Logo Passei Direto
Buscar
Dados da alfabetização no Brasil registram que, no século passado, tínhamos cerca de 18% de alfabetizados e, no final do século XIX e início do século XXI, somos 83%.
A partir desses dados, podemos inferir que:
a) Excluímos da escola crianças desfavorecidas que não tinham interesse em aprender a ler e a escrever.
b) Retrocedemos, pois a taxa de analfabetos aumentou consideravelmente, mantendo a educação e o país no caos social.
c) Constatamos que ler e escrever sempre foram privilégios das elites.
d) Incluímos o público de mais de 60 anos, eliminando a presença deles nas estatísticas atuais.
e) Avançamos, mesmo que lentamente, ao mesmo tempo ampliamos nossas expectativas em relação à alfabetização.
User badge image
Didaticamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas com base nos dados apresentados sobre a alfabetização no Brasil. a) Excluímos da escola crianças desfavorecidas que não tinham interesse em aprender a ler e a escrever. - Essa afirmação não é suportada pelos dados, pois a inclusão é um dos objetivos da educação. b) Retrocedemos, pois a taxa de analfabetos aumentou consideravelmente, mantendo a educação e o país no caos social. - Isso contradiz os dados, que mostram um aumento na taxa de alfabetização. c) Constatamos que ler e escrever sempre foram privilégios das elites. - Embora essa afirmação possa ter um fundo de verdade em contextos históricos, não é uma inferência direta dos dados apresentados. d) Incluímos o público de mais de 60 anos, eliminando a presença deles nas estatísticas atuais. - Essa afirmação não é válida, pois a inclusão de pessoas mais velhas não elimina a presença delas nas estatísticas. e) Avançamos, mesmo que lentamente, ao mesmo tempo ampliamos nossas expectativas em relação à alfabetização. - Esta opção reflete a realidade dos dados, que mostram um aumento significativo na taxa de alfabetização. Portanto, a alternativa correta é: e) Avançamos, mesmo que lentamente, ao mesmo tempo ampliamos nossas expectativas em relação à alfabetização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quino é um escritor argentino, criador das tirinhas da Mafalda. Elas foram publicadas desde 1960 e mantém atualidade em sua temática, especialmente em algumas situações relacionadas à educação. Leia com atenção, reflita sobre o contexto escolar no qual a Mafalda está inserida e responda:
Tomando como base os conceitos de alfabetização e letramento estudados, aplicados à situação da tirinha, pode-se afirmar que
a) A atitude correta da professora é de privilegiar primeiro o domínio do código alfabético.
b) A professora não fica surpresa com a interlocução com Mafalda.
c) A Mafalda está sendo alfabetizada, porém a professora desconsidera o processo de letramento.
d) A professora está atenta ao contexto social de uso da leitura e da escrita.
e) A Mafalda e seus colegas estão em processo de letramento.

A capacidade de IMITAÇÃO é essencial para o desenvolvimento como um todo, mas especialmente para o aprendizado da fala, é essencial. Nós humanos, desde muito cedo, somos capazes de imitar as expressões faciais, os sons, as palavras.
Considerando que o aprendizado da fala está relacionada à capacidade de imitação da criança, o comportamento adequado dos adultos que interagem com a criança deve ser:
a) evitar olhar diretamente no rosto da criança quando fala, pois pode tornar o ato de falar ameaçador.
b) falar de forma natural, com tom adequado.
c) usar diminutivos como forma de linguagem que aproxima mais a linguagem do adulto à da criança.
d) imitar a fala da criança do jeito que se apresenta, mesmo contendo alterações fonéticas.
e) fazer uso da repetição das palavras para apreensão dos fonemas.

Veja um exemplo do cotidiano da sala de aula nessa conversa entre a Susi, o Calvin e a professora.
Analise as afirmativas sobre o aprendizado da linguagem oral.
I - À professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental cabe permitir que as crianças falem espontaneamente e continuamente para que aprendam sobre as situações comunicativas.
II - Faz-se desnecessário organizar situações comunicativas contextualizadas de escuta, pois esta é uma habilidade natural que depende apenas da existência de bons modelos e da interlocução com os familiares.
III - Para o desenvolvimento da oralidade é preciso que as atividades de uso e as de reflexão sobre a língua oral estejam contextualizadas em projetos didáticos, quer sejam da área de Língua Portuguesa, quer sejam das demais áreas de conhecimento.
IV - O trabalho com a linguagem oral deve acontecer à partir de atividades significativas nas quais seja possível a realização de estratégias como: seminários, recontos de histórias, debates, produção de exposições orais, dar um recado, etc.
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) Somente a afirmativa II está correta.
e) As afirmativas II e IV estão corretas.

Todas as crianças que aprendem a falar, têm habilidades fonológicas importantes que são desenvolvidas muito rapidamente, mesmo antes da alfabetização. Mas no processo de alfabetização há aspectos fonológicos que merecem a atenção da escola.
Marque V para Verdadeiro e F para Falso, nas afirmativas sobre a consciência fonológica (CF).
( ) I - O desempenho de crianças com atraso de linguagem não são afetados com procedimentos para desenvolver a consciência fonológica.
( ) II - As situações de brincadeiras sonoras, cujo desafio é perceber sons que rimam são adequadas às crianças falantes de 5 e 6 anos.
( ) III - A consciência fonológica é a habilidade que a criança adquire de manipular os sons da língua.
( ) IV - A consciência fonológica é conquistada através de um programa de treinamento, realizado de forma sistemática no período da alfabetização.
( ) V - Consciência fonológica e consciência fonêmica são habilidades linguísticas que têm o mesmo significado.
a) V, F, V, F, F
b) F, V, V, F, F
c) V, V, F, V, F
d) F, V, V, F, V
e) F, V, V, V, F

A professora de uma criança (menino) de 3 anos e 4 meses está incomodada com seu comportamento cada vez mais agressivo na classe: rabisca com muita força, nem sempre faz a atividade conforme a orientação, rasga os folhas dos colegas, pega os livros, bate se contrariado ou sem motivo aparente.
Portanto, considerando que este seja o quadro de uma criança ainda não-verbal, qual deve ser a conduta da professora para ajudar a criança no seu desenvolvimento?
I - Conter a criança, afastando-a dos colegas para evitar consequências de sua agressividade, colocando limites.
II - Conversar com os pais, a fim de compreender melhor o comportamento em evidência, ouvir o ponto de vista da família, e buscar junto a ela uma alternativa para ajudar a criança.
III - Avaliar o vínculo que estabeleceu com a criança, demonstrar afeto de forma que se sinta segura, estimular sua fala, fornecendo-lhe atenta e sistematicamente mais oportunidades de expressão.
IV - Envolver a criança, o máximo possível em atividades de leitura e reconto de histórias e projetos de pesquisa, onde tenha que nomear objetos, animais, pessoas.
V - Sugerir aos pais um professor particular que oportunize a criança a repetição de palavras e frases.
a) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas a afirmativa III é correta.
d) Apenas as afirmativas II e V são corretas.
e) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

os determinam a forma como se usa a pragmática. Na perspetiva pragmática, a linguagem é definida em termos de ação, isto é, como uma atividade em que as palavras são ferramentas de um agente na realização das suas intenções. Deste modo, os usos linguísticos constituem sempre "ações propositais", cujas regras de emprego são moldadas de acordo com a multiplicidade de experiências históricas, sociais e culturais que caracterizam cada comunidade de falantes.
Avalie nos itens abaixo, aquele que se refere a aquisições pragmáticas:
a) Emitir fonemas e sons consonantais como ma - ma, ma… pa, pa...
b) Saber desculpar-se, praticar gentilezas, fazer convites, fazer apresentações, brindar, interessar-se pelo saúde de outras pessoas.
c) Apresentar comunicação econômica, estilo telegráfico, exigindo tradução do adulto.
d) Comunicar-se dá pela via do afeto, das carícias, nas trocas, no banho, na amamentação.
e) Emitir sons, vocalizações, balbucios.

Mais conteúdos dessa disciplina