Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a medicina preventiva, em relação à história natural e à prevenção de doenças, quais das medidas a seguir correspondem à prevenção secundária?
a. Boa nutrição, atenção ao desenvolvimento da personalidade e higiene pessoal.
b. Saneamento, moradia adequada e imunização.
c. Imunização, saneamento básico e proteção contra riscos ocupacionais.
d. Diagnóstico e tratamento precoce dos casos e exames em massa da população.
e. Moradia adequada, atenção ao desenvolvimento da personalidade.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A prevenção secundária se refere a medidas que visam detectar e tratar doenças em seus estágios iniciais, antes que se tornem mais graves. Isso inclui diagnósticos precoces e intervenções que podem evitar a progressão da doença. Analisando as alternativas: a) Boa nutrição, atenção ao desenvolvimento da personalidade e higiene pessoal - Essas são medidas de prevenção primária, focadas na promoção da saúde e prevenção de doenças. b) Saneamento, moradia adequada e imunização - Essas também são medidas de prevenção primária, que visam evitar o surgimento de doenças. c) Imunização, saneamento básico e proteção contra riscos ocupacionais - Novamente, essas são medidas de prevenção primária. d) Diagnóstico e tratamento precoce dos casos e exames em massa da população - Esta alternativa se encaixa perfeitamente na definição de prevenção secundária, pois envolve a detecção e tratamento precoce de doenças. e) Moradia adequada, atenção ao desenvolvimento da personalidade - Essas são medidas de prevenção primária. Portanto, a alternativa correta que corresponde à prevenção secundária é: d) Diagnóstico e tratamento precoce dos casos e exames em massa da população.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ocorrência habitual de uma doença ou a presença permanente de um agente infeccioso em determinada área geográfica denomina-se:
a. Epidemia.
b. Surto.
c. Endemia.
d. Infestação.
e. Pandemia.

A pesquisa de qualidade é fundamental para os profissionais da saúde porque fornece um alicerce forte para a avaliação crítica da atividade prática em relação aos achados de pesquisa e para a promoção de avanços embasados em evidências.
Em relação aos tipos de estudos metodológicos da pesquisa em saúde e enfermagem, assinale a opção incorreta.
a. Em estudo caso controle, a investigação parte do “efeito” para chegar às “causas”; pesquisa etiológica, retrospectiva, de trás para frente, após o fato consumado; as pessoas são escolhidas porque têm uma doença (os casos) e as pessoas comparáveis sem a doença (os controles) são investigadas para saber se foram expostas aos fatores de risco.
b. Estudos ecológicos avaliam correlações ou tendências baseadas em informações derivadas de outros grupos. As áreas geográficas são, geralmente, as unidades de análise e servem para levantar hipóteses, são pesquisas estatísticas.
c. No estudo transversal (causa e efeito) ou exposição ao fator e doença são investigados ao mesmo tempo. Na análise de dados é que se saberá quem são os “expostos” e “não expostos” e quem são os “doentes” e sadios.
d. No estudo de coorte parte-se da “causa” em direção ao “efeito”; observam-se situações na vida real: os grupos são acompanhados por um determinado período de vida e representam estudos prospectivos e retrospectivos.
e. No estudo randomizado, os participantes são alocados aleatoriamente em grupos denominados grupos de estudo (experimental) e de controle, sendo todos os participantes submetidos a determinada intervenção.

O Sistema de Vigilância Epidemiológica é responsável pelos eventos adversos.
Identifique a seguir as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) em relação aos eventos adversos.
( ) Evento adverso é toda situação clínica ocorrida em tempo variável após a utilização de produtos imunobiológicos, respeitando-se um diagnóstico diferencial adequado, o afastamento da situação coincidente e a plausibilidade biológica do evento.
( ) As vacinas podem apresentar eventos adversos pós-vacinais que se caracterizam como locais ou sistêmicos, leves, moderados ou graves, categorizados em relação à vacina e aos vacinados.
( ) A convulsão pode ser um evento adverso da vacina tríplice DPT. Nesse caso, recomenda-se que o esquema vacinal não seja completado e que o paciente receba o tratamento indicado.
( ) A notificação dos eventos adversos pós-vacinais inicia-se na unidade de saúde que deverá identificar, investigar e notificar a coordenação de imunização e/ou serviço de vigilância do município.
a. V – V – F – V
b. V – F – F – V
c. F – V – V – V
d. F – V – V – F
e. F – F – V – F

Mais conteúdos dessa disciplina