Logo Passei Direto
Buscar
O Sistema Financeiro Nacional é definido como o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilitam a transferência de recursos dos ofertadores finais para os tomadores finais e criam condições para que os títulos e valores mobiliários tenham liquidez no mercado(RUDGE;CAVALCANTE, 1996, p. 47).
Com base no texto, e no livro da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao conceito de “ofertadores finais” e “tomadores finais”:
a. Entende-se como ofertadores finais os agentes superavitários que possuem excedente de renda.
b. Entende-se como ofertadores finais os agentes superavitários que não possuem excedente de renda.
c. Entende-se como os agentes tomadores finais aqueles agentes deficitários que dispõem de excedente de renda.
d. Entende-se como os agentes tomadores finais aqueles agentes deficitários que não dispõem de excedente de renda.
A - F, F, F, V.
B - F, F, V, V.
C - F, V, F, V.
D - V, F, F, F.
E - V, F, F, V.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças em relação ao conceito de “ofertadores finais” e “tomadores finais”: a. Entende-se como ofertadores finais os agentes superavitários que possuem excedente de renda. É verdadeira (V). Os ofertadores finais são aqueles que têm um excedente de renda e, portanto, podem oferecer recursos no mercado financeiro. b. Entende-se como ofertadores finais os agentes superavitários que não possuem excedente de renda. É falsa (F). Essa definição está incorreta, pois os ofertadores finais, por definição, são aqueles que possuem excedente de renda. c. Entende-se como os agentes tomadores finais aqueles agentes deficitários que dispõem de excedente de renda. É falsa (F). Os tomadores finais são os agentes deficitários que não têm excedente de renda, ou seja, eles precisam de recursos. d. Entende-se como os agentes tomadores finais aqueles agentes deficitários que não dispõem de excedente de renda. É verdadeira (V). Essa definição está correta, pois os tomadores finais são, de fato, aqueles que precisam de recursos e não têm excedente. Agora, organizando as respostas: - a: V - b: F - c: F - d: V Portanto, a sequência correta é: A - V, F, F, V. Assim, a alternativa correta é a E - V, F, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho das cotações das ações negociadas no mercado brasileiro. Ele foi criado em 1968 a partir de uma carteira teórica de ações, expressa em pontos. Um índice de bolsa de valores, como seu nome já diz, nada mais é do que um indicador que procura medir o desempenho médio dos preços.
Entre as principais características do índice de Bovespa é correto afirmar:
I - O Ibovespa é o valor atual em moeda do país de uma carteira teórica de ações, a partir de uma aplicação hipotética.
II- Ele pressupõe que não se fez qualquer investimento adicional (reinversão), considerando-se somente a reinversão dos dividendos recebidos e do total apurado com a venda de direitos de subscrição. Ações recebidas em bonificação, a custo zero, saem na carteira.
III - A composição da carteira obedece à seguinte regra: as ações do índice alcançam 80% de participação acumulada em termos de número de negócios e volume financeiro nos 12 meses anteriores. Além disso, nenhuma ação pode pertencer ao índice se sua negociação foi inferior a 0,1% do volume total de negócios.
IV Devido à característica anterior, o Índice Bovespa é reavaliado quadrimestralmente, com base nos 12 meses anteriores, atribuindo-se então novos pesos de ponderação às diferentes ações que o compõem. Durante os dias de pregão, ele é calculado instantaneamente, em tempo real, e retransmitido internacionalmente.
A - I, II, III.
B - I, II, IV.
C - I, III, IV.
D - II, III, IV.
E - II, IV

Mais conteúdos dessa disciplina