Logo Passei Direto
Buscar
Analise algumas das características baseadas em estereótipos atribuídos ao feminino, dentre elas, cita-se: Assinale a alternativa correta:
I. Natureza;
II. Racionalidade;
III. Objetividade;
IV. Localidade
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas II e IV estão corretas.
User badge image
Didaticamente

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. Natureza - Esta característica é frequentemente associada ao feminino em muitos estereótipos, então está correta. II. Racionalidade - Geralmente, a racionalidade é mais associada ao masculino em estereótipos, portanto, essa afirmativa não está correta. III. Objetividade - Assim como a racionalidade, a objetividade também é frequentemente associada ao masculino, então essa afirmativa não está correta. IV. Localidade - A localidade pode ser associada a estereótipos femininos, especialmente em contextos que envolvem cuidado e atenção ao lar, então está correta. Com base nessa análise, as afirmativas corretas são I e IV. Portanto, a alternativa correta é: b) Apenas I e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Também denominada como omnissexualidade, polissexualidade ou trissexualidade é caracterizada pela atração sexual ou romântica por pessoas independente do sexo ou gênero das mesmas. Podem sentir-se atraídas/os por homens, mulheres ou também por pessoas que não se sentem identificadas com o seu gênero incluindo intersexuais, transsexuais e intergêneros. Tal afirmação diz respeito a(o):
a. Transexualidade.
b. Orientação sexual.
c. Panssexualidade
d. Homossexualidade
e. Heterossexualidade

Nas tribos indígenas existia uma divisão de trabalho por sexo, ou seja, trabalho dividido entre homens e mulheres. Neste sentido, julgue as afirmativas abaixo com “V” para verdadeiro e ”F” para falso: ( ) A caça, a pesca, as habitações, o preparo da terra para o plantio e a proteção da aldeia ficavam a cargo das crianças. ( ) A coleta de frutos, a agricultura, o cuidado das crianças ficava a cargo dos homens. ( ) Os índios domesticavam pequenos animais como, capivaras e porco do mato. Servia tanto para convivência tribal como para a alimentação. ( ) Na Carta de Pero Vaz Caminha (1500) é descrito o espanto que os índios ficaram ao entrar em contato com uma galinha pela primeira vez, sem dúvidas foi o mesmo espanto que o europeu teve ao ver as Araras coloridas. Assinale a alternativa correta:
( ) A caça, a pesca, as habitações, o preparo da terra para o plantio e a proteção da aldeia ficavam a cargo das crianças.
( ) A coleta de frutos, a agricultura, o cuidado das crianças ficava a cargo dos homens.
( ) Os índios domesticavam pequenos animais como, capivaras e porco do mato. Servia tanto para convivência tribal como para a alimentação.
( ) Na Carta de Pero Vaz Caminha (1500) é descrito o espanto que os índios ficaram ao entrar em contato com uma galinha pela primeira vez, sem dúvidas foi o mesmo espanto que o europeu teve ao ver as Araras coloridas.
a. F, F, F, F.
b. F, F, V, V.
c. V, V, F, F.
d. V, F, F, V.
e. V, V, V, V.

A religiosidade indígena está presente a milhares de anos atrás, pois foi encontrado vestígios arqueológicos de rituais e cerimônias de sepultamento ou uma espécie de mumificação / defumação de corpos na América, além de sacrifícios humanos na américa central acima.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa correta:
I. No Brasil atual existe uma religião intitulada de Santo Daime, que absorve, que tem uma miscigenação de várias religiões, do espiritismo ao catolicismo, mas o que chama a atenção de seus seguidores é o chamado “Ayahuasca”.
II. Outra cerimônia religiosa realizada pelos índios brasileiros e apresentada para grupos de visitantes em aldeias Kaingang, é a cerimônia do Kikikói.
III. Na língua quéchua, “aya” significa “espírito ou ancestral” e “huasca” significa “vinho ou chá, ou seja, “chá dos espíritos”, uma bebida indígena das tribos amazônicas que provoca alucinações.
IV. a cerimônia do Kikikói, onde os índios recebem os turistas e explicam todo o processo, desde o funcionamento até o consumo do Kiki ao término.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas III está correta.

Considerar o gênero como uma contingência do sexo biológico é uma postura reducionista (CARVALHO; TORTATO, 2009), uma vez que, torna limitado o desenvolvimento total das pessoas, direcionando-as aos ditames da natureza, levando a interpretações universais que não cabem nos fatos próprios da cultura. Gênero é produto social, pois é aprendido, representado, institucionalizado e transmitido ao longo das gerações. Deste modo, analise as asserções abaixo: I. É nas relações interpessoais que passa-se a construir categorias de diferenciação entre papéis atribuídos ao masculino e papéis femininos, e por de trás dessas diferenciações encontramos relações de poder, posto que, socialmente é produzido discursos que nos fazem crer que essas diferenças seriam inatas, OU SEJA, II. Que mulheres seriam mais emotivas e homens mais agressivos, e assim passa-se a construir estereótipos e signos que passarão a produzir subjetividades e identidades. Assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Normalmente refere-se a características morfológicas e biológicas onde em nossa sociedade são classificados em machos (associados aos homens) e fêmeas (associado às mulheres) e Intersex (antigamente chamados de hermafroditas).
Tal afirmação se refere a(o):
a. Orientação Sexual
b. Feminino
c. Sexo
d. Masculino
e. Sexualidade

“Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma”.
Tal afirmação se refere a carta de Pero Vaz de caminha, no qual a pintura corporal e a nudez era algo chamado por ele de:
a. Pudor.
b. Inocência.
c. Ingenuidade.
d. Incoerência.
e. Falta de respeito.

Segundo Joan Scott, a categoria gênero: tem duas partes e diversas subpartes. Elas são ligadas entre si, mas deveriam ser distinguidas na análise. O núcleo essencial da definição repousa sobre a relação fundamental entre duas proposições: o gênero é um elemento constitutivo de relações sociais fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos e o gênero é um primeiro modo de dar significado às relações de poder. (1990, p. 86). A partir desta afirmação é possível considerarmos que:
Assinale a alternativa correta:
I. Gênero faz parte das relações sociais, assim como classe e raça, e consequentemente este marcador/fenômeno influenciará na constituição de subjetividades/identidades.
II. Gênero é construção, isto é, não é algo que vem internamente ou que venha da natureza, ele não está pré-determinado quando a pessoa nasce, embora haja expectativas sobre o sexo, gênero não é natural.
III. Gênero encontra-se estritamente relacionado à cultura, à história e à formação social, isto é, aspectos ditos masculinos, femininos, ou até mesmo neutros dependem de cada cultura, sociedade e do tempo histórico.
IV. Gênero é poder, ou seja, as sociedades estabelecem lugares sociais que são demarcados em termos de gênero, raça, classe, geração, religião e entre outros marcadores.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas I e IV estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

Após séculos de exploração dos nativos brasileiros pelos portugueses, além do genocídio praticado pelo colonizador e posteriormente pelos brasileiros que aqui nasceram oriundos da Europa, os indígenas lutam diariamente para manter sua cultura viva, pois discriminamos os mesmos desde a nomenclatura que damos aos mesmos, ou seja, os chamamos de índios mesmo não sendo nativos da índia, até mesmo quando declaramos que a língua oficial do Brasil é o Português e a deles é um simples dialeto. Deste modo, analise as afirmativas abaixo e julgue com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
Assinale a alternativa correta:
( ) A cultura indígena é rica mesmo sendo considerada atualmente como folclore, onde a grande maioria da população brasileira a despreza.
( ) A luta indígena pela terra ocorre diariamente, pois em vários pontos do país existe intenso conflito com produtores rurais que avançam sobre a terra demarcada, sem falar na bancada ruralista que defende no congresso nacional uma nova demarcação diminuindo o território indígena e aumentando a área agricultável do país com a derrubada de parte da floresta.
( ) O erro em declarar que o índio é indolente e preguiçoso não é tão atual, pois desde a colonização alguns historiadores afirmaram isso analisando simplesmente o ato do índio se suicidar, preferindo a morte que a escravidão, pois vale destacar que isso é uma característica cultural e que deveria ser respeitada e até contemplada em uma sociedade exploradora e genocida como a colonizadora portuguesa.
( ) Atualmente, os índios brasileiros são tão desprezados culturalmente com suas terras tomadas por ruralistas que com apoio de ONGs (organizações não governamentais), criaram a Plataforma “Caci”, que promove levantamentos do número de assassinatos de indígenas ocorridos no Brasil nas últimas décadas em conflitos por terra.
a. F, F, V, V.
b. V, V, F, F.
c. V, V, V, V.
d. F, V, F, V.
e. F, F, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina