Buscar

GESTAO DE PESSOA PROVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Márcia Maria Lários de Oliveira (1261883)
	
	Disciplina:
	Gestão de Pessoas (ADM70)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513357) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15568792
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No processo de recrutamento de pessoas para a organização, deve haver a definição do cargo que a organização precisará preencher. Essa descrição é feita pelas pessoas responsáveis pelo processo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta, passo a passo, os principais pontos a serem observados numa descrição de cargos:
	 a)
	Conhecimento na estrutura da empresa, informação sobre as funções, capacidade de aprendizado, habilidades no fazer e no saber fazer.
	 b)
	Atribuições principais, identificação do cargo na estrutura organizacional, título do cargo, escolaridade, cursos específicos, experiência.
	 c)
	Parceria, fornecimento de informações, capacidade de aprender, habilidade nos negócios, atribuições conhecidas, prática na função.
	 d)
	Experiência profissional, capacidade de aprendizado, habilidade do fazer, eficácia, perspectiva de crescimento, escolaridade específica para a função.
	2.
	Para realizar o planejamento de pessoal é necessário prever a oferta e a demanda de pessoal de acordo com as necessidades das organizações. A partir daí, as organizações passam a fazer parte de um mercado de recursos humanos concorrido para recrutamento e seleção de profissionais qualificados. Com relação ao planejamento de pessoal, é importante que:
	 a)
	O planejamento de pessoal seja realizado somente se houver um grande número de candidatos à determinada vaga e a organização apresentar dificuldade no processo de seleção.
	 b)
	O gestor de pessoas, com as demais áreas, identifique as necessidades da organização, bem como as competências necessárias dos profissionais para fazer o planejamento de pessoal.
	 c)
	As organizações preocupem-se em investir no planejamento de pessoal quando sentirem que a demanda por novos profissionais esteja grande.
	 d)
	As organizações preocupem-se em investir no planejamento de pessoal quando sentirem o mercado de trabalho aquecido.
	3.
	A responsabilidade assumida pelo setor de gestão de pessoas das organizações vai muito além da simples contratação e atendimento aos funcionários da empresa. Este setor é considerado como o ponto central da organização, pois administra todos os indivíduos que exercem alguma função na empresa, porém, seu poder muitas vezes é limitado. Com base nesse argumento, analise as seguintes sentenças:
I- O modelo de gestão de pessoas é definido com base em parâmetros e diretrizes estabelecidas pelos dirigentes da organização e deve ser praticado pelo setor de gestão de pessoas.
II- Todas as ações feitas pelo setor de pessoas devem ser submetidas à autorização do gestor da empresa, visto que é ele quem determina os procedimentos praticados na organização.
III- A gestão de pessoas se limita apenas ao dono da empresa, no que se refere à autorização para contratar e demitir funcionários.
IV- Cabe aos dirigentes definirem o modelo de gestão, as estratégias, as políticas e a maneira como a organização quer lidar com seus funcionários, bem como as questões de benefícios, os auxílios etc.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	O processo de recrutamento e de seleção são atividades que requerem conhecimento, habilidade, capacidades de tomada de decisão diante da escolha de um candidato para trabalhar na organização. Para isso, a organização pode optar pelo recrutamento interno, externo ou misto. Baseado nessa informação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O recrutamento misto tem esse nome por ser responsável pela contratação de pessoas que tenham habilidades técnicas e comportamentais.
	 b)
	A renovação do quadro de funcionários se dá através do recrutamento interno, que é responsável por colocar dentro da empresa novos talentos.
	 c)
	Uma das vantagens do recrutamento externo é o menor custo, pois a mão de obra pode ser aproveitada dentro da própria organização.
	 d)
	O recrutamento interno serve como motivador para aqueles funcionários que buscam promoções e crescimento na empresa.
	5.
	Imaginemos que um funcionário não possui o perfil exigido pelo cargo e continue trabalhando na organização. Ele não apresentará um bom desempenho e, consequentemente, prejudicará o desempenho geral da empresa: a origem inicial deste problema ocorreu no processo de provisão, houve falha no planejamento, no recrutamento e seleção deste funcionário. Desta forma, afetará os demais processos, como o de aplicação. Uma vez que este definiu os requisitos para o ocupante do cargo, com base na complexidade das tarefas, os requisitos do cargo apresentam os parâmetros para a definição da remuneração existente no processo de manutenção. Logo, sem estes requisitos, o funcionário também se prejudicará por não ter condições de receber a remuneração adequada ao cargo. Sobre a relação e as interfaces dos processos de gestão de pessoas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O exemplo mencionado trata de um eficaz sistema integrado de gestão.
	 b)
	Uma falha ocorrida no processo de monitoração de pessoas não é tão relevante, já que se trata de um processo isolado do sistema de gestão de pessoas.
	 c)
	O processo de provisão é causa fundamental para o problema ?funcionário não possui o perfil exigido pelo cargo?.
	 d)
	O fato de um funcionário não ter o perfil exigido pelo cargo afeta apenas o processo de aplicação de pessoas.
	6.
	Um bom modelo de gestão é aquele que promove melhorias por meio de uma boa estratégia organizacional. Sobre o conceito de "modelo ideal" de gestão de pessoas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um modelo ideal de gestão de pessoas consegue conciliar os objetivos individuais (das pessoas) com os objetivos organizacionais (da empresa).
	 b)
	Hoje em dia, as organizações apresentam um padrão, ou seja, todas as organizações possuem o mesmo modelo de gestão de pessoas.
	 c)
	O modelo ideal de gestão de pessoas deve ser o mesmo em organizações públicas e privadas.
	 d)
	Qualquer que seja o modelo adotado pela organização, ele deve defender os interesses dos funcionários acima de tudo.
	7.
	As empresas possuem políticas e diretrizes internas voltadas à área de recursos humanos, que determinam de que maneira as pessoas devem ser tradadas ao longo de sua vida profissional. Por isso, o gestor de pessoas devem cumprir com essas diretrizes. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Comprometer-se a satisfazer as necessidades das pessoas por meio de um ambiente agradável.
(    ) Entender o negócio da empresa e determinar os objetivos propostos pelas diretrizes da organização.
(    ) Envolver as pessoas em um processo de negociação, respeitando os valores éticos da organização.
(    ) Direcionar a cada colaborador a responsabilidade de executar suas atividades obtendo resultados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	8.
	Na administração de Recursos Humanos acontece o processo de manutenção de pessoas, que compreende atividades como remuneração, benefícios, higiene, segurança e relações sindicais. Outro processo que também ocorre é a monitoração das pessoas. Quando a monitoração de pessoas acontece?
	 a)
	A organização oferece treinamento e desenvolvimento das pessoas a partir de um planejamento prévio.
	 b)
	A empresa dispõe de bancos de dados, controles e sistemas de informações com dados referentes aos colaboradores.
	 c)
	Existe uma atividade interna de recrutamento e seleção de pessoas em um planejamento organizacional.
	 d)
	Quando a organização trabalha com a constante análise e descriçãode cargos e avaliação de desempenho.
	9.
	Com relação a encontrar o perfil ideal para as organizações por meio do recrutamento externo, é importante destacar que o mercado de trabalho oscila diante da demanda (procura) de mão de obra pelas empresas e da oferta de trabalho pelos indivíduos. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Quando o mercado de recursos humanos tem excesso de oportunidades, ele se encontra no estágio de oferta.
II- Quando há escassez de vagas no mercado de recursos humanos, ele se encontra no estágio de oferta.
III- Quando as pessoas têm a oportunidade de escolher a empresa que querem trabalhar, o mercado de trabalho está em estágio de demanda.
IV- Quando as pessoas buscam fixar-se nas empresas, por causa do baixo contingente de oferta de vagas, é porque o mercado de trabalho está em oferta.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	10.
	A gestão de pessoas exerce um cargo de grande importância nas organizações, quando bem estruturada e integrada com os princípios e os valores da organização. Ela é responsável pela gestão de todos os colaboradores da empresa e, para que seja eficaz, necessita de um modelo bem ajustado e integrado com a organização. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA no que se refere ao modelo de gestão de pessoas ideal para as organizações:
	 a)
	O modelo ideal é aquele que alinha os objetivos da empresa e de seus funcionários, mas o mais importante é atender as metas da organização, não importando se as dos funcionários serão atendidas nas mesmas proporções.
	 b)
	O modelo ideal é aquele que busca atender os interesses da organização e de seus colaboradores, a fim de que ambos alcancem os resultados esperados.
	 c)
	O modelo de gestão de pessoas ideal é aquele que faz com que os funcionários caminhem, exclusivamente, em direção às metas estabelecidas pela organização.
	 d)
	O modelo ideal é aquele que prioriza atender aos interesses do gestor ou dono da organização, e os funcionários devem desempenhar suas funções se preocupando em atingir as metas da organização.
Parte inferior do formulário

Outros materiais