Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Quanto mais nos aproximamos do entendimento do que realmente representa a diversidade para a população brasileira, por meio dos indicadores de pesquisas atuais, melhor para conhecermos todo contexto que nos permite entender o protagonismo da educação com relação à garantia dos direitos e da cidadania. Se a educação é direito de todos, como a legislação garante esse direito?
Sobre as ações que auxiliaram para garantia desses direitos, analise as opções a seguir:
I- Por meio da Convenção Americana dos Direitos Humanos.
II- O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069.
III- Convenção Internacional - 1989 - Doutrina de Proteção Integral.
IV- ECA- Estatuto do Jovem e Adulto.
A Somente a opção III está correta.
B Somente a opção I está correta.
C As opções I, II e IV estão corretas.
D As opções I, II e III estão corretas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das opções: I- Por meio da Convenção Americana dos Direitos Humanos. Esta convenção é um importante documento que trata dos direitos humanos, mas não é especificamente focada na educação como direito garantido no Brasil. Portanto, essa opção não é totalmente correta no contexto da educação. II- O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069. Esta lei é fundamental para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil, incluindo o direito à educação. Esta opção está correta. III- Convenção Internacional - 1989 - Doutrina de Proteção Integral. Esta convenção, que se refere à Convenção sobre os Direitos da Criança, é de fato uma importante base para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, incluindo o direito à educação. Esta opção está correta. IV- ECA- Estatuto do Jovem e Adulto. O ECA se refere ao Estatuto da Criança e do Adolescente, e não existe um "Estatuto do Jovem e Adulto" com esse nome. Portanto, essa opção está incorreta. Com base na análise, as opções corretas são II e III. Assim, a alternativa que contém todas as opções verdadeiras é: D) As opções I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que a discriminação social não se torne algo conflituoso, muito importante é que, na sala de aula, diferentes temas sejam discutidos, a exemplo de classe social, raça, gênero, habilidades físicas. Estas relações, dentro da sociedade, muitas vezes, são contraditórias e acarretam também discriminação, à medida que uns passam a receber maior atenção, quando não mais valorizados até. Exemplo disso é a relação de gênero, que muitas vezes se atém simplesmente à diferença homem/mulher, um considerado inferior e outro superior.
A respeito do conceito de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
a) A questão do gênero diz respeito a que isso é um produto da realidade social e não uma decorrência da anatomia corporal do homem e da mulher.
b) A questão de gênero relaciona-se diretamente à anatomia do corpo da mulher em relação ao corpo do homem, à medida que cada um tem já definido seu sexo.
c) Gênero diz respeito ao fato de mulheres e homens serem considerados diferentes, à medida que o homem possui maior força física que a mulher.
d) O gênero diz respeito ao homem (ser superior) e à mulher (socialmente considerada inferior).

É importante como educadores, termos o conhecimento da realidade sociocultural de nossos alunos, suas contradições, conflitos, necessidades e desafios. A partir do momento que conhecemos a realidade da comunidade onde a escola está inserida, podemos desenvolver o respeito às características e às diferenças individuais, desenvolvendo a habilidade de nos relacionarmos de forma mais humana e solidária.
Sobre a elaboração de um projeto de educação, analise as sentenças a seguir:
I- Elaborar um projeto único e inflexível de educação em direitos humanos.
II- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que permita atuar de acordo com os interesses e necessidades dos alunos.
III- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que atenda às exigências burocráticas, desconsiderando as características próprias da clientela.
IV- Aplicar um projeto de educação em direitos humanos unificado, em todo o território nacional.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Para a superação das diferenças, dentro da sociedade, pelas vias da escola e do currículo escolar, faz-se necessário levar em consideração os saberes, os valores, os significados, as identidades étnicas, religiosas, sexuais e o convívio com as diferenças. Assim, na sala de aula, e na escola como um todo, seria de grande valia que os conteúdos já existentes nas diferentes disciplinas curriculares pudessem servir para a desestabilização do pensamento europeizante e cristão, com o intuito de criar o confronto com outras formas de conceber e compreender o mundo.
Acerca das diferenças e sua superação na escola, tendo como base os currículos e as diferentes disciplinas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É importante que o professor aja no sentido de desconstruir os discursos estereotipados e romper com os rótulos.
( ) É de grande valia, no espaço escolar, a promoção da diversidade, com o objetivo de promover a boa convivência entre os diferentes indivíduos.
( ) Vale muito que se evite a promoção de eventos que envolvam crianças, adolescentes e jovens.
( ) Buscar fazer com que as minorias participem de atividades culturais voltadas aos seus próprios interesses.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - V.

O processo brasileiro de miscigenação possibilita uma diversidade cultural bastante expressiva. Ao mesmo tempo, o território brasileiro, sendo bastante amplo, acarreta a ocorrência de muitos problemas e, por conseguinte, a existência de uma ampla desigualdade. Isso pode mostrar que diversidade e desigualdade se imbricam, pois, nessa imensa diversidade e desigualdade, os seres humanos estabelecem entre si relações de poder.
Acerca da diversidade cultural e desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de miscigenação do Brasil mostra-se como um dos fatores que poderia ter provocado a ampla diversidade cultural.
II- Ao discutir-se acerca da sociedade e da educação, há necessidade de uma ampla discussão acerca do multiculturalismo da sociedade.
III- Em todos os contextos da sociedade, a diversidade cultural é compreendida da mesma forma, sem sofrer variações.
IV- No contexto da sociedade, é importante que se compreenda a diversidade sob uma ótica relacional.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Para a superação das diferenças, grande papel exerce a escola, pois sabe-se que, na sociedade, ela se torna prejudicial, à medida que se criam modos diferenciados no tratamento das pessoas, passando-se a considerar umas inferiores e umas superiores às outras. Quanto à sua definição, poder-se-ia conceber a diversidade como a existência de diferenças que se originam nas questões étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas, entre outros fatores.
Acerca do currículo escolar, no que concerne à superação das diferenças, analise as sentenças a seguir:
I- Mesmo sendo elaborado por especialistas, o currículo reflete sempre a realidade da escola, já que quem o elabora é também o seu executor.
II- O currículo escolar expressa em si muitos valores, muitas ideologias, forças, interesses e necessidades.
III- Muitas vezes, o currículo não é uma construção da escola e, nesse sentido, não é um documento neutro.
IV- Por meio do currículo, os grupos sociais dominantes expressam sua visão de mundo e seu projeto social.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Se bem analisado, o termo diversidade mantém direta relação com as palavras diferença, multiplicidade de coisas, as coisas que não se assemelham umas às outras. Na sociedade, também as pessoas são diferentes entre si, à medida que existem diferentes etnias, diferentes gêneros, diferentes classes sociais, diferentes profissões etc. Entretanto, sendo uns diferentes dos outros, é preciso que sejam tratados igualitariamente, não ocorrendo discriminação de uns com relação aos outros.
A respeito desse artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
a) A diversidade, no ambiente escolar, foca-se no fato de que aos alunos praticantes da discriminação seja chamada a atenção pelo Serviço de Orientação Educacional, de modo a garantir o que diz a lei.
b) A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente, de modo a garantir o que diz a lei.
c) A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na orientação e na organização das atividades, de modo a garantir o que diz a lei.
d) A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura de documentos como o Projeto Político-Pedagógico, o qual, obrigatoriamente, deve tratar do assunto, com vistas ao cumprimento dos preceitos legais.

Mais conteúdos dessa disciplina