Logo Passei Direto
Buscar
A partir da definição de currículo abordada pelo autor, avalie as afirmativas a seguir.
É correto o que se afirma em:
I- A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que pode colocar em desvantagem determinados grupos sociais e culturais.
II- O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve uma multiplicidade de relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponder à forma como foi idealizado.
III- As teorias críticas reconhecem a existência de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para a inclusão escolar.
IV- É desafio da escola incluir no currículo experiências culturais diversificadas, que não reproduzam estruturas da vida social em suas assimetrias e desigualdades.
a. I, apenas.
b. II e III.
c. II e IV.
d. I, III e IV.
e. I, II, III e IV.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que pode colocar em desvantagem determinados grupos sociais e culturais. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a seleção cultural no currículo pode, de fato, marginalizar certos grupos. II- O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve uma multiplicidade de relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponder à forma como foi idealizado. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o currículo deve refletir a prática educativa e as relações sociais envolvidas. III- As teorias críticas reconhecem a existência de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para a inclusão escolar. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois as teorias críticas realmente abordam a questão do poder e a inclusão no currículo. IV- É desafio da escola incluir no currículo experiências culturais diversificadas, que não reproduzam estruturas da vida social em suas assimetrias e desigualdades. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a inclusão de experiências culturais diversificadas é um desafio importante para evitar a reprodução de desigualdades. Como todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas, a alternativa correta é: e) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Hoje, o aluno traz para a escola o que descobre na internet para discutir com os seus colegas e o seu professor. Ele não vê mais o professor como um transmissor ou a principal fonte de conhecimento, mas espera que ele se apresente como um orientador das discussões travadas em sala de aula ou mesmo nos ambientes on-line integrados às atividades escolares.
Considerando os desafios colocados para o educador diante das exigências de novas práticas pedagógicas decorrentes dos avanços das tecnologias digitais, avalie as afirmativas a seguir: É correto apenas o que se afirma em:
I- As novas tecnologias estimulam a busca de mais informações por parte do aluno nativo digital, mas, por si só, não mudam, diretamente, o processo de ensino-aprendizagem, o qual depende do uso que se faz delas;
II- O professor que não domina as tecnologias digitais deve ser capaz de identificar o aluno nativo digital pelas informações que ele obtém pela internet;
III- A utilização das novas tecnologias nos ambientes on-line, integrada às atividades escolares e aos conhecimentos prévios do aluno, é suficiente para a construção do conhecimento;
IV- Uma das tarefas do professor é desenvolver novas formas de ensinar e aprender, incentivando o olhar crítico do aluno frente às inúmeras informações que a tecnologia digital oferece.
a. II.
b. IV.
c. I e III.
d. I e IV.
e. II e III.

A educação de jovens e adultos (EJA) traz os seus sujeitos impressos em seu nome, e isto não é à toa. São justamente esses sujeitos, com toda a sua diversidade e heterogeneidade, que demarcam as especificidades da modalidade.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmativas: É correto apenas o que se afirma em:
I- As especificidades dos alunos da EJA precisam ser consideradas e avaliadas constantemente, com o intuito de que os conhecimentos trabalhados em sala de aula sejam significativos;
II- Os pressupostos teóricos e a proposta curricular da EJA são os mesmos da alfabetização nas séries iniciais, de modo que os jovens e os adultos recuperem os conhecimentos aos quais não tiveram acesso em idade regular;
III- A relação dialógica entre os professores e os alunos potencializa o processo de ensino-aprendizagem, ao dar espaço para a diversidade e a heterogeneidade presentes nas salas de aula;
IV- O legado da Educação Popular deve nortear a proposta curricular da EJA numa perspectiva compensatória, de modo a favorecer os indivíduos que não obtiveram sucesso na educação regular.
a. I e III.
b. II e IV.
c. III e IV.
d. I, II e III.
e. I, II e IV.

A educação, fundada na transdisciplinaridade e apoiada na multidimensionalidade humana, vai além do racionalismo clássico, e reconhece a importância das emoções e dos sentimentos, a voz da intuição dialogando com a razão e com a emoção subjacente.
Considerando as implicações da educação transdisciplinar na organização do trabalho pedagógico, assinale a opção correta:
a. O pensamento formulado a partir da transdisciplinaridade implica a atitude de abertura para a troca de diferentes saberes e conhecimentos, sendo necessário que o planejamento do trabalho pedagógico contemple, simultaneamente, os diálogos entre os conteúdos das disciplinas na perspectiva transversal.
b. Na educação fundada na transdisciplinaridade, valorizam-se as diferentes áreas do conhecimento, considerando a criticidade, a criatividade e a auto-organização ecológica daquilo que surge de dentro para fora dos sujeitos aprendentes, ultrapassando as fronteiras do conhecimento.
c. Arte, História e Geografia, componentes curriculares que deram início ao pensamento transdisciplinar, têm em comum a articulação de seus conteúdos, que se autoalimentam de modo polissêmico e simbólico no plano didático, o que exige a contextualização das produções humanas, dos tempos e dos espaços, e que impede a fragmentação do conhecimento dessas áreas.
d. A transdisciplinaridade implica a formação do pensamento racionalizado sobre as diferentes áreas de conhecimento, associada à avaliação pedagógica dos resultados, que despreza a visão segmentada e disciplinar do ser humano, considerado sujeito antropoético, ou seja, não se avaliam conteúdos, mas vivências manifestas em atitudes relacionais antropológicas e éticas.
e. A organização do trabalho pedagógico, sob a perspectiva transdisciplinar, implica a formação do ser humano em suas múltiplas dimensões, promovendo o desenvolvimento integral do ser que pensa, fala, deseja e age, em vivências que favorecem o autoconhecimento, e tornando o pensamento aberto a tudo que transcenda a fragmentação do conhecimento e do ser.

É correto apenas o que se afirma em:
I- O currículo da Educação Infantil é definido como um conjunto de conteúdos, ou seja, objetos de conhecimento que articulam as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico;
II- O planejamento, imprescindível às propostas educativas, deve ser flexível e contextual, adequado à idade das crianças, o que exige, por exemplo, separar as linguagens, para que haja clareza no desenvolvimento das atividades que envolvem as artes, o corpo e as linguagens expressivas;
III- A proposta pedagógica deve primar pela orientação de vivências, desenvolvidas por meio de metodologias específicas para a Educação Infantil, e de promoção de atividades de expressão motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças;
IV- A avaliação deve contemplar o conhecimento sobre as preferências das crianças, a maneira como elas se envolvem nas atividades, os parceiros escolhidos por elas para interagir em diferentes contextos, o que subsidiará a reorganização da práxis de modo assertivo;
V- A prática pedagógica deve preparar as crianças para o momento de transição, para o Ensino Fundamental, o que justifica o desenvolvimento de atividades por áreas, com os conteúdos de artes, corpo e linguagem, assegurando-se a continuidade dos processos educativos vividos pela participação dos pais, dos governos e das comunidades locais;
a. I e II.
b. I e IV.
c. III e IV.
d. I, II e III.
e. II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina