Logo Passei Direto
Buscar
Com relação à caracterização dos conceitos de “Validação” e “Verificação”, alguns autores consideram ‘validação’ e ‘verificação’ como conceitos distintos entre si, pois enquanto a validação está relacionada com o que será modelado, a verificação está relacionada com o modo como o modelo computacional está sendo implementado (ou modelo implementado em algum simulador – software de simulação).
Portanto, relacione corretamente as colunas de acordo com seus conceitos:
1 - Validação.
2 - Validação do modelo conceitual.
3 - Validação operacional.
4 - Verificação.
5 - Verificação do modelo computacional.
( ) É a garantia de que o programa de computador do modelo computacional e sua implementação estão corretas.
( ) É o processo que confronta o modelo conceitual com o sistema do mundo real.
( ) É realizar um exame que confirme se o modelo computacional se comporta de acordo com o modelo conceitual.
( ) Ocorre após se assegurar que as teorias e pressupostos básicos do modelo conceitual estão corretas; que o modelo representando o problema, a estrutura do modelo, a lógica e as relações causais e matemáticas são 'razoáveis' para a finalidade proposta do modelo.
( ) É a confirmação de que o comportamento dos dados de saída do modelo possui a precisão requerida que atende o propósito do modelo, no domínio de aplicabilidade pretendido para o mesmo.
A 4 - 1 - 5 - 2 - 3.
B 1 - 4 - 2 - 3 - 5.
C 5 - 1 - 4 - 3 - 2.
D 1 - 2 - 3 - 4 - 5.
E 4 - 3 - 5 - 2 - 1.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada item e suas correspondências: 1 - Validação. 2 - Validação do modelo conceitual. 3 - Validação operacional. 4 - Verificação. 5 - Verificação do modelo computacional. Agora, vamos correlacionar os itens com as descrições: ( ) É a garantia de que o programa de computador do modelo computacional e sua implementação estão corretas. Corresponde a 5 - Verificação do modelo computacional. ( ) É o processo que confronta o modelo conceitual com o sistema do mundo real. Corresponde a 2 - Validação do modelo conceitual. ( ) É realizar um exame que confirme se o modelo computacional se comporta de acordo com o modelo conceitual. Corresponde a 4 - Verificação. ( ) Ocorre após se assegurar que as teorias e pressupostos básicos do modelo conceitual estão corretas; que o modelo representando o problema, a estrutura do modelo, a lógica e as relações causais e matemáticas são 'razoáveis' para a finalidade proposta do modelo. Corresponde a 1 - Validação. ( ) É a confirmação de que o comportamento dos dados de saída do modelo possui a precisão requerida que atende o propósito do modelo, no domínio de aplicabilidade pretendido para o mesmo. Corresponde a 3 - Validação operacional. Agora, organizando as correspondências: 1 - 4 - 5 - 2 - 3. Portanto, a alternativa correta é: A 4 - 1 - 5 - 2 - 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em Teoria das Filas são estudados diversos modelos de sistemas. Cada modelo possui equações matemáticas que o definem, ou seja, que caracterizam o seu comportamento. Os diferentes modelos disponibilizados pela Teoria das Filas nos permitem empregá-los para estudar situações semelhantes que ocorrem em nosso cotidiano. A Notação de Kendall - A/B/c/K/m/Z, é um desses modelos, pois é uma notação básica para descrever um modelo de fila.
Portanto, relacione corretamente as colunas de acordo com seus conceitos da notação: 1 - A 2 - B 3 - c 4 - K 5 - m 6 - Z
( ) É a capacidade de atendimento ou quantidade de atendentes.
( ) Indica o tipo de distribuição de probabilidade do tempo de serviço (atendimento).
( ) É a disciplina da fila.
( ) É o tamanho da população de onde se originam os clientes.
( ) Indica o tipo de distribuição de probabilidade dos intervalos entre chegadas.
( ) É a capacidade máxima do sistema (número máximo de clientes no sistema).
A 2 - 3 - 6 - 1 - 4 - 5.
B 3 - 2 - 6 - 5 - 1 - 4.
C 4 - 1 - 3 - 2 - 5 - 6.
D 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6.
E 6 - 5 - 4 - 3 - 2 - 1.

A “simulação”, enquanto técnica de resolução de problemas antecede o surgimento dos primeiros computadores digitais, entretanto, o aumento da capacidade computacional e a consequente redução dos custos de operação, além dos avanços da metodologia de simulação, permitiu que a simulação se transformasse em uma ferramenta amplamente utilizada e aceita em pesquisa operacional e na análise de sistema, empregando um computador para sua realização.
Portanto, a partir deste momento, quando se empregar a palavra “simulação”, se referenciará especificamente à “simulação computacional”, a qual pode ser classificada em três categorias básicas:
I - Simulação de Monte Carlo.
II - Simulação Contínua.
III - Simulação de Mônaco.
IV - Simulação de Eventos Discretos.
V - Simulação Descontínua Padrão.
A I, II e III são verdadeiras.
B II, III e IV são verdadeiras.
C I, II e IV são verdadeiras.
D II, IV e V são verdadeiras.
E III, IV e V são verdadeiras.

Em pesquisa operacional a resolução de problemas complexos incide na elaboração de uma solução específica que atenda as necessidades da organização em suas particularidades, ou seja, é necessário obter um modelo “sob medida”. A esse processo damos o nome de “Modelagem”. Em relação ao conceito de “Modelagem”, podemos afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
A O emprego de modelagem, na opinião de Lachtermacher (2009), apresenta algumas desvantagens, pois a criação dos modelos força os decisores a explicitarem seus objetivos.
B O emprego de modelagem, na opinião de Lachtermacher (2009), apresenta algumas vantagens, pois a criação dos modelos força os decisores ao reconhecimento das limitações na solução de determinados problemas.
C As metodologias propostas por Lachtermacher (2009) e Andrade (2009), bem como a metodologia de autoria de Sargent (2014) para modelos de simulação, não indicam a necessidade de ser cientificamente rigoroso ao se elaborar modelos mais complexos.
D Lachtermacher (2009), Andrade (2009) e Sargent (2014) apresentam metodologias de modelagem completamente distintas, sendo a proposta de Andrade a mais completa.
E Entre as vantagens da modelagem estão a de que ela pode consumir tempo e ser dispendiosa e de a experiência profissional é diretamente proporcional à complexidade do modelo a ser elaborado.

Problema de Transporte é um tipo de problema real que acontece no cotidiano e que pode ser aplicado em Programação Linear. O “chamado problema de transporte, recebeu esta denominação em virtude de suas aplicações envolverem como transportar mercadorias de maneira otimizada.
Portanto o problema de transporte de um modo geral se refere a:
A Determinar o caminho de menor custo entre dois pontos de fontes e destinos dados.
B Distribuir de forma igualitária a capacidade máxima de itens transportados por uma rede de distribuição de mercadorias.
C Determinar os custos das rotas de origem e destino e consequentemente o valor máximo do total transportado.
D Distribuir qualquer commodity de qualquer grupo de centros de fornecimento, chamado origem, a qualquer grupo de centros de recepção, denominado destinos, de modo a minimizar o custo total de distribuição.
E Determinar a rota de menor custo para que partindo de uma origem, um entregador passe por um determinado número de destinos e retorne a origem objetivando o menor custo possível.

Na elaboração do modelo conceitual pode ser empregada a técnica Activity Cicle Diagram (ACD), que é uma ferramenta que permite mapear as principais interações e comportamento das entidades (objetos)pertencentes a um sistema que está sendo modelado para uma simulação discreta. Esta técnica é particularmente útil em sistemas com fortes características de geração de fila.
Podemos identificar como características da técnica ACD:
I - Emprega apenas dois símbolos para descrever um ciclo de vida das entidades/objetos de um sistema.
II - Por regra de construção do ACD deve-se obrigatoriamente alternar atividades com filas, o que torna a modelagem mais robusta.
III - Uma “fila” é representada por uma circunferência e uma “atividade” por um retângulo.
IV - Um ACD é composto pela combinação de todos os ciclos de vida de cada entidade participante.
V - A partir da identificação das atividades comuns das entidades, de forma individual, e realizando as suas conexões é possível obter o ACD completo do sistema.
A I, II e III são verdadeiras.
B II, III e IV são verdadeiras.
C II, III e V são verdadeiras.
D I, II, IV e V são verdadeiras.
E I, II, III, IV e V são verdadeiras.

A partir da formulação em programação linear do problema de transporte verifica-se que deve haver um equilíbrio entre a quantidade de oferta e a quantidade da demanda. Mas, pode haver situações em que há uma quantidade maior do que a outra, ou seja, com a oferta maior que a demanda ou a demanda maior que a oferta.
Para o caso de a oferta ser maior que a demanda, pode-se adotar uma das seguintes medidas, a fim de que o destino não receba quantidade superior à demanda:
I - Inserir um destino fictício (fantasma) com o custo unitário de transporte de todas as origens, igual a zero, e, com a demanda igual à diferença entre o total ofertado e o total demandado. Desta forma será garantida a igualdade das quantidades ofertadas e demandadas;
II - Inserir uma fonte de oferta fictícia (fantasma) com o custo unitário de transporte para todos os destinos, igual a zero, e, com a capacidade (oferta) igual à diferença entre o total demandado e o total ofertado. Desta forma será garantida a igualdade das quantidades demandas e ofertadas;
III - Modificar o sinal das restrições de ofertas (origens) de = para ≤ a fim de garantir que ocorra sobra de produtos ofertados.
IV - Modificar o sinal das restrições das demandas de = para ≤ a fim de garantir que parte da demanda não será atendida.
A I e IV são verdadeiras.
B I e III são verdadeiras.
C II e III são verdadeiras.
D II e IV são verdadeiras.
E I, II, III, e IV são verdadeiras.

Antes de se iniciar o algoritmo do método simplex é necessário transformar as desigualdades lineares das restrições (inequações) em equações lineares. A fim de aplicar o algoritmo do método simplex, é necessário então a introdução das chamadas “variáveis de folga”, elas reestruturam a forma padrão e permitem encontrar a solução do sistema de equações lineares que Maximiza Z (Lucro), uma vez que não há mais inequações (desigualdades).
Assinale a alternativa correta:
I - Conhecido o valor nutricional dos alimentos que compõem uma ração, qual quantidade de cada um deve ser usada a fim de satisfazer condições nutricionais mínimas e dar ao animal o crescimento desejado, ao custo mínimo?
II - Considerando determinadas condições de produção, quais insumos são plenamente usados? Quais insumos possuem estoque/disponibilidade para uso?
III - Definidas as localizações da produção, dos fornecedores e dos pontos de consumo, como estabelecer os circuitos de distribuição de modo a minimizar o custo total?
A II, III e IV são verdadeiras.
B II e IV são verdadeiras.
C III é verdadeira.
D I, II e III são verdadeiras.
E I, II, III e IV são verdadeiras.

Mais conteúdos dessa disciplina