Logo Passei Direto
Buscar
Um pesquisador deseja clonar a sequência codificante de um gene de 540 pb a jusante (downstream) do promotor (200 pb) de um vetor, para subsequente expressão e purificação da proteína de interesse. Assim, o gene foi isolado como fragmento da ação da enzima de restrição SmaI (o sítio de reconhecimento dessa enzima é CCC↓GGG / a seta indica sítio de clivagem) e clonado no sítio SmaI do vetor localizado imediatamente a jusante do promotor. A sequência do gene contém um único sítio para enzima de restrição EcoRI localizada 70 pb a jusante do códon iniciador. A representação esquemática do plasmídeo a seguir indica a localização dos sítios de reconhecimento de algumas enzimas de restrição no vetor e a posição de inserção do gene de interesse.
O pesquisador avaliou as colônias obtidas no processo de clonagem por meio da digestão do material com as duas enzimas de restrição HindIII e EcoRI. Qual dos seguintes padrões de digestão com essas duas enzimas de restrição representa o clone com perfil desejado pelo pesquisador para os experimentos de superexpressão?
a. ~270 pb + ~470 pb + o restante da estrutura vetor.
b. ~740 pb + ~70 pb + o restante da estrutura vetor.
c. ~200 pb + o restante da estrutura vetor.
d. ~810 pb + o restante da estrutura vetor.
e. ~200 pb + 540 pb + o restante da estrutura vetor.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar a situação apresentada e as alternativas de resposta. 1. O gene de interesse tem 540 pb e está localizado a jusante de um promotor de 200 pb. Portanto, a sequência total que estamos considerando para a clonagem é de 740 pb (200 pb do promotor + 540 pb do gene). 2. O pesquisador usou a enzima de restrição SmaI para clonar o gene no vetor. O sítio de reconhecimento da SmaI é CCC↓GGG, e o gene contém um único sítio para a enzima EcoRI, que está 70 pb a jusante do códon iniciador. 3. Quando o vetor é digerido com as enzimas HindIII e EcoRI, o padrão de digestão esperado deve incluir a sequência do promotor, a sequência do gene e a parte do vetor. Agora, vamos analisar as alternativas: a. ~270 pb + ~470 pb + o restante da estrutura vetor. - Não parece correto, pois não corresponde ao tamanho total esperado. b. ~740 pb + ~70 pb + o restante da estrutura vetor. - Não faz sentido, pois não se espera um fragmento de 70 pb adicional. c. ~200 pb + o restante da estrutura vetor. - Não é correto, pois não inclui o gene de 540 pb. d. ~810 pb + o restante da estrutura vetor. - Não é correto, pois não corresponde ao tamanho total esperado. e. ~200 pb + 540 pb + o restante da estrutura vetor. - Esta alternativa está correta, pois inclui o promotor (200 pb) e o gene (540 pb), totalizando 740 pb, além do restante da estrutura do vetor. Portanto, a alternativa correta é: e) ~200 pb + 540 pb + o restante da estrutura vetor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia e analise as proposições.
I- CRISPR é um acrônimo da língua inglesa das palavras repetições palindrômicas curtas agrupadas e regularmente interespaçadas (clustered regularly interspaced short palindromic repeat).
II- O operon CRISPR contém fragmentos de DNA viral provenientes de infecções prévias sofridas por organismos procariontes. Os cientistas descobriram que ele faz parte de um mecanismo de defesa de bactérias, sendo posteriormente adaptado como uma ferramenta de edição gênica.
III- Sequências PAM, sgRNA (single guide), Cas são componentes importantes no processo de edição gênica mediada pelo operon CRISPR.
IV- A edição gênica promovida pelo sistema CRISPR/Cas pode ser realizada apenas em éxons.
V- A edição gênica realizada pelo sistema CRISPR/Cas permite exclusivamente a remoção de fragmentos do genoma (construção de knock-outs), além de ser uma técnica que pode ser aplicada apenas em organismos mais simples, como os procariontes.
a. Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
b. Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
c. Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
d. Estão corretas apenas as afirmativas I, III e V.
e. Estão corretas apenas as afirmativas II, III e V.

Mais conteúdos dessa disciplina