Logo Passei Direto
Buscar

Alfabetização

Colégio Objetivo
Em estudos sobre leitores precoces, Doake (1986) conclui que o fator proeminente que mais parecia contribuir para o desenvolvimento acelerado de leitura das crianças era o fato de elas serem oriundas de famílias preocupadas com a escrita e de terem sido expostas, de maneira intensiva, à leitura de histórias desde muito cedo.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Segundo o autor, a exposição intensiva é positiva, mas pouco relevante para o restante do processo de aprendizagem uma vez que dominadas as letras (decodificação), o processo se consolida.
B Segundo o autor, o fato de as famílias insistirem na leitura antes da idade pré-escolar colabora para que as crianças tenham formação desigual, tornando-se um problema para a sala de aula.
C Segundo o autor, oralidade, escrita e leitura são independentes e adquiridas por processos diferentes, por isso a família deve se preocupar principalmente com a leitura.
D Segundo o autor, os benefícios de um ambiente familiar rico em eventos de letramento resultam em maior sucesso no desenvolvimento inicial da leitura e, consequentemente, maior sucesso nas primeiras séries escolares.
User badge image
Estudando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, com base no que foi exposto sobre os estudos de Doake (1986): A) Segundo o autor, a exposição intensiva é positiva, mas pouco relevante para o restante do processo de aprendizagem uma vez que dominadas as letras (decodificação), o processo se consolida. - Essa afirmação minimiza a importância da exposição à leitura, o que não condiz com a conclusão de Doake. B) Segundo o autor, o fato de as famílias insistirem na leitura antes da idade pré-escolar colabora para que as crianças tenham formação desigual, tornando-se um problema para a sala de aula. - Essa opção sugere uma visão negativa da insistência na leitura, o que não é o foco do estudo. C) Segundo o autor, oralidade, escrita e leitura são independentes e adquiridas por processos diferentes, por isso a família deve se preocupar principalmente com a leitura. - Essa afirmação não reflete a interdependência que geralmente se considera entre oralidade, escrita e leitura. D) Segundo o autor, os benefícios de um ambiente familiar rico em eventos de letramento resultam em maior sucesso no desenvolvimento inicial da leitura e, consequentemente, maior sucesso nas primeiras séries escolares. - Esta alternativa está alinhada com a conclusão de Doake, que destaca a importância de um ambiente familiar que valoriza a leitura. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sabemos que uma educação de qualidade não deve pautar-se apenas pelos meios utilizados, mas a tecnologia exerce hoje uma força considerável em todos os campos sociais, para que ocorra uma educação de qualidade e o desenvolvimento da Cibercultura na escola é preciso levar em consideração três eixos, importantes para a obtenção e a possibilidade de desenvolver as habilidades e as competências esperadas dos estudantes: a Cultura Digital, o Pensamento Computacional e a Tecnologia Digital.
Sobre a Cibercultura e a Escola, assinale a alternativa CORRETA:
A Um dos elementos da Educomunicação é o eixo do Pensamento Computacional que faz menção a todas as dificuldades de buscar resolução de problemas.
B A cultura digital não se preocupa com as relações humanas, mesmo que atualmente são altamente mediadas por tecnologias e pela comunicação por meio de instrumentos digitais.
C Não estão incluídos nas discussões da Cultura Digital o letramento digital, a cidadania digital e as descobertas acerca da tecnologia e a sociedade de um modo geral. Além de o letramento digital não fazer referência ao desenvolvimento de múltiplas habilidades que os sujeitos precisam para serem capazes de ler, escrever, interpretar informações, códigos e sinais, verbais ou não verbais, enquanto fazem uso de computadores e demais dispositivos digitais.
D O eixo da Tecnologia Digital, por sua vez, remete e designa o conjunto de conhecimentos relacionados com o modo de funcionamento dos computadores e das tecnologias neles embarcada, especialmente às tecnologias em rede e à internet, relacionados aos conhecimentos da área da computação em geral, incluindo sistemas de hardware, software, sistemas operacionais, bancos de dados, dentre outros.

Ao tratarmos de mediação docente, considera-se que é uma ação essencial para a construção do processo de alfabetização e letramento junto aos sujeitos que se encontram nesse processo, sendo a mediação do professor alfabetizador um ato que se dá por meio de ações que proporcionam ao aluno a oportunidade de refletir sobre o objeto de conhecimento (Bortoni-Ricardo, et al. 2010).
De acordo com a mediação do professor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A mediação docente é essencial para a construção do processo de alfabetização e letramento junto aos sujeitos que se encontram nesse processo.
( ) A mediação do professor alfabetizador se dá por meio de ações que proporcionam ao aluno a oportunidade de refletir sobre o objeto de conhecimento, a interação com o meio social, para desenvolver a sua linguagem oral e escrita.
( ) A mediação do professor além de desenvolver novas práticas de leitura e escrita por meio de instrumentos pedagógicos adequados e capazes de desencadear o interesse do aluno, apoia e orienta a sua compreensão e análise de maneira a garantir sua aprendizagem efetiva.
( ) Podemos dizer que o professor mediador na alfabetização atua como uma primeira “ponte” entre os alunos e as letras e essa ligação leva seus alunos a constituir, inicialmente e ampliar, na medida que o processo avança, os conhecimentos registrados pela escrita.
( ) O professor mediador não precisa preocupar-se em desenvolver habilidades específicas e nem considerar novas práticas de leitura, o aluno deve de forma autônoma buscar instrumentos pedagógicos que possibilitem sua aprendizagem.
A - V – V – V – V – F.
B - V – V – F – V – F.
C - V – F – V – V – V.
D - F – V – V – V – V.

O documento apontado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece dez competências gerais e habilidades para a educação básica. Além disso, aponta caminhos para o fazer pedagógico e indica os campos de experiências e as áreas de aprendizagem.
Sobre as competências estabelecidas pela BNCC na área de linguagem, assinale a alternativa CORRETA:
A) Desenvolver o senso estético para reconhecer a beleza padronizada e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, misturando as locais com as mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, a fim de não se envolver em problemas e conflitos.
B) Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, mesmo que isso implique em práticas pouco éticas nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para evitar choques culturais e acidentes de trabalho.
C) Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) nos mais diversos campos de interação com os animais e com as plantas para continuar aprendendo, ampliando suas possibilidades de exclusão na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
D) Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

Kleiman (2012) afirma que o letramento pode ser entendido como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, mas esse uso não é qualquer uso, é o uso como sistema simbólico e como tecnologia em contextos específicos e também com objetivos específicos.
Sobre os conceitos acerca do uso da escrita na escola e o uso da escrita fora da escola, assinale a alternativa CORRETA:
A A escrita escolar, na maioria das vezes, é utilizada apenas para ocupar o tempo dos estudantes com adaptações didáticas e a escrita fora da escola é utilizada em situações específicas sem fins reais de interação desprovida de adaptações didáticas.
B Soares (2006: p.58) afirma que o nível de letramento de grupos sociais não estabelece relações fundamentais com as suas práticas sócias, por isso a escrita na escola ou fora dela não são diferentes.
C Diferentemente do que muitas vezes é feito de forma restrita na escola ou em instituições responsáveis pelo processo formal de alfabetização, para Soares (2006), o letramento extrapola o mundo da escrita per se, não se restringe ao domínio, mas também se preocupa com o uso do código.
D A especificidade é uma prática diretiva na escola, onde não se deve interferir e que efetivamente diferem de práticas de usos fora da escola, por isso a forma de tratar e de utilizar o conhecimento sobre a escrita, mas que não adquirem aspectos diferenciados pelas condições efetivas de uso da escrita.

Mais conteúdos dessa disciplina