Buscar

Todo contrato vitalicio assinado no Brasil, que visa a exploração da imagem da pessoa pública, deve ser considerado inválido?

A dúvida surgiu quando me lembrei do contrato vitalicio do Ronaldo com a Nike e do Pelé com o Santos. Segundo entendimento do STF, "o exercicio dos direitos da personalidade podem sofrer limitações, desde que não seja permanente nem geral".

💡 1 Resposta

User badge image

Fabiano AC

 

Entendo que esse seria o caso.  Se esses contratos fossem celebrados no Brasil seriam nulos, por ilicitude de seu objeto, pois a cessão de uso dos direitos da personalidade não pode ser permanente. Temos o Enunciado n. 4 do CJF/STJ que diz ‘O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral.’; E o art. 166. Do CC “É nulo o negócio jurídico quando: II - for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto;’’

A limitação voluntária constante no art. 11 do CC seria somente aquela transitória e que não constituísse abuso de direito, nos termos da redação do art. 187 do CC, que ainda utiliza as expressões boa-fé e bons costumes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais