Logo Passei Direto
Buscar
A Síndrome de burnout, termo utilizado inicialmente por Freudenberger (1974), caracteriza um esgotamento físico e mental, causado por:
Escolha uma opção:
a. Carregamento e movimentação excessiva de peso nos ambientes de trabalho. O risco envolvido por excesso de peso e ritmo de trabalho não esta associado à síndrome de burnout.
b. Dificuldade de atendimento das normas regulamentadoras impostas pelo Ministério do Trabalho.
c. Sentimento de fracasso e exaustão, causado por excessivo desgaste de energia e recursos, ligados a situações de trabalho.
d. Exposição a risco relacionado às temperaturas e pressões anormais (altas ou baixas) no ambiente de trabalho.
e. Dificuldades respiratórias relacionadas à asma causada por poeiras no local de trabalho.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A Síndrome de Burnout é caracterizada por um esgotamento físico e mental, geralmente relacionado a estresse crônico no ambiente de trabalho. Ela se manifesta através de sentimentos de fracasso, exaustão emocional e uma sensação de falta de realização. Analisando as opções: a) Carregamento e movimentação excessiva de peso nos ambientes de trabalho - Isso se relaciona mais a lesões físicas do que à síndrome de burnout. b) Dificuldade de atendimento das normas regulamentadoras impostas pelo Ministério do Trabalho - Embora possa causar estresse, não é a causa principal da síndrome de burnout. c) Sentimento de fracasso e exaustão, causado por excessivo desgaste de energia e recursos, ligados a situações de trabalho - Esta opção descreve exatamente os sintomas e causas da síndrome de burnout. d) Exposição a risco relacionado às temperaturas e pressões anormais (altas ou baixas) no ambiente de trabalho - Isso se refere a riscos físicos, não à síndrome de burnout. e) Dificuldades respiratórias relacionadas à asma causada por poeiras no local de trabalho - Isso é uma questão de saúde ocupacional, mas não está relacionado à síndrome de burnout. Portanto, a alternativa correta é: c) Sentimento de fracasso e exaustão, causado por excessivo desgaste de energia e recursos, ligados a situações de trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um funcionário que possui o cargo de operador de máquinas da indústria que você trabalha como engenheiro de produção, questionou você porque ele ganha apenas 20% de insalubridade, se ele pode ficar surdo realizando a atividade de trabalho dele e o colega dele que faz o abastecimento das empilhadeiras ganha 30% de periculosidade, mesmo sem a possibilidade de ficar surdo, o que considera algo grave. Que resposta você daria a ele?
Escolha uma opção:
a. Diria a ele que os adicionais de insalubridade e periculosidade são definidos por lei, dando diretrizes do que caracteriza a insalubridade e a periculosidade, e definindo o percentual fornecido a cada tipo de atividade insalubre e periculosa.
b. Explicaria ao funcionário que a Norma Regulamentadora 16 traz a porcentagem dos adicionais que devem ser atribuídos aos funcionários conforme o risco exposto, por esse motivo eles recebem adicionais diferentes.
c. Explicaria ao funcionário que a Norma Regulamentadora 15 traz a porcentagem dos adicionais que devem ser atribuídos aos funcionários conforme o risco exposto, por esse motivo eles recebem adicionais diferentes.
d. Diria a ele que o risco existe para os dois, mas que a definição dos adicionais é feita pelo setor de Recursos Humanos, por meio da identificação dos cargos que podem ocorrer mais acidentes de trabalho.
e. Explicaria ao funcionário que as Normas Regulamentadoras 15 e 16 trazem a porcentagem dos adicionais de periculosidade e insalubridade, respectivamente, e que devem ser atribuídos aos funcionários conforme os critérios estabelecidos pelo setor SESMT.

Você é o responsável técnico por uma obra que recebeu, no dia de hoje, à fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho. O auditor fez uma série de apontamentos sobre a segurança do canteiro resultando na paralisação das atividades de acabamento externo por irregularidades nas documentações dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de atividades de trabalho em altura, linha de vida e andaime fachadeiro. Qual o termo correto para definir a situação atual da obra conforme as Normas Regulamentadoras? Tendo em vista a ocorrência dessa paralisação, é possível dar continuidade ao desenvolvimento das atividades de acabamento interno do edifício?
Escolha uma opção:
a. A obra está embargada. Não é possível continuar às atividades de acabamento interno.
b. A obra está interditada. Não é possível dar continuidade às atividades de acabamento interno.
c. A obra está parcialmente embargada. Sim, é possível continuar às atividades de acabamento interno, pois o embargo refere-se apenas às atividades de acabamento externo.
d. A obra está parcialmente embargada. Não é possível dar continuidade às atividades de acabamento interno. Observando os parâmetros definidos na NR3, é possível observar que a obra está parcialmente embargada, para atividades em altura externa, sendo possível dar continuidade ao acabamento interno.
e. A obra está parcialmente interditada. Sim, é possível continuar as atividades de acabamento interno, pois a interdição refere-se apenas às atividades de acabamento externo.

Mais conteúdos dessa disciplina