Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
Linkage, ligamento fatorial ou ligação gênica é um conceito que se refere a genes que estão fisicamente ligados, ou seja, que pertencem a um mesmo cromossomo. Sabe-se que o ligamento fatorial é uma exceção à Segunda Lei de Mendel. Entretanto, algumas vezes, pode ocorrer a transmissão separada dos genes que inicialmente ocupavam um mesmo cromossomo. Isso ocorre em virtude:
a. da telófase.
b. do crossing-over.
c. da interfase.
d. do zigóteno.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para entender a transmissão separada de genes que estão fisicamente ligados em um mesmo cromossomo, precisamos considerar o fenômeno do crossing-over. O crossing-over ocorre durante a meiose, especificamente na prófase I, quando os cromossomos homólogos se emparelham e podem trocar segmentos de DNA. Isso resulta em novas combinações de alelos, permitindo que genes que estavam inicialmente ligados possam ser transmitidos separadamente. Analisando as alternativas: a) da telófase - Esta fase é a última da mitose ou meiose, onde as células se dividem, mas não está relacionada ao fenômeno de ligação gênica. b) do crossing-over - Esta é a opção correta, pois é o processo que permite a troca de material genético entre cromossomos homólogos, resultando na separação de genes ligados. c) da interfase - Esta fase é o período de preparação para a divisão celular, mas não envolve a troca de material genético. d) do zigóteno - Esta é uma fase da meiose onde ocorre o emparelhamento dos cromossomos homólogos, mas não é onde ocorre a troca de material genético. Portanto, a resposta correta é: b) do crossing-over.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em camundongos, o genótipo yy é responsável por pelagem aguti, o Yy, por pelagem amarela e o YY, letal (os óvulos são fecundados e não se desenvolvem).
Que descendência se espera do cruzamento entre um camundongo amarelo e um aguti? E entre dois amarelos? Em qual dos dois tipos de cruzamento se espera a maior ninhada? Por quê?
a. 1/2 amarelo:1/2 aguti; 2/3 amarelo:1/3 aguti. No primeiro tipo, uma vez que, no segundo, 1/4 dos óvulos fecundados não se desenvolvem.
b. 1/2 amarelo:1/2 aguti; 2/3 amarelo:1/3 aguti. No segundo tipo, uma vez que, no primeiro, 1/2 dos óvulos fecundados não se desenvolvem.
c. 1/3 amarelo:1/3 aguti; 1/3 amarelo:1/3 aguti. No primeiro tipo, uma vez que, no segundo, 1/3 dos óvulos fecundados não se desenvolvem.
d. 1/4 amarelo:1/2 aguti; 2/4 amarelo:1/2 aguti. No primeiro tipo, uma vez que, no segundo, 1/4 dos óvulos fecundados não se desenvolvem.

O Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição, entre os países consumidores da bebida. O Brasil responde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial, posto que detém há mais de 150 anos.
Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cafe icultura brasileira é uma das mais exigentes do mundo, em relação às questões sociais e ambientais, e há uma preocupação em se garantir a produção de um café sustentável. Alguns pesquisadores admitem que a espécie Coffea arabica tenha se originado na Etiópia, a partir da hibridização natural entre duas espécies ancestrais: Coffea eugenioides (2n = 22 cromossomos) e Coffea canephora (2n = 22 cromossomos). No híbrido resultante, teria havido uma duplicação do número de cromossomos (poliploidização): em uma das divisões celulares, as cromátides de todos os cromossomos, ao invés de migrarem cada uma delas para ambas as células - filhas, teriam permanecido na mesma célula. Deste modo, originou-se um novo ramo, ou uma nova planta, tetraplóide. Esta nova planta é a Coffea arabica, que hoje cultivamos e que tem importante papel em nossa economia. A partir destas informações, é possível dizer que o número de cromossomos: no gameta da espécie C. eugenioides, no gameta da espécie C. canephora e na célula somática e no gameta de C. arábica são, respectivamente:
a. 11, 11, 44 e 22.
b. 22, 22, 44 e 22.
c. 11, 11, 22 e 11
d. 22, 22, 88 e 44.

As fêmeas de gatas da raça calico apresentam mosaico de manchas pretas e alaranjadas, já os machos não exibem cores alteradas, ou são pretos em dominância ou alaranjados em recessividade.
Analise os 2 cruzamentos abaixo Cruzamento I P: macho preto x fêmea alaranjada F1: machos alaranjados e fêmeas com mosaico de manchas Cruzamento II P: macho alaranjado x fêmea preta F1: machos pretos e fêmeas com mosaico de manchas A herança dos pelos pretos, laranja e com mosaico de manchas na raça calico é:
a. Uma herança autossômica recessiva com inativação do cromossomo X
b. Uma herança sexual dominante com inativação do cromossomo X
c. Uma herança autossômica dominante com inativação do cromossomo X
d. Uma herança sexual recessiva com inativação do cromossomo X

O cachorro Labrador é irresistível para quem ama animais. Uma raça muito simpática, que ama agradar seus companheiros humanos e fazer a alegria da casa. Além de fiel, se bem treinado, pode dar um excelente suporte a pessoas com necessidades especiais e deficientes físicos.
A cor da pelagem preta, chocolate ou dourada depende da interação entre dois genes, um localizado no cromossomo 11 (alelos B e b) e o outro, no cromossomo 5 (alelos E e e). Dentre 36 cães resultantes de cruzamentos de cães heterozigóticos nos dois lócus com cães duplo-homozigóticos recessivos, quantos com pelagem preta, chocolate e dourada, respectivamente, são esperados?
a. 18, 9 e 9.
b. 0, 0 e 36.
c. 18, 0 e 18.
d. 9, 9 e 18.

Mais conteúdos dessa disciplina