Buscar

Pessoa

Qual é a diferença de capacidade juridica e personalidade juridica?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Essa é clássica do Direito Civil!

Antes de tudo vamos definir o que é pessoa? Segundo Maria Helena Diniz para a doutrina Tradicional "pessoa é o ente físico ou coletivo suscetível de direitos e obrigações, sendo sinônimo de sujeito de direito.

Agora o que é PERSONALIDADE JURÍDICA ? Liga-se à pessoa a idéia de personalidade, que representa a "aptidão genérica para adquirir direitos e contrair obrigações. Vale dizer, trata-se da possibilidade de ser sujeito das relações jurídicas. Toda pessoa é dotada de personalidade.

E CAPACIDADE JURÍDICA é Nas palavras de Maria Helena Diniz "é a medida jurídica da personalidade" . Prossegue a autora, "para ser "pessoa" basta que o homem exista, mas para ser "capaz" o ser humano precisa preencher os requisitos necessários para agir por si, como sujeito ativo ou passivo de uma relação". Ai vc me pergunta que requisitos são esses? Ai eu lhe digo: CAPACIDADE DE FATO OU DE EXERCÍCIO é a aptidão para exercer por si só os atos da vida civil. E isto porque a capacidade de direito sofre restrições legais quanto ao seu exercício. Restrições decorrentes, por exemplo, seja de um fator genérico como o tempo (maioridade ou menoridade) seja decorrente de uma insuficiência ( loucura).

Essa aqui todos têm - A CAPACIDADE DE GOZO OU DE DIREITO é essa aptidão para contrair direitos e obrigações, decorre da personalidade, não sendo possível, esclarece Maria Helena Diniz, negá-la ao sujeito, posto que significaria negar a sua própria qualidade de pessoa. Aqueles que não possuem tal aptidão, isto é, os que não possuem a capacidade de fato ou de exercício são os denominados incapazes.

Se ajudei clica na seta para cima e aprove essa resposta.

Boa Sorte e Bons estudos!

9
Dislike0
User badge image

Vinicius Gomes

Personalidade Juridica: é a aptidão de ser titular de direitos e deveres. Todo homem a possui. O início da personalidade se dá com o nascimento com vida (teoria natalista). E seu fim, com a morte. 

Capacidade Juridica: é a possibilidade de ela exercer pessoalmente os atos da vida civil - isto é, adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio (sendo que todos possuem direitos, mas nem todos possuem deveres). A legislação brasileira prevê três estados de capacidade jurídica:

  • Capacidade plena - é a possibilidade plena de exercer pessoalmente os atos da vida civil.
  • Incapacidade relativa - situação legal de impossibilidade parcial de realização pessoal dos atos da vida civil, exigindo alguém que o auxilie (assistente). Exemplos: maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, ébrios habituais ou viciados em drogas, excepcionais etc).
  • Incapacidade absoluta - situação legalmente imposta de impossibilidade de realização pessoal dos atos da vida civil senão por representante. Exemplos: menores de dezesseis anos, deficientes mentais e os que, por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais