Logo Passei Direto
Buscar
A revolução industrial trouxe uma série de transformações sociais, econômicas e tecnológicas. Embora a revolução industrial tenha aumentado a produção de riquezas, intensificou a desigualdade social. Diversos pensadores chamados de socialistas, entre eles Karl Marx, buscavam encontrar soluções para melhorar as condições de vida e trabalho das classes menos favorecidas.
Sobre o pensamento de Karl Marx, podemos afirmar corretamente:
a. Marx afirmava que a exploração do trabalho assalariado levaria a sociedade capitalista a uma crise sem precedentes.
b. A revolução proletária que ocorreria após a crise capitalista, manteria o governo tradicional no poder, uma vez que ele teria o conhecimento de como se estrutura os meios de produção.
c. Para Marx, a ideologia criada pelo poder dominante tem o papel de acirrar os conflitos sociais, criando uma grande instabilidade entre as classes.
d. O conceito de alienação desenvolvido por Marx significa quando o trabalhador toma o controle de seu tempo e de sua força de trabalho, podendo consumir livremente o que ele mesmo produz.
e. A classe dominante, no momento da crise extrema do capitalismo, colaborará com as classes trabalhadoras em seu trabalho de reorganizar a sociedade a partir dos interesses da maioria da população.
User badge image
Debate de Filosofia da Educação

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao pensamento de Karl Marx: a. Marx afirmava que a exploração do trabalho assalariado levaria a sociedade capitalista a uma crise sem precedentes. - Esta afirmação está correta, pois Marx acreditava que a exploração do proletariado e as contradições do capitalismo levariam a crises econômicas e sociais. b. A revolução proletária que ocorreria após a crise capitalista, manteria o governo tradicional no poder, uma vez que ele teria o conhecimento de como se estrutura os meios de produção. - Esta afirmação é incorreta, pois Marx defendia que a revolução proletária derrubaria o governo burguês e não o manteria. c. Para Marx, a ideologia criada pelo poder dominante tem o papel de acirrar os conflitos sociais, criando uma grande instabilidade entre as classes. - Esta afirmação é parcialmente correta, mas não é a melhor representação do pensamento de Marx, que via a ideologia como uma forma de justificar a exploração e manter a dominação. d. O conceito de alienação desenvolvido por Marx significa quando o trabalhador toma o controle de seu tempo e de sua força de trabalho, podendo consumir livremente o que ele mesmo produz. - Esta afirmação é incorreta, pois a alienação, segundo Marx, refere-se à perda de controle do trabalhador sobre seu trabalho e produtos, não ao controle. e. A classe dominante, no momento da crise extrema do capitalismo, colaborará com as classes trabalhadoras em seu trabalho de reorganizar a sociedade a partir dos interesses da maioria da população. - Esta afirmação é incorreta, pois Marx acreditava que a classe dominante lutaria para manter seu poder e interesses, mesmo em tempos de crise. Diante da análise, a alternativa correta é: a. Marx afirmava que a exploração do trabalho assalariado levaria a sociedade capitalista a uma crise sem precedentes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir de meados do século XIX, ocorre afirmação da psicologia como uma ciência empírica e autônoma, e não mais uma parte da filosofia. Isso faz com que haja uma mudança na forma como são abordadas questões como o que é o conhecimento, o que é verdadeiro e como distinguir este do falso. De questões filosóficas que eram, passam a ser consideradas questões científicas. Isso traz consequências para o problema do conhecimento, e para a própria filosofia.
Sobre esse contexto, e suas consequências, analise as proposições a seguir:
I. Para os psicologistas da segunda metade do século XIX, o conhecimento se dá em atos mentais, que variam de sujeito para sujeito. Portanto, a objetividade do conhecimento, defendida pela filosofia, passa a ser profundamente questionada.
II. Edmund Husserl situa o conhecimento em um campo transcendental, acima da experiência imediata, trabalhando com categorias muito abstratas e distantes da realidade, não permitindo que a psicologia empírica se confunda com a reflexão filosófica.
III. A Fenomenologia foi iniciada por Kant e recoloca as questões filosóficas em um novo nível de entendimento, partindo da intencionalidade do sujeito entendida como um ato da vontade que impele o sujeito a uma ação.
IV. Husserl retoma o conhecimento não como algo que acontece no sujeito, mas como algo que o sujeito faz acontecer, uma vez que a intenção é um ato e não uma passividade.
V. Husserl critica o psicologismo, afirmando que ele confunde o ato mental com o objeto de conhecimento: o primeiro é individual e subjetivo, mas o segundo pode ser universal e objetivo, isto é, pode ser o mesmo para diversos sujeitos. Isso recupera a possibilidade do conhecimento ser objetivo.
a. F – V – F – V - F
b. F – F – V – V - F
c. V – F – F – V – V
d. V – V – V – V – V
e. V – F – V – F - V

Mais conteúdos dessa disciplina