Logo Passei Direto
Buscar
A dietoterapia aplicada na prevenção e controle da hipertensão arterial sistêmica (HAS) já está bem embasada pela literatura, pautando-se na redução do consumo de sódio, adequação no consumo de magnésio e manutenção de um peso saudável. Todavia, estudos recentes apontam que a suplementação de alguns micronutrientes e compostos bioativos pode auxiliar no controle pressórico. Diante o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Depois do sódio, o potássio é o mineral mais importante na modulação da pressão arterial. O potássio induz queda da pressão arterial.
II- É um potente antioxidante, capaz de eliminar radicais livres, reduzir o estresse oxidativo, regenerar outras vitaminas e antioxidantes, reduzir a oxidação da lipoproteína de baixa densidade, reduzindo a pressão arterial.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada asserção: I- Depois do sódio, o potássio é o mineral mais importante na modulação da pressão arterial. O potássio induz queda da pressão arterial. Verdadeiro, o potássio é conhecido por ajudar a regular a pressão arterial, pois ajuda a equilibrar os efeitos do sódio e pode promover a excreção de sódio pelos rins. II- É um potente antioxidante, capaz de eliminar radicais livres, reduzir o estresse oxidativo, regenerar outras vitaminas e antioxidantes, reduzir a oxidação da lipoproteína de baixa densidade, reduzindo a pressão arterial. Essa asserção é um pouco mais vaga, mas se referindo a antioxidantes como a vitamina C ou E, pode ser considerada verdadeira, pois esses compostos têm efeitos benéficos na saúde cardiovascular e podem ajudar a reduzir a pressão arterial. Agora, vamos às alternativas: A) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. (Incorreta, pois a segunda asserção é verdadeira.) B) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. (Incorreta, pois a segunda não justifica a primeira diretamente.) C) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. (Incorreta, pois a primeira asserção é verdadeira.) D) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. (Correta, pois ambas as asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira diretamente.) Portanto, a alternativa correta é: D) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A venda dos suplementos alimentares vem de uma crescente acelerada nos últimos anos, de forma que novos suplementos surgem a todo instante, alguns com promessas milagrosas e marketing apelativo. Infelizmente, muitos destes produtos são baseados em observações profissionais do uso, em hipóteses de mecanismos de ação ou em estudos sem adequado rigor metodológico, sendo de extrema responsabilidade do prescritor avaliar rigorosamente a indicação dos suplementos. Nesse sentido, considerando a prescrição dietética de suplementos alimentares pelo nutricionista, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O nutricionista deve considerar o indivíduo na sua integralidade, respeitando suas condições clínicas, biopsicossociais, socioeconômicas, culturais e religiosas.
II- O nutricionista deve realizar triagem e avaliação nutricional sistematizadas, envolvendo critérios objetivos e/ou subjetivos que permitam a identificação de deficiência ou de riscos nutricionais.
III- O nutricionista deve respeitar os limites da EAR para prescrição dos nutrientes e, em casos não contemplados, considerar critérios de eficácia e segurança com alto grau de evidências científicas.
IV- O nutricionista deve considerar que a prescrição dietética de suplementos alimentares não deve ser somada aos nutrientes provenientes da dieta.
V- O nutricionista deve considerar as possíveis interações entre nutrientes, não nutrientes, fármacos e plantas medicinais, bem como reações adversas potenciais, toxicidade e contraindicações.
A As sentenças I, II e V estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e V estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

O consumo de alimentos e suplementos fontes de nutrientes imunomoduladores tem demonstrado benefícios no manejo de pacientes oncológicos, auxiliando na redução dos distúrbios metabólicos e inflamatórios da doença. Os nutrientes imunomoduladores mais estudados, são: ômega-3, arginina, glutamina e nucleotídeos. Diante do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Instituto Nacional do Câncer (2016) defende o uso de suplementos imunomoduladores, contendo arginina, nucleotídeos e ômega-3 no perioperatório de pacientes submetidos à cirurgia oncológica, independentemente de seu estado nutricional, e contraindica seu uso na sepse.
II- As doses diárias de ômega 3 indicadas são de 1,5 a 3 g de EPA e 1,2 a 2g de DHA e doses seguras de glutamina não ultrapassam 0,65 g/kg/dia enquanto a arginina pode ser suplementada em dosagem de 8,5 a 17 g/dia.
A - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C - A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D - A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina