Logo Passei Direto
Buscar
Uniões parafusadas estão presentes na quase totalidade dos sistemas de fixação, caracterizando as chamadas uniões não permanentes.
Analise as seguintes afirmativas sobre as uniões parafusadas, indicando verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Uma das desvantagens das uniões parafusadas decorre da possibilidade de afrouxamento da união em situações, principalmente, de componentes que estejam envolvidos em situações de vibração.
( ) Os parafusos de rosca métrica são mais vantajosos que os parafusos de rosca unificada, por não apresentam o problema de concentração de tensões nos seus filetes de rosca.
( ) Os parafusos de rosca unificada são mais vantajosos que os parafusos de rosca métrica, por não apresentam o problema de concentração de tensões nos seus filetes de rosca.
( ) Tanto parafusos de rosca métrica como de rosca unificada são especificados a partir do seu diâmetro nominal, seguido de demais informações complementares.
( ) Um dos parâmetros presentes na especificação dos parafusos de rosca métrica corresponde ao seu passo, ou seja, a distância consecutiva entre dois filetes de rosca adjacentes.
A V F F F V
B V F F F F
C V F V F V
D V F F V V
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre uniões parafusadas: ( ) Uma das desvantagens das uniões parafusadas decorre da possibilidade de afrouxamento da união em situações, principalmente, de componentes que estejam envolvidos em situações de vibração. É verdadeira (V). De fato, as uniões parafusadas podem se afrouxar devido a vibrações, o que é uma desvantagem. ( ) Os parafusos de rosca métrica são mais vantajosos que os parafusos de rosca unificada, por não apresentam o problema de concentração de tensões nos seus filetes de rosca. É falsa (F). Ambos os tipos de rosca podem apresentar problemas de concentração de tensões, e a vantagem não é necessariamente uma sobre a outra nesse aspecto. ( ) Os parafusos de rosca unificada são mais vantajosos que os parafusos de rosca métrica, por não apresentam o problema de concentração de tensões nos seus filetes de rosca. É falsa (F). Assim como mencionado anteriormente, essa afirmação é incorreta, pois ambos podem ter problemas de concentração de tensões. ( ) Tanto parafusos de rosca métrica como de rosca unificada são especificados a partir do seu diâmetro nominal, seguido de demais informações complementares. É verdadeira (V). Essa afirmação está correta, pois a especificação dos parafusos realmente inclui o diâmetro nominal e outras informações. ( ) Um dos parâmetros presentes na especificação dos parafusos de rosca métrica corresponde ao seu passo, ou seja, a distância consecutiva entre dois filetes de rosca adjacentes. É verdadeira (V). O passo é um parâmetro importante na especificação de parafusos de rosca métrica. Agora, vamos compor a sequência correta: 1. V 2. F 3. F 4. V 5. V Portanto, a sequência correta é: D) V - F - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Eixos de transmissão são dispositivos mecânicos presentes na totalidade dos casos de sistemas de transmissão de potência.
Analise as seguintes afirmativas sobre os eixos de transmissão, indicando verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) As solicitações presentes sobre os eixos de transmissão são predominantemente de dois tipos: torção e flexão, caracterizando solicitações de flexo-torção para esses tipos de componentes mecânicos.
( ) Como eixos de transmissão são predominantemente solicitados à condição de flexo-torção, pode-se considerar que o esforço de torção é decorrente do torque transmitido enquanto que o esforço de flexão é decorrente das cargas transversais atuantes em engrenagens, polias ou rodas dentadas.
( ) O esforço de flexo-torção, normalmente presente em eixos de transmissão, corresponde a uma condição de solicitações constantes, ou seja, tanto a parcela de torção como a parcela de flexão não variam com o passar do tempo, caracterizando a não existência de solicitações dinâmicas (ou cargas alternadas).
( ) Como o esforço de flexo-torção corresponde à condição mais convencional no contexto das solicitações atuantes sobre eixos de transmissão, pode-se afirmar que o projeto destes dispositivos contempla tensões de torção e de flexão, além de parâmetros característicos do material considerado em projeto.
( ) A norma ANSI/ASME para o projeto de eixos de transmissão pressupõem que o carregamento atuante seja de apenas flexão constante.
A V V F V F
B V V F V V
C V F F V F
D F V F V F

Mais conteúdos dessa disciplina