Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
A anatomia cardíaca apresenta várias estruturas intimamente interligadas e suas funções são importantes no processo de homeostase de todo o organismo, principalmente na difusão de substâncias do sangue para os tecidos e vice-versa. Qualquer alteração em uma das estruturas do coração pode afetar o seu funcionamento e a sua hemodinâmica, provocando sinais e sintomas característicos. O músculo cardíaco é formado por dois sincícios (câmeras), chamados de atrial e ventricular. Para que ocorra a contratilidade cardíaca, o músculo cardíaco conta com um gerador elétrico natural, dito como marcapasso fisiológico.
Sobre esse marcapasso fisiológico, analise as opções a seguir:
I- Nodo atrioventricular ou nódulo atrioventricular.
II- Feixe de Hiss.
III- Nodo sinusal ou nódulo sinusal.
IV- Nodo atrioventricular ou nódulo atrioventricular e feixe de Hiss.
A Somente a opção II está correta.
B As opções I e IV estão corretas.
C Somente a opção III está correta.
D Somente a opção I está correta.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das opções em relação ao marcapasso fisiológico do coração: I- Nodo atrioventricular ou nódulo atrioventricular. Este nódulo é uma parte importante do sistema de condução elétrica do coração, mas não é o marcapasso primário. Portanto, essa opção não está correta. II- Feixe de Hiss. O feixe de Hiss é uma parte do sistema de condução elétrica, mas também não é o marcapasso primário. Portanto, essa opção não está correta. III- Nodo sinusal ou nódulo sinusal. Este é o verdadeiro marcapasso fisiológico do coração, responsável por iniciar o impulso elétrico que regula a frequência cardíaca. Portanto, essa opção está correta. IV- Nodo atrioventricular ou nódulo atrioventricular e feixe de Hiss. Como mencionado, o nódulo atrioventricular e o feixe de Hiss não são o marcapasso primário, então essa opção não está correta. Com base na análise, a única opção correta é a III. Portanto, a alternativa correta é: C Somente a opção III está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Neuropatia diabética é uma síndrome clínica e/ou distúrbio nervoso causado pela diabetes. Algumas pessoas podem não ter qualquer sintoma, outras podem experimentar ou experienciar a presença de dor, formigamento, perda de sensibilidade, principalmente nas mãos, braços, pés e pernas. No entanto, esses problemas também podem ocorrer e repercutir em danos a outras estruturas, tais como sistema digestivo, coração e órgãos reprodutores.
Sobre as causas desencadeadoras de neuropatia diabética, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Acúmulo de produtos finais da glicosilação avançada, hiperglicemia, níveis crescentes de espécies reativas de oxigênio, alterações microvasculares, entre outros.
( ) Acúmulo de produtos finais da glicosilação avançada, hipoglicemia, níveis crescentes de espécies reativas de oxigênio, alterações microvasculares, entre outros.
( ) Acúmulo de produtos finais da glicosilação avançada, hipoglicemia, níveis ascendentes de espécies reativas de oxigênio, alterações microvasculares, entre outros.
( ) Liberação excessiva de produtos finais da glicosilação avançada, hipoglicemia, níveis crescentes de espécies reativas de oxigênio, alterações microvasculares, entre outros.
a) V - F - F - F.
b) F - V - V - F.
c) V - V - V - F.
d) V - V - V - V.

A fisiopatologia da cardiopatia isquêmica envolve especificamente dois processos: a oferta e a demanda de oxigênio pelo miocárdio. A isquemia miocárdica ocorre quando há desequilíbrio na oferta e na demanda de oxigênio (consumo). Em algumas condições, o comprometimento da oferta de oxigênio é secundário à diminuição do fluxo sanguíneo, sendo essa a fisiopatologia da maioria dos casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e dos episódios de angina instável.
Sobre o desenvolvimento de cardiopatia isquêmica e os fatores de risco convencionais para doença aterosclerótica coronária, analise as sentenças a seguir:
I- Tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, atividade física desordenada (não contínua), alcoolismo.
II- Tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, atividade física desordenada (não contínua), alcoolismo e uso abusivo de cafeína.
III- Tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, vida sedentária e estado hormonal (deficiência de estrógeno).
IV- Tabagismo, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, atividade física desordenada (não contínua), alcoolismo, uso abusivo de cafeína e consumo excessivo de leguminosas.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença IV está correta.

O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. As células do músculo liso não apresentam estrias transversais. A contração dos músculos lisos é bem mais lenta que a da fibra esquelética, mas, em compensação, elas conseguem se manter contraídas por um período de tempo mais longo. Como característica, pertence a um grupo de tecido muscular, o qual possui contração involuntária e lenta.
Sobre as estruturas e/ou vísceras que possuem o tecido muscular liso na sua composição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo cardíaco - mais especificamente no miocárdio e epicárdio -, na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória superiores - mais especificamente na mucosa nasal - e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris, entre outros.
( ) Participa da contração das fibras musculares esqueléticas, forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar e nos ureteres. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
A F - V - V - V.
B V - F - F - F.
C V - V - V - F.
D V - V - V - V.

Os nervos periféricos e músculos esqueléticos atuam como sistemas efetores para o sistema nervoso central, ou seja, são nervos que levam o estímulo para as fibras motoras, gerando uma resposta a ele. As doenças neuromusculares (DNM) são um grupo heterogêneo de desordens da região anterior da medula espinal, nervos periféricos, junção neuromuscular e musculatura estriada esquelética. Frente a essa desordem motora, nos compete identificar quais sintomas estão associados à síndrome do neurônio motor superior e à síndrome do neurônio motor inferior.
Sobre esses sintomas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É comum observarmos fraqueza, que se encontra presente e mais acentuada na síndrome do neurônio motor superior.
( ) É comum observarmos tônus muscular, que se apresentam aumentados (hipertonia elástica) na síndrome do neurônio motor superior.
( ) É comum observarmos distribuição da fraqueza, que se apresenta em grupo/distal na síndrome do neurônio motor superior.
( ) É comum observarmos trofismo muscular, que se apresenta com atrofia de leve à grave na síndrome do neurônio motor superior.
A F - V - V - F.
B V - F - F - F.
C V - V - V - F.
D V - V - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina