Logo Passei Direto
Buscar
A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.
Sobre esse tema, assinale a afirmativa incorreta.
a. O controle de infecções nos serviços de saúde, incluindo as práticas da higienização das mãos, além de atender às exigências legais e éticas, concorre também para melhoria da qualidade no atendimento e na assistência ao paciente.
b. A contaminação das mãos dos profissionais de saúde somente ocorre durante o contato direto com o paciente.
c. Na epidemiologia da transmissão de microrganismos multirresistentes, as mãos dos profissionais de saúde constituem a principal ponte entre o paciente colonizado e aquele que anteriormente não tinha tal status.
d. Nos serviços de saúde, recomenda-se o uso de sabonete líquido, tipo refil, devido ao menor risco de contaminação do produto.
e. Na aquisição de produtos destinados à higienização das mãos, deve-se verificar se eles estão registrados na Anvisa/MS, atendendo às exigências específicas para cada produto.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a afirmativa incorreta: a) O controle de infecções nos serviços de saúde, incluindo as práticas da higienização das mãos, além de atender às exigências legais e éticas, concorre também para melhoria da qualidade no atendimento e na assistência ao paciente. - Esta afirmativa está correta, pois a higienização das mãos realmente melhora a qualidade do atendimento. b) A contaminação das mãos dos profissionais de saúde somente ocorre durante o contato direto com o paciente. - Esta afirmativa é incorreta. As mãos dos profissionais de saúde podem se contaminar em diversas situações, não apenas durante o contato direto com o paciente, mas também ao tocar superfícies, equipamentos e outros objetos. c) Na epidemiologia da transmissão de microrganismos multirresistentes, as mãos dos profissionais de saúde constituem a principal ponte entre o paciente colonizado e aquele que anteriormente não tinha tal status. - Esta afirmativa está correta, pois as mãos são um vetor importante na transmissão de infecções. d) Nos serviços de saúde, recomenda-se o uso de sabonete líquido, tipo refil, devido ao menor risco de contaminação do produto. - Esta afirmativa está correta, pois o sabonete líquido em refil é preferido para reduzir o risco de contaminação. e) Na aquisição de produtos destinados à higienização das mãos, deve-se verificar se eles estão registrados na Anvisa/MS, atendendo às exigências específicas para cada produto. - Esta afirmativa está correta, pois é importante garantir que os produtos sejam seguros e eficazes. Portanto, a afirmativa incorreta é: b) A contaminação das mãos dos profissionais de saúde somente ocorre durante o contato direto com o paciente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ocorrência habitual de uma doença ou a presença permanente de um agente infeccioso em determinada área geográfica denomina-se:
a. Epidemia.
b. Surto.
c. Endemia.
d. Infestação.
e. Pandemia.

A pesquisa de qualidade é fundamental para os profissionais da saúde porque fornece um alicerce forte para a avaliação crítica da atividade prática em relação aos achados de pesquisa e para a promoção de avanços embasados em evidências.
Em relação aos tipos de estudos metodológicos da pesquisa em saúde e enfermagem, assinale a opção incorreta.
a. Em estudo caso controle, a investigação parte do “efeito” para chegar às “causas”; pesquisa etiológica, retrospectiva, de trás para frente, após o fato consumado; as pessoas são escolhidas porque têm uma doença (os casos) e as pessoas comparáveis sem a doença (os controles) são investigadas para saber se foram expostas aos fatores de risco.
b. Estudos ecológicos avaliam correlações ou tendências baseadas em informações derivadas de outros grupos. As áreas geográficas são, geralmente, as unidades de análise e servem para levantar hipóteses, são pesquisas estatísticas.
c. No estudo transversal (causa e efeito) ou exposição ao fator e doença são investigados ao mesmo tempo. Na análise de dados é que se saberá quem são os “expostos” e “não expostos” e quem são os “doentes” e sadios.
d. No estudo de coorte parte-se da “causa” em direção ao “efeito”; observam-se situações na vida real: os grupos são acompanhados por um determinado período de vida e representam estudos prospectivos e retrospectivos.
e. No estudo randomizado, os participantes são alocados aleatoriamente em grupos denominados grupos de estudo (experimental) e de controle, sendo todos os participantes submetidos a determinada intervenção.

O Sistema de Vigilância Epidemiológica é responsável pelos eventos adversos.
Identifique a seguir as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) em relação aos eventos adversos.
( ) Evento adverso é toda situação clínica ocorrida em tempo variável após a utilização de produtos imunobiológicos, respeitando-se um diagnóstico diferencial adequado, o afastamento da situação coincidente e a plausibilidade biológica do evento.
( ) As vacinas podem apresentar eventos adversos pós-vacinais que se caracterizam como locais ou sistêmicos, leves, moderados ou graves, categorizados em relação à vacina e aos vacinados.
( ) A convulsão pode ser um evento adverso da vacina tríplice DPT. Nesse caso, recomenda-se que o esquema vacinal não seja completado e que o paciente receba o tratamento indicado.
( ) A notificação dos eventos adversos pós-vacinais inicia-se na unidade de saúde que deverá identificar, investigar e notificar a coordenação de imunização e/ou serviço de vigilância do município.
a. V – V – F – V
b. V – F – F – V
c. F – V – V – V
d. F – V – V – F
e. F – F – V – F

Mais conteúdos dessa disciplina