Logo Passei Direto
Buscar

Liderança

Colégio Objetivo
A mudança e a adaptação estão na essência da administração, existindo a necessidade de analisar constantemente o ambiente que é dinâmico e mutável. Mas as organizações são compostas por pessoas, são elas que buscam novas formas de adaptação. Essa é uma das premissas do conceito de organizações que aprendem.
É correto afirmar que, para Dogson(1993) o conhecimento capaz de transformar a organização é criado a partir:
a. Dos indivíduos como entidades primarias de aprendizagem.
b. Da comunidade organizacional como nichos de mercado.
c. Dos gestores como lideranças linhadas à estratégia.
d. Dos processos como novas formas de adaptação.
e. Do ambiente mutável como desadaptação necessária.
User badge image
liderancaparatodos

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à pergunta sobre o conceito de organizações que aprendem segundo Dogson (1993), é importante entender que o foco está na criação de conhecimento e na aprendizagem dentro da organização. Analisando as alternativas: a) Dos indivíduos como entidades primárias de aprendizagem - Esta opção sugere que o aprendizado começa com os indivíduos, o que está alinhado com a ideia de que as pessoas são fundamentais para a criação de conhecimento. b) Da comunidade organizacional como nichos de mercado - Esta opção não se relaciona diretamente com a criação de conhecimento dentro da organização, mas sim com a análise de mercado. c) Dos gestores como lideranças alinhadas à estratégia - Embora a liderança seja importante, a afirmação não aborda diretamente a criação de conhecimento. d) Dos processos como novas formas de adaptação - Esta opção fala sobre processos, mas não enfatiza a origem do conhecimento. e) Do ambiente mutável como desadaptação necessária - Esta opção foca no ambiente, mas não na criação de conhecimento. A alternativa que melhor reflete a ideia de que o conhecimento capaz de transformar a organização é criado a partir dos indivíduos, que são as entidades primárias de aprendizagem, é: a) Dos indivíduos como entidades primárias de aprendizagem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para clarif icar as questões do comportamento assertivo, é preciso entender como se processa a percepção humana nas relações interpessoais. É através da percepção social que avaliamos as coisas e as outras pessoas que estão à nossa volta e damos os significados que satisfaçam aos nossos papéis e identidade. Por causa da nossa percepção, interagimos, não com as pessoas ou objetos, mas com a imagem que fazemos deles. Portanto, para compreender o que é visto, é preciso compreender o próprio observador, assim como o que está realmente acontecendo.
Sobre o processo de percepção avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I- Nossa percepção é dirigida somente pelos atributos do objeto observado. PORQUE II - O processo de percepção não é somente passivo, selecionamos o que percebemos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justif icativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justif icativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando os diversos fatores que definem um modelo de gestão, existem alguns já bem delineados e utilizados no mercado corporativo. São modelos já estudados e que passaram a ser adotados por diversos profissionais ao redor do mundo. Apesar de cada gestor poder montar seu próprio estilo, esses modelos servem como base e inspiração para líderes.
Sobre os modelos de gestão complete a frase abaixo: Os modelos têm seguido o caminho da _____, abrangendo as diversas escolas administrativas que buscam a _____ de modelagens _____ que possam contribuir para o alcance da eficiência, eficácia e efetividade. Agora assinale a única alternativa que completa corretamente a frase:
a. Inspiração – eficácia - construtivas.
b. Integração – construção - organizacionais.
c. Construção – integração - integrativas
d. Organização – organização - estratégicas.
e. Eficácia – estratégia – integrativas.

Um modelo de gestão é o caminho que um líder escolhe percorrer a fim de administrar recursos humanos e financeiros na empresa. É como um estilo, que pode ser inspirado em modelos já existentes ou mesmo ser personalizado de acordo com o indivíduo. Existem diversos fatores — pessoais, internos e externos à empresa — que conseguem influenciar um modelo de gestão.
Sobre os modelos de gestão avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - Os modelos de gestão remetem à complexidade organizacional PORQUE II - Além das variáveis do ambiente externo existem as dimensões da configuração organizacional, e a função que se refere às tarefas que precisam ser cumpridas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justif icativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justif icativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

O conhecimento tem se tornado um fator decisivo para a manutenção da vantagem competitiva das organizações. Neste sentido é importante que o líder favoreça um ambiente em que a construção do conhecimento seja possível. Macêdo, et al (2007) seguem o pensamento de Paulo Freire afirmando que o líder deve assumir um perfil educador, e neste sentido outro aspecto importante é o pensar certo. Considerando o pensar certo, a seguir analise as afirmacoes: I. Pensar cero é o líder ter sempre a resposta certa. II. O líder deve partir do nível de conhecimento em que se encontra o liderado. III. O líder deve ensinar o liderado a chegar a conclusões por si mesmo. IV. Pensar certo envolve a reflexão crítica sobre as nossas práticas. É correto o que se afirma em:
a. I.
b. III e IV.
c. I, II e III.
d. II, III e IV.
e. I,III e IV.

Rodrigo assumiu a direção de uma unidade da empresa ZYX com a missão de implantar um novo sistema de gestão. A unidade que ele assumiu é relativamente pequena, contando com 15 colaboradores, e recebe os recursos financeiros e humanos da matriz do grupo da qual está diretamente subordinada. O seu antecessor havia tentado implantar as mudanças na unidade, mas esbarrou em muitas resistências da equipe e não conseguiu contorna-las. O que inviabilizou o processo. Rodrigo, ao aceitar o cargo, viu uma grande oportunidade, tinha consciência que enfrentaria muito trabalho para convencer toda a unidade de que precisava haver mudanças, e que estava pisando em ovos. Por outro lado, acreditava na sua capacidade de liderança e percebia que uma boa parte da equipe estava motivada com a mudança.
Para enfrentar a situação acima descrita, Rodrigo pode utilizar o seu conhecimento no processo de tomada de decisão, buscando envolver a equipe para gerar comprometimento. Neste sentido é correto afirmar que as etapas da tomada de decisão são:
a. Determinar o trabalho a ser realizado, diagnose organizacional, identif icar porque o grupo não está conseguindo realizar a tarefa.
b. Diagnose dos perfis comportamentais, determinação do trabalho a ser realizado, avaliação de desempenho e feedback.
c. Definição de metas estratégicas, escolha do novo sistema de gestão, avaliação dos perfis comportamentais.
d. Identif icar quem não está conseguindo realizar a tarefa, definir hipótese da resistência, definir estratégias de combate à resistência.
e. Diagnose organizacional, identif icar porque o grupo não está conseguindo realizar a tarefa, definir a hipótese diagnostica que irá determinar o trabalho a ser realizado.

No âmbito hospitalar, a questão da liderança é bastante complexa, pois as relações de identif icação entre colaboradores, gestores e a organização são produzidas em vários contextos. No plano da atuação diária, o médico ocupa um lugar de destaque e sua função não se limita à execução de procedimentos médicos, mas envolve ações administrativas sobre as quais ele tem autonomia, dado à natureza de sua função. Este profissional está exposto a situações em que não são possíveis processos de consultas e autorizações. Por outro lado, a profissionalização administrativa dos hospitais estabeleceu uma linha paralela de condução das relações interpessoais, fazendo com que funções administrativas, antes limitadas à execução de procedimentos de controle, assumam um papel de mediador das relações.
O texto acima exemplifica um contexto de alta complexidade que exige do líder o desenvolvimento de capacidades que permitam a ele ajudar a equipe a simbolizar significações contraditórias expressas através de palavras e ações que se opõem. Um dessas capacidades é:
a. Limitar a execução de critérios técnicos em detrimento dos aspectos administrativos.
b. Sintetizar e integrar as informações, tanto aquelas que devem chegar à equipe quanto aquelas que emergem dentro dela.
c. Saber se desvencilhar de situações que expõe a sua falta de capacidade administrativa para a tomada de decisão.
d. Profissionalizar-se desenvolvendo conhecimento técnico que lhe permitam eliminar a interferência das relações pessoais.
e. Lidar com o corpo técnico eliminando a sua interferência nas decisões e conduções paralelas.

Quem encontra respostas adequadas aos dilemas da profissão consegue manter -se equilibrado e alcançar sucesso. Foi o que ocorreu com Liliane da Silva Oliveira Schanuel, de Petrópolis, a 68 quilômetros do Rio de Janeiro. Até 2006 ela trabalhava em uma escola em que não tinha ajuda para se aprimorar. Não dava para saber se eu estava indo no caminho certo. Era cansativo e estressante. Hoje ela dá aulas para a 3ª série na EM São José do Caetitu, onde a coordenação pedagógica é atuante. Lemos e debatemos sobre tudo o que nos cerca. O aprimoramento me trouxe tranquilidade.
A professora Liliane afirma, no texto acima, o quanto pode ser estressante não saber como é o seu desempenho no trabalho. Dessa forma é correto afirmar que o processo de feedback pode ser utilizado como:
a. Um processo cansativo e estressante.
b. Para encontrar respostas adequadas aos dilemas da profissão.
c. Uma ferramenta para o autoconhecimento e para o desenvolvimento pessoal.
d. Como ferramenta no processo de recrutamento e seleção.
e. Como forma de reformular o planejamento pedagógico da escola.

Mais conteúdos dessa disciplina