Logo Passei Direto
Buscar

Política Educacional

Colégio Dom Bosco
Leia o fragmento de texto a seguir:


“Do primeiro grupo eram exigidos pelo menos a aprovação nas matérias das três primeiras séries da Escola Normal e um ano de prática na escola de aplicação; e do outro grupo, era exigido a conclusão da Escola Normal, conforme parágrafo 10, do art. 14”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEGORINI, Diana Gurgel. Fundamentos da Educação Profissional: política, legislação e história. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 170.

Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da educação profissional: política, legislação e história, é correto afirmar que os professores foram divididos em duas categorias, as quais chamamos de:

A
professor regente e professor auxiliar.

B
professor principal e professor de apoio.

C
professor primário e professor secundário.

D professor adjunto e professor primário.
E
professor da educação básica e professor de ensino superior.
User badge image
Filosofia.felimino Material

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções com base no fragmento de texto apresentado. O texto menciona dois grupos de professores, com diferentes exigências de formação e experiência. Analisando as alternativas: A) professor regente e professor auxiliar - Essa opção não parece se encaixar nas categorias mencionadas no fragmento. B) professor principal e professor de apoio - Embora possa parecer uma divisão, não é a terminologia utilizada no fragmento. C) professor primário e professor secundário - Essa opção pode se relacionar com a formação mencionada, mas não é a terminologia exata do fragmento. D) professor adjunto e professor primário - Essa opção não se alinha com as categorias mencionadas no texto. E) professor da educação básica e professor de ensino superior - Essa opção também não se encaixa nas categorias do fragmento. Após analisar todas as alternativas, a opção que melhor se relaciona com a divisão mencionada no fragmento é a C) professor primário e professor secundário, pois reflete a distinção entre os níveis de formação exigidos. Portanto, a resposta correta é: C) professor primário e professor secundário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “[Cabe] ao ministro da Educação exercer o cargo de autoridade máxima da educação superior no sistema federal de ensino”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEGORINI, Diana Gurgel. Fundamentos da Educação Profissional: política, legislação e história. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 143.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da educação profissional: política, legislação e história, assinale a alternativa correta que menciona o nome do órgão ao qual compete a responsabilidade de planejar, orientar, coordenar e supervisionar todo o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior:
A A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
B Conselho Nacional de Educação (CNE).
C Secretaria de Educação Superior (Sesu).
D Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
E Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INER).

Leia o fragmento de texto a seguir: “Os jesuítas tentavam, assim, 'pela mediação dos meninos brancos, atrair os meninos índios e, por meio deles, agir sobre seus pais, em especial os caciques, convertendo toda a tribo para a fé católica' [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEGORINI, D. G. Fundamentos da educação profissional: política, legislação e história. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 163.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da educação profissional: política, legislação e história, assinale a alternativa correta que menciona qual era a estratégia para fazer com que a educação chegasse até os gentios:
A Promover a formação e capacitação de professores.
B Mandar buscar em Lisboa meninos órfãos.
C Trazer professores de outros locais.
D Propor atividades diversificadas.
E Permitir a flexibilização curricular.

Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] tinha como base 'uma nova forma de ver e explicar o mundo, ou seja, uma nova racionalidade, segundo a qual o saber deveria ser produtivo e objetivo, e sua utilidade seria mensurável segundo suas aplicações práticas’ [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEGORINI, Diana Gurgel. Fundamentos da Educação Profissional: política, legislação e história. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 132.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da educação profissional: política, legislação e história, identifique a alternativa correta que menciona em qual paradigma o modelo francês ou napoleônico de ensino superior se inspirou:
A Newtoniano-cartesiano.
B Modus parisiensis.
C Método escolástico.
D Lectionem Reddere.
E Reportationes.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Com a vinda dos jesuítas ao Brasil em 1549, a educação foi instaurada no país. Para fazer com que ela chegasse até os gentios, era necessário atrair as crianças indígenas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEGORINI, Diana Gurgel. Fundamentos da Educação Profissional: política, legislação e história. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 163.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da educação profissional: política, legislação e história, identifique a alternativa correta que menciona qual foi a tríade pensada pelos jesuítas:
A Verbal, teórica e poesia.
B Colégios, aldeias e casas.
C Licenciatura, bachalelado, pós-graduação.
D Gramática, dialética e retórica.
E Aulas régias, subsídio literário e organização do currículo.

Leia o extrato de texto a seguir: “[Os] cursos, que são oferecidos em caráter emergencial e provisório 'a portadores de diplomas e curso superior formados em cursos relacionados à habilitação pretendida, devem ter carga horária mínima variável de 1.000 (mil),1 1.400 (mil e quatrocentas) horas de efetivo trabalho acadêmico'”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEGORINI, Diana Gurgel. Fundamentos da Educação Profissional: política, legislação e história. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020, p. 176.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da educação profissional: política, legislação e história, sobre os professores bacharéis, é correto afirmar que:
A têm relevante e notório saber identificados pela comunidade na qual residem.
B são licenciados por meio de cursos superiores tecnólogos.
C têm apenas o ensino fundamental completo.
D atuam como docentes graduados, mas não são licenciados. CORRETA
E são licenciados por meio de cursos superiores de bacharelado.

Mais conteúdos dessa disciplina