Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 8, baseie-se no texto abaixo.
Num apanhado fulminante dos últimos 70 mil anos do Homo sapiens, o autor considera que
(A) nossa civilização está em contínuo processamento, segundo o roteiro original que nos permitiu, já de início, adquirir o controle da vida do nosso planeta.
(B) os evidentes ganhos históricos nesse longo período manifestaram-se, sobretudo, no campo da distribuição da renda e da efetiva garantia de igualdade de oportunidades sociais.
(C) a indiscutível progressão dos meios de controle do nosso planeta não vem se traduzindo em vantagem para o nível geral de vida e para a realização da felicidade humana.
(D) a escolha de metas demasiadamente rigorosas para o nosso processo civilizatório faz com que se deixem de lado valores essenciais como a improvisação e a criatividade.
(E) nossa condição de autossuficiência divina acaba por nos afastar das responsabilidades morais e dos valores religiosos que constituíram a base do nosso projeto civilizacional.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que normalmente se discute sobre a evolução do Homo sapiens e suas implicações na civilização. (A) Sugere que a civilização está seguindo um roteiro original que nos deu controle sobre o planeta. Isso pode ser uma visão otimista, mas não necessariamente reflete críticas comuns sobre a civilização. (B) Foca em ganhos na distribuição de renda e igualdade de oportunidades, o que é um tema debatido, mas muitas vezes criticado por não ter se concretizado de forma efetiva. (C) Aponta que a progressão dos meios de controle não se traduz em vantagens para a vida e felicidade humana. Essa é uma crítica comum em discussões sobre a modernidade e a civilização, refletindo a ideia de que mais controle não necessariamente resulta em melhor qualidade de vida. (D) Fala sobre a escolha de metas rigorosas que podem deixar de lado valores como improvisação e criatividade. Isso pode ser uma crítica válida, mas não é uma afirmação tão comum. (E) Refere-se à autossuficiência divina e suas consequências nas responsabilidades morais. Essa é uma perspectiva mais filosófica e pode não ser o foco principal. Analisando as alternativas, a que mais se alinha com críticas à civilização moderna e à relação entre controle e qualidade de vida é a alternativa (C): "a indiscutível progressão dos meios de controle do nosso planeta não vem se traduzindo em vantagem para o nível geral de vida e para a realização da felicidade humana." Portanto, a resposta correta é a letra C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina