Logo Passei Direto
Buscar
Sabemos que uma educação de qualidade não deve pautar-se apenas pelos meios utilizados, mas a tecnologia exerce hoje uma força considerável em todos os campos sociais, para que ocorra uma educação de qualidade e o desenvolvimento da Cibercultura na escola é preciso levar em consideração três eixos, importantes para a obtenção e a possibilidade de desenvolver as habilidades e as competências esperadas dos estudantes: a Cultura Digital, o Pensamento Computacional e a Tecnologia Digital.
Sobre a Cibercultura e a Escola, assinale a alternativa CORRETA:
A Um dos elementos da Educomunicação é o eixo do Pensamento Computacional que faz menção a todas as dificuldades de buscar resolução de problemas.
B A cultura digital não se preocupa com as relações humanas, mesmo que atualmente são altamente mediadas por tecnologias e pela comunicação por meio de instrumentos digitais.
C Não estão incluídos nas discussões da Cultura Digital o letramento digital, a cidadania digital e as descobertas acerca da tecnologia e a sociedade de um modo geral. Além de o letramento digital não fazer referência ao desenvolvimento de múltiplas habilidades que os sujeitos precisam para serem capazes de ler, escrever, interpretar informações, códigos e sinais, verbais ou não verbais, enquanto fazem uso de computadores e demais dispositivos digitais.
D O eixo da Tecnologia Digital, por sua vez, remete e designa o conjunto de conhecimentos relacionados com o modo de funcionamento dos computadores e das tecnologias neles embarcada, especialmente às tecnologias em rede e à internet, relacionados aos conhecimentos da área da computação em geral, incluindo sistemas de hardware, software, sistemas operacionais, bancos de dados, dentre outros.
User badge image
Desafios para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) Um dos elementos da Educomunicação é o eixo do Pensamento Computacional que faz menção a todas as dificuldades de buscar resolução de problemas. - Essa afirmação é imprecisa, pois o Pensamento Computacional não se limita a dificuldades, mas sim a um conjunto de habilidades para resolver problemas. B) A cultura digital não se preocupa com as relações humanas, mesmo que atualmente são altamente mediadas por tecnologias e pela comunicação por meio de instrumentos digitais. - Esta afirmação é falsa, pois a cultura digital está intrinsecamente ligada às relações humanas mediadas por tecnologia. C) Não estão incluídos nas discussões da Cultura Digital o letramento digital, a cidadania digital e as descobertas acerca da tecnologia e a sociedade de um modo geral. Além de o letramento digital não fazer referência ao desenvolvimento de múltiplas habilidades que os sujeitos precisam para serem capazes de ler, escrever, interpretar informações, códigos e sinais, verbais ou não verbais, enquanto fazem uso de computadores e demais dispositivos digitais. - Essa afirmação é incorreta, pois o letramento digital e a cidadania digital são, sim, parte das discussões sobre Cultura Digital. D) O eixo da Tecnologia Digital, por sua vez, remete e designa o conjunto de conhecimentos relacionados com o modo de funcionamento dos computadores e das tecnologias neles embarcadas, especialmente às tecnologias em rede e à internet, relacionados aos conhecimentos da área da computação em geral, incluindo sistemas de hardware, software, sistemas operacionais, bancos de dados, dentre outros. - Esta afirmação é correta, pois descreve adequadamente o que envolve o eixo da Tecnologia Digital. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao tratarmos de mediação docente, considera-se que é uma ação essencial para a construção do processo de alfabetização e letramento junto aos sujeitos que se encontram nesse processo, sendo a mediação do professor alfabetizador um ato que se dá por meio de ações que proporcionam ao aluno a oportunidade de refletir sobre o objeto de conhecimento (Bortoni-Ricardo, et al. 2010).
De acordo com a mediação do professor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A mediação docente é essencial para a construção do processo de alfabetização e letramento junto aos sujeitos que se encontram nesse processo.
( ) A mediação do professor alfabetizador se dá por meio de ações que proporcionam ao aluno a oportunidade de refletir sobre o objeto de conhecimento, a interação com o meio social, para desenvolver a sua linguagem oral e escrita.
( ) A mediação do professor além de desenvolver novas práticas de leitura e escrita por meio de instrumentos pedagógicos adequados e capazes de desencadear o interesse do aluno, apoia e orienta a sua compreensão e análise de maneira a garantir sua aprendizagem efetiva.
( ) Podemos dizer que o professor mediador na alfabetização atua como uma primeira “ponte” entre os alunos e as letras e essa ligação leva seus alunos a constituir, inicialmente e ampliar, na medida que o processo avança, os conhecimentos registrados pela escrita.
( ) O professor mediador não precisa preocupar-se em desenvolver habilidades específicas e nem considerar novas práticas de leitura, o aluno deve de forma autônoma buscar instrumentos pedagógicos que possibilitem sua aprendizagem.
A - V – V – V – V – F.
B - V – V – F – V – F.
C - V – F – V – V – V.
D - F – V – V – V – V.

O documento apontado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece dez competências gerais e habilidades para a educação básica. Além disso, aponta caminhos para o fazer pedagógico e indica os campos de experiências e as áreas de aprendizagem.
Sobre as competências estabelecidas pela BNCC na área de linguagem, assinale a alternativa CORRETA:
A) Desenvolver o senso estético para reconhecer a beleza padronizada e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, misturando as locais com as mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, a fim de não se envolver em problemas e conflitos.
B) Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, mesmo que isso implique em práticas pouco éticas nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para evitar choques culturais e acidentes de trabalho.
C) Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) nos mais diversos campos de interação com os animais e com as plantas para continuar aprendendo, ampliando suas possibilidades de exclusão na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
D) Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

Kleiman (2012) afirma que o letramento pode ser entendido como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, mas esse uso não é qualquer uso, é o uso como sistema simbólico e como tecnologia em contextos específicos e também com objetivos específicos.
Sobre os conceitos acerca do uso da escrita na escola e o uso da escrita fora da escola, assinale a alternativa CORRETA:
A A escrita escolar, na maioria das vezes, é utilizada apenas para ocupar o tempo dos estudantes com adaptações didáticas e a escrita fora da escola é utilizada em situações específicas sem fins reais de interação desprovida de adaptações didáticas.
B Soares (2006: p.58) afirma que o nível de letramento de grupos sociais não estabelece relações fundamentais com as suas práticas sócias, por isso a escrita na escola ou fora dela não são diferentes.
C Diferentemente do que muitas vezes é feito de forma restrita na escola ou em instituições responsáveis pelo processo formal de alfabetização, para Soares (2006), o letramento extrapola o mundo da escrita per se, não se restringe ao domínio, mas também se preocupa com o uso do código.
D A especificidade é uma prática diretiva na escola, onde não se deve interferir e que efetivamente diferem de práticas de usos fora da escola, por isso a forma de tratar e de utilizar o conhecimento sobre a escrita, mas que não adquirem aspectos diferenciados pelas condições efetivas de uso da escrita.

Mais conteúdos dessa disciplina