Logo Passei Direto
Buscar
Para Tomás de Aquino, a verdade moral, outorgada por Deus aos homens, é uma espécie de:
I - Luz natural;
II — Luz celestial;
III - Luz material;
IV - Luz artificial;
V - Luz sideral.
A) Apenas a I está correta.
B) Apenas a II está correta.
C) Apenas a III está correta.
D) Apenas a IV está correta.
E) Apenas a IV está correta.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas: I - Luz natural: Para Tomás de Aquino, a verdade moral é frequentemente associada à luz natural, que é a capacidade humana de discernir o bem e o mal através da razão. Portanto, essa afirmativa está correta. II - Luz celestial: Embora Tomás de Aquino reconheça a importância da revelação divina, a verdade moral em si não é especificamente referida como luz celestial. Essa afirmativa não é a mais adequada. III - Luz material: Essa afirmativa não se aplica, pois a verdade moral não é considerada uma luz material. Portanto, está incorreta. IV - Luz artificial: Essa afirmativa não se aplica à concepção de Tomás de Aquino sobre a verdade moral. Portanto, está incorreta. V - Luz sideral: Essa afirmativa também não se aplica à concepção de Tomás de Aquino sobre a verdade moral. Portanto, está incorreta. Com base na análise, a única afirmativa correta é a I. Assim, a alternativa correta é: A) Apenas a I está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação à lei eterna considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha apenas assertivas que são corretas.
I. se manifesta na intimidade da consciência humana como lei ética natural. II. é o fundamento das leis divinas ou temporais. III. o Direito Positivo baseia-se no Direito Natural, parte da lei eterna. IV. é a razão dos homens e a vontade de Deus.
A) Apenas as assertivas I e II.
B) Apenas as assertivas II, III e IV.
C) Apenas as assertivas I e III.
D) Apenas as assertivas II e IV.
E) Todas estão corretas.

No que se refere à contribuição de Santo Agostinho, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha apenas assertivas que são incorretas.
I - Santo Agostinho integrou ao Cristianismo a teoria aristotélica das ideias. Ideias eram modelos eternos das coisas na mente divina. A Lei eterna era a razão divina e a vontade de Deus manda respeitar a ordem natural e proíbe perturba-la. II - Se Deus criou as coisas, deu-lhes um princípio regulador, uma lei. Nos seres irracionais, a lei opera de modo necessário. Para o homem, criatura racional, essa lei depende de sua livre aceitação. A lei natural que se exprime na consciência é a participação da criatura racional na ordem divina do universo. III - A clarividência de Agostinho faz com que ele trace nítida distinção entre a lei eterna e a lei positiva. O legislador humano não deve ter por missão copiar exatamente o conteúdo da lei eterna, ou seja, impor o mesmo que ela impõe e proibir tudo o que ela proíbe. IV - A finalidade essencial do Parlamento dos homens é assegurar a paz e a ordem na sociedade, para que as pessoas possam realizar convenientemente o seu fim, seja temporal, seja eterno.
A) Apenas a I.
B) Apenas a II.
C) Apenas a III.
D) Apenas a IV.
E) Apenas a II e a III.

Considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha apenas assertivas que são corretas.
I. A verdade moral, outorgada por Deus aos homens, é uma espécie de luz natural que permite cada criatura conhecer os princípios fundamentais da ação. II. A razão humana, que é nossa participação na razão eterna, não nos fornece os princípios fundamentais tanto no domínio teórico quanto no domínio da ação. III. A riqueza do pensamento tomista é que não existe incompatibilidade entre conciliar tal luz natural com o pluralismo de obrigações resultantes da vida em sociedade. IV. Não é impossível conciliar os princípios com os comandos divinos, os quais devem ser interpretados igualmente em função das tradições da Igreja.
A) As assertivas I e III estão corretas.
B) As assertivas III e IV estão corretas.
C) As assertivas II, III e IV estão corretas.
D) As assertivas I, III e IV estão corretas.
E) As assertivas I e II estão corretas.

Com relação ao período de Santo Tomás de Aquino considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha apenas assertivas que são corretas.
I - Dentre os pensadores cristãos, Tomás de Aquino é considerado o racionalista. Confere ênfase maior à razão do que Agostinho, mais centrado na graça divina. II - O pensamento agostiniano pressupõe uma escolha: pode-se optar entre a vida cristã e o paganismo. Já Tomás ignora essa escolha, pois vive numa sociedade que já é inteiramente cristã. III - Tomás de Aquino se preocupa mais com encontrar uma fórmula de emancipar a Filosofia da tutela da teologia. IV - Para Santo Tomás de Aquino, as virtudes teologais constituíam o fundamento das virtudes cardeais ou filosóficas. Para Santo Agostinho, ao contrário, virtudes possuem existência própria e podem se manifestar até mesmo entre os pagãos. Assinale a alternativa que contenha apenas assertivas que são corretas.
I - Dentre os pensadores cristãos, Tomás de Aquino é considerado o racionalista. Confere ênfase maior à razão do que Agostinho, mais centrado na graça divina.
II - O pensamento agostiniano pressupõe uma escolha: pode-se optar entre a vida cristã e o paganismo. Já Tomás ignora essa escolha, pois vive numa sociedade que já é inteiramente cristã.
III - Tomás de Aquino se preocupa mais com encontrar uma fórmula de emancipar a Filosofia da tutela da teologia.
IV - Para Santo Tomás de Aquino, as virtudes teologais constituíam o fundamento das virtudes cardeais ou filosóficas. Para Santo Agostinho, ao contrário, virtudes possuem existência própria e podem se manifestar até mesmo entre os pagãos.
A) Apenas a I e a II.
B) Apenas a II e a III.
C) Apenas a I, a II e a III.
D) Apenas a I, a III e a IV.
E) Apenas a III e a IV.

Com relação a Santo Tomás de Aquino considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha apenas assertivas que são corretas.
I. Assim como os gregos, Tomás de Aquino reconhece que a humanidade tende para o bem. II. O homem pode hesitar diante da multiplicidade de bens. III. Alguns homens tendem ao bem universal, mas o homem só pode atingir esse bem universal a partir de bens particulares e específicos. IV. Se todos não estiverem de acordo com a suprema finalidade humana, podem estar em relação aos meios, os bens particulares, aqueles que podem resultar de uma opção imediata e intermediária.
A) Apenas I e II estão corretas.
B) Apenas II, III e IV estão corretas.
C) Apenas II está correta.
D) Apenas III está correta.
E) Todas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina