Logo Passei Direto
Buscar
Um popular site educativo assim discute a periodização da história colonial do Brasil.
Sobre a periodização do período colonial apresentada no texto anterior, é correto afirmar:
A - Este modelo de periodização não é mais utilizado nos estudos acadêmicos de história, tendo sido superado pela perspectiva marxista de desenvolvimento do capitalismo.
B - O período colonial brasileiro se inicia em 1500, data da chegada de Pedro Álvares Cabral, marcando também o fim do período pré-histórico do Brasil.
C - A periodização apresentada pelo texto é a única correta do ponto de vista histórico, sendo por isso presente em provas como Enem ou vestibulares.
D - O modelo de periodização expresso pelo texto privilegia a história política e econômica, sendo possível outras formas de periodização do período colonial.
E - A periodização apresentada no texto não pode ser expressa em uma linha do tempo única sendo, por isso, inadequada aos estudos históricos.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A - Este modelo de periodização não é mais utilizado nos estudos acadêmicos de história, tendo sido superado pela perspectiva marxista de desenvolvimento do capitalismo. - Essa afirmação é exagerada, pois a periodização colonial ainda é utilizada, embora existam diferentes abordagens. B - O período colonial brasileiro se inicia em 1500, data da chegada de Pedro Álvares Cabral, marcando também o fim do período pré-histórico do Brasil. - Essa afirmação é correta, pois a chegada de Cabral é geralmente considerada o início do período colonial. C - A periodização apresentada pelo texto é a única correta do ponto de vista histórico, sendo por isso presente em provas como Enem ou vestibulares. - Essa afirmação é incorreta, pois existem várias formas de periodização. D - O modelo de periodização expresso pelo texto privilegia a história política e econômica, sendo possível outras formas de periodização do período colonial. - Essa afirmação é verdadeira, pois a periodização pode ser vista sob diferentes ângulos. E - A periodização apresentada no texto não pode ser expressa em uma linha do tempo única sendo, por isso, inadequada aos estudos históricos. - Essa afirmação é exagerada, pois a periodização pode sim ser representada em uma linha do tempo. Após essa análise, a alternativa mais correta é a B, pois é um fato histórico amplamente aceito que o período colonial brasileiro se inicia em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Segundo o historiador Fernando Novais, a vida dos primeiros colonos portugueses no Brasil dialogava com dois aspectos essenciais: "de um lado, sua inserção nos quadros da civilização ocidental; de outro, a sua maneira peculiar de integrar-se naquele universo. No primeiro aspecto [...], revela-se o que a Colônia tinha de comum com o mundo metropolitano; no segundo [...], talvez resida sua peculiaridade, pois o referencial [...] era, naturalmente, o mundo europeu".
Relacionando esta afirmação com o que você conhece, a partir do livro da disciplina e dos vídeos, sobre a a história e a historiografia do Brasil colonial, é correto afirmar:
A - Ignorando a realidade colonial, os portugueses, inclusive mais que os espanhóis, ignoraram a realidade natural do Brasil e impuseram à colônia toda uma nova natureza para ser utilizada pelos colonizadores.
B - A ausência de instituições religiosas, o fraco poder central metropolitano, a prevalência do trabalho livre, foram características coloniais que se diferenciavam da realidade metropolitana.
C - Para a historiografia do Brasil colônia, a escravidão ou o sistema de plantation eram menos importantes à realidade dos habitantes locais do que a difusão de ideias religiosos.
D - Ainda que os portugueses lançassem suas interpretações culturais para compreender o Brasil, as especificidades da vida colonial exigiam adaptações conforme as demandas locais.
E - A presença constante de revoltas coloniais é evidência da presença de um sentimento nativista e patriótico brasileiro desde o século XVI.

Mais conteúdos dessa disciplina