Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Jugdev e Thomas (2002 apud SILVEIRA, SBRAGIA; KRUGLIANSKAS, 2012, p.575), discorrem sobre a importância do gerenciamento de projetos para as organizações, os quais entendem como um ativo estratégico, base para o crescimento e a sobrevivência no longo prazo.
Com base nesta informação, complete a lacuna da afirmação a seguir:
a. Eficácia.
b. Sobrevivência.
c. Falência.
d. Execução.
e. Falhas.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para completar a lacuna da afirmação sobre a importância do gerenciamento de projetos como um ativo estratégico para o crescimento e a sobrevivência das organizações, precisamos considerar o contexto apresentado. Analisando as opções: a) Eficácia - Embora a eficácia seja importante, não é o foco principal da afirmação sobre crescimento e sobrevivência. b) Sobrevivência - Esta opção se alinha diretamente com a ideia de que o gerenciamento de projetos é fundamental para a sobrevivência no longo prazo. c) Falência - Esta opção é negativa e não se encaixa no contexto de crescimento e sobrevivência. d) Execução - Embora a execução seja uma parte importante do gerenciamento de projetos, não aborda diretamente a questão da sobrevivência. e) Falhas - Assim como a falência, esta opção é negativa e não se relaciona com o crescimento e a sobrevivência. Diante disso, a opção que melhor completa a afirmação é: b) Sobrevivência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O processo Validar o Escopo é diferente do processo Controlar a Qualidade, visto que o primeiro está principalmente interessado na aceitação das entregas, enquanto que o controle da qualidade se interessa principalmente com a precisão das entregas e o cumprimento dos requisitos de qualidade especificados nas entregas. O controle de qualidade normalmente é feito antes da validação do escopo, mas os dois processos podem ser executados paralelamente.
Com base nisto, em um projeto bem-sucedido a equipe de projeto deverá:
I. Selecionar os processos apropriados e necessários para cumprir os objetivos do projeto;
II. Usar uma abordagem definida que possa ser adotada para atender aos requisitos;
III. Cumprir os requisitos para atender as necessidades e expectativas das partes interessadas;
IV. Obter um equilíbrio entre as demandas correntes do escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e riscos, para, assim, gerar o produto, serviço ou resultado.
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas II e IV estão corretas.
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.

Com o estágio atual da Tecnologia da Informação e o E-Commerce (comércio eletrônico), o que geraram um aumento significativo da competitividade nos mercados industriais, comerciais ou de serviços, os custos tornam-se altamente relevantes para a tomada de decisões em uma empresa, além de tornar-se vital para a sobrevivência da mesma no mercado. Assim, o controle de custos torna-se fator primordial para o sucesso.
Diante disto, analise as afirmativas abaixo e julgue-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) o gerenciamento de atividades do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado.
( ) controle de custos significa controle dos fatores que criam as variações de custos e controle das mudanças no orçamento do projeto.
( ) O gerenciamento de custos trata principalmente do custo dos recursos necessários para a finalização das atividades do cronograma.
( ) A área de conhecimento do sequenciamento de atividades, abrange todos os processos relacionados com estimativas, orçamentos e controle dos custos, para garantir que durante a execução, os desvios sejam observados e corrigidos quando acontecerem, de modo a viabilizar a conclusão conforme o planejado.
a. F, F, F, F.
b. F, V, V, V.
c. F, V, V, F.
d. V, V, F, F.
e. V, F, F, F.

Na gestão de projetos também é extremamente importante saber gerir o tempo, bem como cumprir cronogramas, estimar prazos e sequenciar atividades e outras técnicas relacionadas ao recurso tempo.
Deste modo, quanto as entradas no processo de definição das atividades, analise as afirmativas abaixo e julgue-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Lista de Atividades.
( ) Descrição do Produto.
( ) Declaração de Escopo.
( ) Estrutura Analítica do Projeto (EAP).
a. V, V, V, V.
b. V, F, F, V.
c. V, V, F, F.
d. F, F, V, V.
e. F, V, F, V.

Avançar um projeto sem uma definição clara do escopo e um bom gerenciamento afetará de forma direta setores relacionados ao prazo, custo e qualidade, podendo gerar prejuízos e levar o projeto ao fracasso.
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. Por mais que cada profissional confie na qualidade e nas virtudes de seu trabalho, muitas vezes se vê frente a frente com tarefas que vão muito além do tempo proposto e das tarefas inicialmente propostas. Por isso é fundamental definir limites do que é preciso fazer. Como consequência, em gestão de projetos, este ato denomina-se de escopo.
II. O Escopo consiste na definição do trabalho que deve ser executado para entregar o produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.
III. O termo escopo deve incluir uma descrição do produto do projeto, suas características e como elas serão medidas ou avaliadas.
IV. O escopo deve definir e abordar todo o trabalho que tem de ser desenvolvido.
a. Apenas I, II e III estão corretas.
b. Apenas II e IV estão corretas.
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Apenas III e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Não controlamos a variável tempo, mas sim os fatores de produção e seu comportamento em termos de oferta e demanda no percorrer do desenvolvimento do projeto.
Assim sendo, existem algumas técnicas que auxiliam neste processo de estimativa de prazos e criação de cronogramas.

Deste modo, analise as afirmativas abaixo: 

I. A técnica de três pontos ou PERT, consiste em realizar uma previsão, para cada atividade, seguindo três vertentes: O caso mais otimista, o caso mais pessimista e o caso mais provável.

II. O controle de cronograma consiste basicamente em monitorar o andamento das atividades do projeto, atualizando o progresso do trabalho e gerenciando as mudanças (desvios) na linha de base do cronograma.

III. No cronograma de GANTT, basta identificar quais as tarefas específicas e quando (o prazo) se pretende realizar cada uma dessas tarefas.

IV. No cronograma tipo calendário as atividades são distribuídas dentro de uma hierarquia já definida pela EAP, e as durações devem ser representadas por barras em sentido horizontal.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Apenas III e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.

A definição de atividades tem função primordial no planejamento, execução e controle de um projeto. Pois é através das atividades que se delegam as ações que cada pessoa envolvida deve desenvolver no projeto, que se define o trabalho necessário para o cumprimento das entregas prometidas ao cliente, e que determina o caminho crítico do projeto e ainda servirá de base para o cálculo do custo do trabalho para a montagem do orçamento do projeto.
Diante disto, quanto a visão do PMI sobre Gerência de Tempo, fazem parte do gerenciamento de tempo em um projeto:
I. Definição das atividades.
II. Sequenciamento das atividades.
III. Desenvolvimento do Cronograma.
IV. Estimativa de recursos humanos.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.

Assim, quem pensa em atuar como um gestor de projetos, isto é, em como entender, aplicar e, sobretudo, melhorar as qualidades como profissional nesta área, seja atuando direta ou indiretamente, primeiramente deve ter consciência que comandar um projeto é realizar a administração prática e realista de elementos em prol de um objetivo comum, que pode ser a construção de um imóvel, o desenvolvimento de um sistema, a construção de um modelo novo de carro, etc.
Em suma, podemos afirmar que a gestão de projetos destaca-se pelos seguintes benefícios/características. Deste modo, relacione o benefício/característica a sua respectiva justificativa:
1. Simplicidade de propósito ( ) o projeto pode ser descrito claramente em poucos termos: objetivos, escopo, limitações, recursos, administração, qualidade de resultados e assim por diante.
2. Clareza de propósito ( ) um projeto deve possuir metas e objetivos facilmente compreendidos.
3. Facilidade de mediação ( ) embora às vezes capazes de autogestão, as equipes de especialistas automotivadas reagem criticamente a certos estilos de liderança.
4. Conduz à motivação e moral da equipe ( ) o andamento do projeto pode ser monitorado por meio de sua comparação com metas e padrões (indicadores) definidos de desempenho.
5. Sensibilidade ao estilo de administração e liderança ( ) os projetos podem ser protegidos de ação hostil ou atividade de informação para defesa, pesquisa, desenvolvimento de produto ou segurança de produtos sensíveis ao mercado, ou de alto valor.
6. Favorece a discrição e a segurança ( ) a novidade e o interesse específico do trabalho do projeto devem ser atraentes às pessoas e leva à formação de equipes entusiásticas e automotivadas.
7. Mobilidade ( ) os projetos podem ser executados em locais remotos, países estrangeiros e assim por diante; são independentes.
a. 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.
b. 2, 1, 5, 3, 6, 4, 7.
c. 5, 2, 7, 4, 1, 3, 6.
d. 2, 4, 5, 6, 7, 1, 3.
e. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

Mais conteúdos dessa disciplina