Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Farmacologia

Colégio Objetivo
Para que um fármaco possa exercer o seu efeito sistêmico, ele deve estar disponível na forma ativa e em concentrações adequadas no seu sítio de ação. Portanto, além das propriedades farmacológicas, é importante conhecer as diferentes opções de vias de administração dos medicamentos.
Com relação à via de administração oral de medicamentos, é correto afirmar que:
A. os medicamentos administrados por via oral podem ser deglutidos e serem absorvidos pela mucosa sublingual.
B. na maioria das vezes, a administração por via oral é útil em atendimentos de casos de emergência.
C. a administração de alguns medicamentos requer uma dose maior quando administrados por via oral do que quando administrados por via intravenosa.
D. a presença de alimentos no estômago não interfere na absorção de medicamentos administrados.
E. pode se administrar inúmeros medicamentos ao mesmo tempo ao paciente, pois a presença de outros medicamentos no estômago não interfere na absorção de medicamentos administrados por via oral.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 7 meses

Farmacocinética I
10 pág.

Faculdade Serra Dourada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à via de administração oral de medicamentos: A. os medicamentos administrados por via oral podem ser deglutidos e serem absorvidos pela mucosa sublingual. - Esta afirmação é parcialmente verdadeira, pois alguns medicamentos podem ser absorvidos pela mucosa sublingual, mas a maioria é deglutida e absorvida pelo trato gastrointestinal. B. na maioria das vezes, a administração por via oral é útil em atendimentos de casos de emergência. - Isso não é verdade, pois em situações de emergência, geralmente se opta por vias de administração mais rápidas, como intravenosa. C. a administração de alguns medicamentos requer uma dose maior quando administrados por via oral do que quando administrados por via intravenosa. - Esta afirmação é correta, pois a biodisponibilidade dos medicamentos administrados por via oral pode ser menor devido ao efeito de primeira passagem pelo fígado. D. a presença de alimentos no estômago não interfere na absorção de medicamentos administrados. - Isso é falso, pois a presença de alimentos pode interferir na absorção de muitos medicamentos. E. pode se administrar inúmeros medicamentos ao mesmo tempo ao paciente, pois a presença de outros medicamentos no estômago não interfere na absorção de medicamentos administrados por via oral. - Isso também é falso, pois a presença de múltiplos medicamentos pode interferir na absorção devido a interações. Portanto, a alternativa correta é: C. a administração de alguns medicamentos requer uma dose maior quando administrados por via oral do que quando administrados por via intravenosa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Farmacocinética I
10 pág.

Faculdade Serra Dourada

Mais perguntas desse material

Para alcançar o local de ação, a grande maioria dos fármacos precisa atravessar as membranas plasmáticas. São considerados mecanismos de transporte de fármacos.
a) Difusão passiva de fármacos hidrossolúveis através de canal aquoso.
b) Difusão facilitada por meio de proteínas transportadoras.
c) Transporte ativo com gasto de energia.
d) Endocitose.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Interações medicamentosas constituem alterações de respostas farmacológicas, em que os efeitos de um ou mais medicamentos são alterados pela administração simultânea ou anterior de outros medicamentos.
Com relação aos mecanismos envolvidos nas interações medicamentosas, assinale a alternativa correta.
I – Interações farmacocinéticas surgem quando um fármaco modifica absorção, distribuição, metabolismo ou excreção de outro fármaco, alterando, assim, a concentração desse fármaco ativo no organismo.
II – Interações farmacodinâmicas são aquelas em que o efeito de um fármaco é alterado pela presença de outro fármaco no sítio de ação.
III – Incompatibilidades farmacêuticas ocorrem in vivo, antes da administração ao paciente.
A. As afirmativas I, II e III estão corretas.
B. As afirmativas I e II estão corretas.
C. As afirmativas I e III estão corretas.
D. As afirmativas II e III estão corretas.
E. Apenas a afirmativa III está correta.

A absorção de fármacos no TGI pode ser afetada pelo uso concomitante de outros fármacos, ou de alimentos ou nutrientes, em que a absorção pode ser aumentada ou diminuída, acelerada ou retardada. Considerando interações farmacocinéticas em nível de absorção, é correto afirmar que:
a) A absorção de fármacos como tetraciclinas no TGI pode ser aumentada por alimentos contendo íons cálcio em razão da formação de quelatos.
b) A absorção de fármacos como tetraciclinas no TGI pode ser diminuída por alimentos contendo íons cálcio em razão da formação de quelatos.
c) A alteração do pH gástrico ou a alteração da motilidade intestinal não interferem na absorção de fármacos no TGI.
d) A diminuição da absorção gastrointestinal de fármacos não promove alteração das concentrações no sangue.
e) O aumento da absorção gastrointestinal de fármacos não promove alteração das concentrações no sangue.

Em algumas situações, ocorre o agravamento do quadro clínico do paciente, seja por ineficácia terapêutica ou surgimento de efeitos colaterais em razão da interação entre medicamentos e fitoterápicos.
Assinale a afirmativa correta em relação à associação entre alguns fitoterápicos e medicamentos.
A. É recomendável a associação do uso de Allium sativum em pacientes usuários de heparina.
B. É recomendável a associação do uso de Allium sativum em pacientes diabéticos usuários de insulina.
C. O uso de Hypericum (erva-de-São-João) pode resultar em ineficácia terapêutica do imunossupressor ciclosporina. O uso de Hypericum sp (erva-de-São-João) pode causar rejeição de transplantes em razão da redução dos níveis plasmáticos do imunossupressor ciclosporina. Allium sativum não pode ser utilizado em associação com anticoagulantes orais, heparina, agentes trombolíticos, antiagregantes plaquetário (por exemplo, AAS) e anti-inflamatórios não esteroidais, por aumentarem o risco de hemorragias.
D. É recomendável a associação do uso de Allium sativum em pacientes usuários de antiagregantes plaquetários (por exemplo, AAS).
E. É recomendável a associação do uso de Allium sativum em pacientes usuários de varfarina.

Medicamentos e suplementos alimentares podem alterar as concentrações fisiológicas dos minerais em razão de diminuição da absorção, aumento da excreção ou alteração do metabolismo de tais micronutrientes.
Assinale a afirmativa correta em relação à associação entre medicamentos e micronutrientes.
A. Suplementos de cálcio podem aumentar a absorção de zinco.
B. Diuréticos tiazídicos e diuréticos de alça podem causar hiperpotassemia.
C. Diuréticos tiazídicos e diuréticos de alça causam hipopotassemia, enquanto diuréticos poupadores de potássio causam hiperpotassemia.
D. Antiácidos como hidróxido de alumínio se complexam e quelam os íons ferro, diminuindo a sua absorção.
E. Antiácidos como hidróxido de alumínio aumentam a absorção de íons ferro.

Mais conteúdos dessa disciplina