Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto: “[...] a criança que está no início da sua escolaridade no ensino fundamental já é capaz de falar com desembaraço e precisão em diversas situações, pois, desde aproximadamente um ano, começa a entender a linguagem que é usada para falar com ela [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 118.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma ação da criança de aproximadamente seis anos de idade, de acordo com a Associação Nacional de Dislexia, quanto ao seu processo de sistematização da linguagem:
A - Aos seis anos de idade toda criança já é capaz de narrar um texto com início, meio e fim.
B - Sabe o dia e mês do aniversário dos seus pais, endereço e telefone deles.
C - Conhece o significado de palavras novas ou pouco familiares e sabe aplicá-las em frases.
D - Usa a gramática corretamente ao expressar suas ideias e recontar fatos.
E - Sabe o significado e usa corretamente as palavras: “hoje”, “ontem” e “amanhã.”
User badge image
Desafios para Aprender

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao desenvolvimento da linguagem de uma criança de aproximadamente seis anos: A - Aos seis anos de idade toda criança já é capaz de narrar um texto com início, meio e fim. - Embora muitas crianças consigam fazer isso, não é uma habilidade universal a essa idade. B - Sabe o dia e mês do aniversário dos seus pais, endereço e telefone deles. - Essa é uma informação que pode variar de criança para criança, mas não é uma habilidade diretamente relacionada à sistematização da linguagem. C - Conhece o significado de palavras novas ou pouco familiares e sabe aplicá-las em frases. - Essa é uma habilidade importante no desenvolvimento da linguagem e é comum que crianças nessa faixa etária comecem a expandir seu vocabulário e a usar palavras novas em contextos apropriados. D - Usa a gramática corretamente ao expressar suas ideias e recontar fatos. - Embora algumas crianças possam começar a usar a gramática de forma mais correta, isso pode não ser verdade para todas as crianças de seis anos. E - Sabe o significado e usa corretamente as palavras: “hoje”, “ontem” e “amanhã.” - Essa é uma habilidade que muitas crianças de seis anos já dominam, pois são conceitos temporais que fazem parte do cotidiano delas. Após essa análise, a alternativa que melhor representa uma ação da criança de aproximadamente seis anos em relação ao seu processo de sistematização da linguagem é: C - Conhece o significado de palavras novas ou pouco familiares e sabe aplicá-las em frases.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento do texto: "Algumas das qualidades essenciais do educador de jovens e adultos são a capacidade de solidarizar-se com os educandos, a disposição de encarar dificuldades como desafios estimulantes, a confiança na capacidade de todos de aprender e ensinar". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 147.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma especificidade referente ao início do processo de alfabetização de jovens e adultos:
A No trabalho com jovens e adultos no início do processo de alfabetização não é preciso se importar com a compreensão do código alfabético.
B Muitos alfabetizadores têm optado por trabalhar, nessa fase, principalmente com as letras de forma maiúsculas, por serem mais fáceis de distinguir umas das outras e mais fáceis de grafar.

Mais conteúdos dessa disciplina