Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Educacional

Colégio Objetivo
Quais são alguns dos aspectos que podem contribuir para o fracasso escolar de um aluno(a)?
a. Entrada correta no sistema formal de educação; repetência; evasão escolar.
b. Ser privilegiado financeiramente; entrada tardia no sistema formal de educação; repetência.
c. Não entrar no sistema formal de educação; evasão escolar; repetência.
d. Ter assiduidade; repetência; evasão escolar.
e. Entrada tardia no sistema formal de educação; repetência; evasão escolar.
User badge image
Estudando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar os aspectos que podem contribuir para o fracasso escolar de um aluno, é importante considerar fatores que impactam negativamente o desempenho e a continuidade na educação. Analisando as alternativas: a) Entrada correta no sistema formal de educação; repetência; evasão escolar. - A entrada correta é positiva, não contribui para o fracasso. Portanto, essa opção não é adequada. b) Ser privilegiado financeiramente; entrada tardia no sistema formal de educação; repetência. - Ser privilegiado financeiramente não é um fator que contribui para o fracasso escolar, mas sim o oposto. Assim, essa opção não é correta. c) Não entrar no sistema formal de educação; evasão escolar; repetência. - Todos esses fatores são aspectos que contribuem para o fracasso escolar. Essa opção parece correta. d) Ter assiduidade; repetência; evasão escolar. - Ter assiduidade é um fator positivo, não contribui para o fracasso. Portanto, essa opção não é adequada. e) Entrada tardia no sistema formal de educação; repetência; evasão escolar. - Todos esses fatores também são aspectos que contribuem para o fracasso escolar. Essa opção também parece correta. Agora, comparando as opções c) e e), ambas apresentam fatores que contribuem para o fracasso escolar. No entanto, a opção c) menciona "não entrar no sistema formal de educação", que é um fator mais crítico. Portanto, a resposta correta é: c) Não entrar no sistema formal de educação; evasão escolar; repetência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quais foram os diferentes significados do termo “cultura” ao longo do tempo?
a. Cultura como sinônimo de colheita e cultivo; cultura como distinção social; cultura como um conceito civilizacional e cultura como prática.
b. Cultura como sinônimo de colheita e cultivo; cultura como distinção de classe social; cultura como conceito civilizacional e cultura como prática.
c. Cultura como constatação da superioridade de uma civilização; cultura como distinção social; cultura como conceito civilizacional e cultura como prática.
d. Cultura como prática de atividade intelectual; cultura como conceito civilizacional; cultura como distinção social e cultura como prática.
e. Cultura como sinônimo de colheita e cultivo; cultura como distinção social; cultura como um conceito civilizacional e cultura como saber acadêmico.

Assinale a alternativa que contém o conceito correto de “cultura escolar”:
a. A ideia de “cultura escolar” pressupõe a relação entre a escola e a cultura que se produz na comunidade a partir de seus atores.
b. A ideia de “cultura escolar” pressupõe a relação entre a escola e a cultura que se produz nas artes a partir de seus atores.
c. A ideia de “cultura escolar” pressupõe a relação entre a escola e a cultura que se produz na escola a partir de seus atores.
d. A ideia de ““cultura escolar” pressupõe a relação entre a comunidade e a cultura que se produz na escola a partir de seus atores.
e. A ideia de “cultura escolar” pressupõe a relação entre os professores e a cultura que se produz na escola a partir de seus atores.

De acordo com o texto “O Conceito de Cultura em Raymond Williams”, quais são os três conceitos principais de cultura?
a. Cultura como “vivência”; cultura como “ideal”; cultura como “modo de vida”.
b. Cultura como “ideal”; cultura como “documentação”; cultura como “modo de vida”.
c. Cultura como “ideal”; cultura como “social”; cultura como “documentação”.
d. Cultura como “ideal”; cultura como “documentação”; cultura como “escolha de vida”.
e. Cultura como “ideal”; cultura como “tradição”; cultura como “modo de vida”.

O termo “cultura” passou por algumas ressignificações ao longo da história, originalmente significava lavoura ou cultivo e a partir do século XVIII passou a significar o cultivo geral do intelecto.
Com base nessa premissa, podemos afirmar que o termo “cultura”:
a. Possui a prodigiosa capacidade de reunir em si ideias distintas, por vezes opostas, como forma de apreender relações sociais complexas e contraditórias.
b. Não possui a prodigiosa capacidade de reunir em si ideias distintas, por vezes opostas, como forma de apreender relações sociais complexas e contraditórias.
c. Possui de fato, a prodigiosa capacidade de reunir em si ideias parecidas como forma de apreender relações sociais complexas e contraditórias.
d. Possui de fato, a prodigiosa capacidade de reunir em si ideias similares e convergentes, como forma de apreender relações sociais complexas e contraditórias.
e. Possui de fato, a prodigiosa capacidade de reunir em si ideias distintas, por vezes opostas, como forma de apreender relações sociais simplórias.

De acordo com a videoaula “Concepções de cultura”, assinale a alternativa que define o conceito de “Cultura de Massa” no século XX:
a. O termo surge no início do século XX e significava uma cultura voltada para um público muito pequeno.
b. O termo surge no início do século XXI e significava uma cultura voltada para um público pouco numeroso.
c. O termo surge no início do século XX e significava uma cultura voltada apenas para os mais ricos.
d. O termo surge no início do século XX e significava uma cultura voltada apenas para os mais pobres.
e. O termo surge no início do século XX e significava uma cultura voltada para um público muito numeroso.

Mais conteúdos dessa disciplina