Logo Passei Direto
Buscar
O equilíbrio químico se caracteriza por ser uma dinâmica em nível microscópico. Para se ter uma informação quantitativa da extensão do equilíbrio químico, usa-se a grandeza constante de equilíbrio.
Aplicada ao equilíbrio químico, a ideia que o personagem tem sobre equilíbrio:
a) é correta, pois, no equilíbrio químico, metade das quantidades sempre é de produtos, e a outra metade é de reagentes.
b) não é correta, pois, no equilíbrio químico, as concentrações de produtos e as de reagentes podem ser diferentes, mas são constantes.
c) é correta, pois, no equilíbrio químico, as concentrações de reagentes e as de produtos sempre são iguais, desde que o equilíbrio não seja perturbado por um efeito externo.
d) não é correta, pois, no equilíbrio químico, as concentrações dos produtos sempre são maiores que as dos reagentes, desde que o equilíbrio não seja afetado por um fator externo.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) é correta, pois, no equilíbrio químico, metade das quantidades sempre é de produtos, e a outra metade é de reagentes. - Esta afirmação é incorreta, pois no equilíbrio químico as quantidades de produtos e reagentes não precisam ser iguais. b) não é correta, pois, no equilíbrio químico, as concentrações de produtos e as de reagentes podem ser diferentes, mas são constantes. - Esta afirmação é correta. No equilíbrio químico, as concentrações de produtos e reagentes podem ser diferentes, mas permanecem constantes ao longo do tempo. c) é correta, pois, no equilíbrio químico, as concentrações de reagentes e as de produtos sempre são iguais, desde que o equilíbrio não seja perturbado por um efeito externo. - Esta afirmação é incorreta, pois as concentrações não precisam ser iguais. d) não é correta, pois, no equilíbrio químico, as concentrações dos produtos sempre são maiores que as dos reagentes, desde que o equilíbrio não seja afetado por um fator externo. - Esta afirmação também é incorreta, pois não é uma regra que as concentrações dos produtos sejam sempre maiores. Portanto, a alternativa correta é: b) não é correta, pois, no equilíbrio químico, as concentrações de produtos e as de reagentes podem ser diferentes, mas são constantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Foi preparada uma solução de 1000 mL com 148g de carbonato de lítio. A molaridade (mol/L) dessa solução é: Dados: Li = 7 g/mol; C = 12 g/mol; O = 16 g/mol.
Qual a molaridade da solução preparada?
a. 0,2 mol/L
b. 0,002 mol/L
c. 2 mol/L
d. 5 mol/L

(PMMG 2004) - Sendo dado o seguinte equilíbrio químico: PCl (g) + Cl (g) ↔ PCl (g), ΔH = –165,11.
Marque a alternativa INCORRETA acerca do equilíbrio químico apresentado.
a. Aumentando-se a concentração de Cl (g), haverá aumento na concentração do PCl (g). A reação direta é exotérmica (ΔH < 0) e, portanto, diminuindo-se a temperatura, o equilíbrio será deslocado para a direita. A adição de catalisador não desloca o equilíbrio químico; apenas aumenta a rapidez da reação química.
b. A expressão para calcular a constante de equilíbrio em termos de concentrações molares é: K= [PCl ]/[PCl ] [Cl ].
c. A reação direta é endotérmica.
d. Aumentando-se a pressão sobre o sistema em equilíbrio, ele será deslocado no sentido de produzir mais PCl (g)

Qual o único parâmetro que altera a constante de equilíbrio?


a. Concentração
b. Catalisador
c. Temperatura
d. Pressão

Soro fisiológico contém 0,900 gramas de NaCℓ, massa molar=58,5g/mol, em 100mL de solução aquosa. A concentração do soro fisiológico, expressa em mol/L, é igual a:
Qual a concentração do soro fisiológico?
a. 0,15 mol/L
b. 0,20 mol/L
c. 5,85 mol/L
d. 0,10 mol/L

Marque a alternativa que apresenta as definições corretas para amostra, analito e análise respectivamente.
a. Amostra: procedimentos que visam determinar a quantidade dos componentes desejados dentro de uma amostra Analito: conjunto de informações escolhidos para definir a análise de uma amostra Análise: conjunto de operações e técnicas para definir o composto de interesse
b. Amostra: porção representativa da espécie ou composto a ser analisado. Analito: produto químico de espécies já analisadas Análise: estudo de uma amostra para determinar sua composição.
c. Amostra: produto químico de espécies já analisadas Analito: conjunto de informações escolhidos para definir a análise de uma amostra Análise: conjunto de operações e técnicas para definir o composto de interesse.
d. Amostra: conjunto de informações escolhidos para definir a análise de uma amostra Analito: produto químico de espécies já analisadas Análise: conjunto de operações e técnicas para definir o composto de interesse.

Num sistema em EQUILÍBRIO QUÍMICO, em temperatura constante:
( ) Coexistem reagentes e produtos. ( ) Há sempre uma única fase envolvida, ou seja, é sempre homogêneo. ( ) Existe uma relação constante, apropriadamente calculada, entre as concentrações de reagentes e de produtos. ( ) Ocorrem reações químicas opostas, simultâneas, e com mesma rapidez. ( ) Há troca de matéria e energia com o ambiente. Julgue as sentenças e marque a alternativa correta.
a. V F V V F
b. F V F F V
c. V V V F F
d. F F F V V

Os refrigerantes têm-se tornado cada vez mais o alvo de políticas públicas de saúde. Os de cola apresentam ácido fosfórico, substância prejudicial à fixação de cálcio, o mineral que é o principal componente da matriz dos dentes. A cárie é um processo dinâmico de desequilíbrio do processo de desmineralização dentária, perda de minerais em razão da acidez. Sabe-se que o principal componente do esmalte do dente é um sal denominado hidroxiapatita. O refrigerante, pela presença da sacarose, faz decrescer o pH do biofilme (placa bacteriana), provocando a desmineralização do esmalte dentário. Os mecanismos de defesa salivar levam de 20 a 30 minutos para normalizar o nível do pH, remineralizando o dente.
Considerando que uma pessoa consuma refrigerantes diariamente, poderá ocorrer um processo de desmineralização dentária, devido ao aumento da concentração de
a. H , que reage com as hidroxilas OH , deslocando o equilíbrio para a esquerda.
b. OH , que reage com os íons Ca , deslocando o equilíbrio para a esquerda.
c. OH , que reage com os íons Ca , deslocando o equilíbrio para a direita.
d. H , que reage com as hidroxilas OH , deslocando o equilíbrio para a direita.

Assinale abaixo qual alternativa é incorreta acerca de um equilíbrio químico:
a. Ambas as reações (direta e inversa) ocorrem simultaneamente (trata-se de um equilíbrio dinâmico).
b. A velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa.
c. As características macroscópicas do sistema (desde que fechado) não mais se alteram.
d. Obrigatoriamente, as concentrações de todas as substâncias participantes do equilíbrio devem ser iguais.

Para qual reação abaixo, sob Temperatura constante, a variação de Pressão não provoca deslocamento da posição de equilíbrio?
a. N + 3H ↔ 2NH
b. 2SO ) + O ↔ 2SO
c. H + I ↔ 2HI
d. N O ↔ 2NO

(UFPE) No início do século XX, a expectativa da Primeira Guerra Mundial gerou uma grande necessidade de compostos nitrogenados. Haber foi o pioneiro na produção de amônia, a partir do nitrogênio do ar. Se a amônia for colocada num recipiente fechado, sua decomposição ocorre de acordo com a seguinte equação química não balanceada: NH → N + H . As variações das concentrações com o tempo estão ilustradas na figura a seguir:
A partir da análise da figura acima, podemos afirmar que as curvas A, B e C representam a variação temporal das concentrações dos seguintes componentes da reação, respectivamente:
a. H , N e NH
b. NH , N e H
c. NH , H e N
d. N , H e NH

Mais conteúdos dessa disciplina