Logo Passei Direto
Buscar
Os programas de Controle Interno da Qualidade (CIQ) e Controle Externo da Qualidade (CEQ) no laboratório devem ser documentados, contemplando: lista de analitos; forma de controle e frequência de utilização; limites e critérios de aceitabilidade para os resultados dos controles; avaliação e registro dos resultados dos controles. A seguir estão listados uma série de recomendações sobre o controle de qualidade laboratorial. Assinale alternativa que não apresenta uma recomendação aos laboratórios.
O laboratório clínico deve participar de Ensaios de Proficiência para todos os exames realizados na sua rotina.
O laboratório sempre deve contemplar a liberação ou rejeição das análises após avaliação dos resultados das amostras controle.
O laboratório clínico não é obrigado a registrar os resultados do controle de qualidade, inadequações ou resultados rejeitados.
As amostras-controle devem ser analisadas da mesma forma que as amostras dos pacientes.
A participação em Ensaios de Proficiência deve ser individual para cada unidade do laboratório clínico que realiza as análises.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A alternativa que não apresenta uma recomendação aos laboratórios é: "O laboratório clínico não é obrigado a registrar os resultados do controle de qualidade, inadequações ou resultados rejeitados." Essa afirmação está incorreta, pois o registro dos resultados do controle de qualidade é fundamental para garantir a confiabilidade e a rastreabilidade dos exames realizados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina