, tal como ele aconteceu.
As suas múltiplas possibilidades de leitura, sem perder as referências de sua historicidade.
O seu papel como apresentação dos conteúdos, independente do tipo de imagem escolhida, tornando o aprendizado mais fácil.
A necessidade de os alunos interpretarem os elementos da imagem, com os mesmos recursos utilizados para os documentos escritos.
A sua condição mais confiável que os documentos escritos.

(..) o nosso conhecimento adquiriu necessariamente a forma de um processo infinito que, aperfeiçoando o saber sobre diversos aspectos da realidade, analisada sob diferentes prismas e acumulando verdades parciais, não produz uma soma de conhecimentos, nem modificações puramente quantitativas do saber, mas transformações qualitativas da nossa visão da história. (Schaff, 1983: 169)
Dentre as alternativas abaixo marque aquela que melhor explica com o texto acima:
O historiador deve deter-se na compreensão eventos de natureza política, por serem suficientes para explicar os processos históricos.
Deve-se compreender a história apenas como a seqüência factual dos principais acontecimentos ocorridos ao longo tempo.
Podem existir diversas interpretações históricas para um mesmo acontecimento, entretanto, elas não se configuram enquanto visões científicas.
Qualquer tipo de documento, está sujeito a diversas leituras. O procedimento do historiador/pesquisador diante das fontes deverá ser à sua análise e problematização.
O historiador deve valer-se das interpretações ao invés dos fatos.

Todas as opções abaixo tratam sobre o ofício do historiador:
Marque a única alternativa abaixo que demonstra quais afirmacoes estão corretas:
I. Valer-se somente de interpretações ao invés dos fatos.
II. Selecionar os fatos mais relevantes para a pesquisa.
III. Desconsiderar o maior número de informações possíveis.
IV. Associar as informações recolhidas nas fontes, buscando uma interpretação.
I e II.
II e III.
I e IV.
III e IV.
II e IV.

Assinale a alternativa que melhor define este pensamento expresso por Lucian Goldman: "Do ponto de vista da ação sobre o pensamento científico, as diferentes perspectivas e ideologias não se situam no mesmo plano. Certos juízos de valor permitem maior compreensão da realidade do que outros."
Reconhece que todo conhecimento é subjetivo.
Reconhece a incapacidade da ciência em empregar métodos objetivos.
Desconhece a existência do real.
Afirma e reconhece que há possibilidades de escolha entre diferentes métodos na abordagem do real.
Nega a importância da realidade sobre a escolha metodológica.

O século XIX foi um momento fundamental na história da história. Foi nesse momento que a história se tornou uma ciência especializada e autônoma.
Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor complementa essa afirmação.
O Brasil ocupa posição de vanguarda nos estudos historiográficos contemporâneos, já que foi nos quadros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) que a história se tornou pela primeira vez uma ciência especializada e autônoma.
A história se tornou uma disciplina especializada e autônoma no espaço universitário germânico, já que foi na Universidade de Berlim que Leopold Ranke fundou a primeira cátedra especificamente destinada aos estudos históricos.
A história se tornou uma disciplina especializada e autônoma na Rússia, o que fez com que o marxismo tenha se transformado na principal abordagem teórica disponível para os historiadores europeus na primeira metade do século XX.
Foi na Inglaterra que a história se tornou uma ciência autônoma e especializada, o que faz com que a historiografia inglesa seja até hoje uma das mais influentes.
Apesar de ter se tornado uma ciência especializada e autônoma apenas no século XIX, já existia desde o século XVIII a formação especializada nos estudos históricos.

Mais conteúdos dessa disciplina