Buscar

As duas tópicas de Freud

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As duas tópicas de Freud
 Freud introduziu a ideia de que o aparelho mental é composto de diferentes áreas da mente, diferentes “territórios” regidos por diferentes processos.
O termo aparelho topográfico utilizado por Freud refere se a organização psíquica ,que divide se em instancias ,ocupando lugares na mente com funções especificas.
Na primeira abordagem de Freud ,conhecida como Topográfica três regiões mentais foram distinguidas, estas estariam relacionadas ao aparelho psíquico ,dividindo se em consciente ,inconsciente e pré –consciente .
Já na segunda tópica freudiana ,conhecida como Estrutural novos conceitos foram atribuídos ao aparelho psíquico ;ID,EGO e SUPEREGO .
PRIMEIRA TÓPICA:
Freud comparou os níveis de consciência a um iceberg ,sendo descrito como: mente consciente seria a ponta visível, a parte obscura mais visível no meio seria o pre consciente e o volume submerso (escondido debaixo da agua )seria o inconsciente.
Descrevendo de uma forma mais elaborada poderíamos conceituar o consciente , como sendo aquele que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e interior, principalmente o fenômeno da percepção armazenando os fatos ocorridos, considerados como atuais. 
O pré consciente estaria bem próximo ao consciente ,estando ali conteúdos que não estão presentes na consciência mas que podem ser acessados a qualquer momento ,esses fatos exigem um maior esforço para virem a consciência .
Por exemplo : O que eu comi ontem no almoço? Requer um tempo maior para que eu consiga lembrar preciso acessa o meu pre consciente ,pois la esta registrado.
O inconsciente : conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência – reprimidos pela ação de censuras internas. Armazena ideias, desejos e sentimentos recalcados. 
A segunda tópica Freudiana :
2º Tópica Freudiana: id, ego e superego.
 Id: regido pelo princípio do prazer, instinto primitivo, bastante destacado em crianças, na infância a mente é dominada pelo desejo de ter seus pedidos atendidos imediatamente. é a forma irracional da mente que faz as pessoas agirem de forma impulsiva e irracional, Seria a voz que diria em nossa cabeça “Se está com vontade, vá e faça”. É o “querer”.
Ego: regido pelo princípio da realidade , seria denominado o equilibrador das forças irracionais e racionais, agindo sempre pressionado pelo Id e pelo Superego cabendo a ele a dosagem entre as vontades liberadas pelo Id e entre as limitações liberadas pelo Superego. É a parte consciente do aparelho psíquico que faz com que um indivíduo consiga regular suas ações e reações , é o responsável pela tomada de decisão.
Superego: internalização das proibições, limites e autoridade. Depositário de normas e princípios morais do grupo social a que o indivíduo se vincula, denominado repressor do Id, atua influenciado por regras, crenças, leis morais, ética e outros métodos que nos são ensinadas no decorrer da vida e limitam as ações e reações, fazendo com que pensemos nas conseqüências. A partir de suas influências, busca através do Ego reprimir o Id para que nenhuma ação e reação sejam realizadas irracionalmente. O superego seria a voz que diria “não faça isso, pois não é certo”. É o “dever”.
Um bom exemplo para explicarmos o ID,EGO e SUPEREGO seria o personagem dos Senhor dos Anéis “Frodo”,onde frodo se ve tentando conciliar as necessidades de Gollum e Sam em sua jornada,que poderíamos nomear como o EGO, já o ID se faz presente na ânsia selvagem de Gollum pelo “precioso”,termo que ele usa constantemente para obtenção do anel,, responsável pelos nossos impulsos mais primitivos: as paixões, a libido, a agressividade…
Para conter esses impulsos função de conter os impulsos do id no Senhor dos Anéis, esse é o papel de Samwise, a bússola moral de Frodo, que o impede de ser seduzido 
Dessa forma, pode-se perceber que o Id e o Superego são elementos inconscientes geradores de conflitos no Ego, elemento consciente responsável pela tomada de decisões e pela liberação do pensamento na realidade externa.
O Ego quando influenciado pelo Id torna um indivíduo agressivo, dependente, escandaloso, histérico, impaciente, mal-humorado, rebelde, falso, egoísta, etc. Enquanto que quando influenciado pelo Superego torna o mesmo crítico, acusador, exigente, preconceituoso, prepotente, autoritário, invalidador de idéias, etc. mostrando que os elementos da estrutura mental são interdependentes não podendo ser considerados isoladamente. Nesse processo o Ego atua para obter influências do Id e do Superego de forma com que a influência seja racional.

Outros materiais