Logo Passei Direto
Buscar
Atente para o excerto a seguir: “A matemática teve sua origem na necessidade de sobrevivência do ser humano”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Sergio Roberto; VIANA, Ricardo Luiz; ALMEIDA, Shiderlene Vieira de. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: InterSaberes, 2013, p.17.
De acordo com o fragmento e com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, no início da história, a matemática era utilizada como uma ferramenta para:
A Identificar e simbolizar uma tribo e seus descendentes.
B Desenhar e construir imagens e figuras rupestres nas cavernas.
C Organizar e prover a perpetuação dos povos.
D Registrar a ausência dos animais e a proporção de alimentos.
E Contar e verificar a quantidade de objetos e/ou a exatidão de um negócio.
User badge image
Matematicamente

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Analisando as alternativas em relação ao excerto que menciona a origem da matemática na necessidade de sobrevivência do ser humano, podemos considerar o que a matemática primitiva realmente abordava. A matemática, em seus primórdios, estava muito ligada à contagem e à organização de recursos, o que era essencial para a sobrevivência, como a contagem de objetos, a verificação de quantidades e a realização de transações. Vamos analisar as opções: A) Identificar e simbolizar uma tribo e seus descendentes - Embora a identificação social seja importante, não é o foco principal da matemática primitiva. B) Desenhar e construir imagens e figuras rupestres nas cavernas - Isso está mais relacionado à arte e à comunicação visual do que à matemática. C) Organizar e prover a perpetuação dos povos - Embora a organização seja importante, a perpetuação dos povos não é diretamente uma função matemática. D) Registrar a ausência dos animais e a proporção de alimentos - Isso pode ser relevante, mas não é o foco principal da matemática. E) Contar e verificar a quantidade de objetos e/ou a exatidão de um negócio - Esta opção se alinha diretamente com a função primária da matemática, que é a contagem e a verificação de quantidades, essenciais para a sobrevivência. Portanto, a alternativa correta é: E) Contar e verificar a quantidade de objetos e/ou a exatidão de um negócio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a passagem de texto a seguir: “Para iniciarmos nossas descobertas sobre a origem dos números [...] necessitamos fazer usos de técnicas desenvolvidas pela humanidade, como os estudos das ruinas das civilizações, de fósseis, da linguagem escrita e a avaliação do comportamento de diversos grupos étnicos desde o princípio dos tempos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Sergio Roberto; VIANA, Ricardo Luiz; ALMEIDA, Shiderlene Vieira de. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: InterSaberes, 2013, p.19.
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente sobre a história da Matemática, é correto afirmar que a real necessidade que desencadeou a contagem de objetos foi:
A O desenvolvimento de atividades humanas, pois o homem deixou de ser nômade e fixou-se no solo.
B A descoberta do fogo e da roda, as tribos passaram a classificar seus objetos.
C O surgimento da oralidade e comunicação entre uma espécie e a outra.
D A invenção da escrita e dos desenhos nas rochas, os homens passaram a organizar seus utensílios e animais.
E A reorganização das espécies e da disputa de território entre as diferentes tribos.

Leia a passagem de texto a seguir: “Uma das formas de iniciar um estudante no mundo da matemática é lhe dar uma boa base sobre como todo esse conhecimento foi adquirido pela humanidade e quais foram os motivos que levaram nossa raça a desenvolver tais conhecimentos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Sergio Roberto; VIANA, Ricardo Luiz; ALMEIDA, Shiderlene Vieira de. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: InterSaberes, 2013, p.19.
De acordo com o fragmento e com os conteúdos de seu livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, qual foi o principal fator para a evolução do ensino da matemática para uma abstração cada vez maior?
A O desenvolvimento do capitalismo.
B O desenvolvimento da escola tecnicista.
C O desenvolvimento da civilização grega.
D O desenvolvimento urbano.
E O desenvolvimento tecnológico.

Atente para o excerto de texto a seguir: “Compreende-se, então, um processo dialético construtivo do conhecimento, no que concerne à construção das estruturas que permitem organizar e estruturar os conhecimentos, bem como um processo dialético discursivo que abrange a estrutura cognitiva já equilibrada”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Sergio Roberto; VIANA, Ricardo Luiz; ALMEIDA, Shiderlene Vieira de. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: InterSaberes, 2013, prefácio. Com base no fragmento de texto lido e nos conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, analise as asserções a seguir, assinalando a afirmativa correta em relação ao processo dialético construtivo do conhecimento: A A concepção de conhecimento como processo dialético construtivo postula que há interação entre as esferas da vida individual, mas não há interdependência. B A concepção dialética define que o processo de interação deve definir, até o possível, as diferenças entre sujeito e objeto do conhecimento. C A concepção dialético-construtiva baseia-se nas ideias de Piaget, compreensão como processo de criação de interdependência. D A dialética é, no caso da concepção sócio-interacionista de Vygotsky, compreendida como processo de criação de individualidades. E O processo dialético restringe-se à síntese de opostos e coletivos.

Considere o extrato de texto a seguir: “Vamos observar que a humanidade, como um todo, percorre, por muitas vezes, os mesmos passos, para o entendimento de uma ideia, que as crianças em idade escolar”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Sergio Roberto; VIANA, Ricardo Luiz; ALMEIDA, Shiderlene Vieira de. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: InterSaberes, 2013, p.19.
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente sobre as formas de iniciar um estudante ao mundo da matemática e lhe dar uma boa base sobre como todo esse conhecimento foi adquirido e construído pela humanidade, o professor, em sua prática pedagógica, deverá:
A Utilizar as pinturas rupestres, exercícios de contagem, realização de contas que envolvam adição e subtração e decorar a tabuada.
B Fazer uso de técnicas e estudos de ruínas das civilizações, pesquisas sobre os fósseis, a linguagem escrita e a avaliação do comportamento dos povos étnicos.
C Utilizar exclusivamente o livro didático da disciplina para desenvolver exercícios de contagem, realização de contas que envolvam adição e subtração, por exemplo.
D Enfatizar ao aluno que, para aprender matemática, o que importa é o momento atual, assim sendo, é preciso deixar de lado toda a história de como a humanidade adquiriu.
E Ensinar matemática de forma que o aluno seja passivo, ou seja, fazer exercícios de fixação, memória, com lista de exercícios.

Considere a passagem de texto a seguir: '[...] a dialética é, aqui, compreendida, no sentido piagentiano, como processo de criação de interdependências'. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Sergio Roberto; VIANA, Ricardo Luiz; ALMEIDA, Shiderlene Vieira de. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: InterSaberes, 2013, prefácio, p.2.
Considerando essa citação e de acordo com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, marque qual das alternativas a seguir apresenta os aspectos solidários para a construção do conhecimento matemático:
A Aspectos cognitivos, afetivos e sociomorais.
B Aspectos individuais, espaciais e disciplinares.
C Aspectos construtivistas, morais e socioeconômicos.
D Aspectos matemáticos, geométricos e didáticos.
E Aspectos fracionários, lógicos e classificatórios.

Leia o fragmento de texto a seguir: '“[...] os métodos da geometria são por si só uma grande lição de como o ser humano aprendeu a pensar, a resolver os problemas apresentados pela vida com o auxílio de técnicas que se intelecto conseguiu elaborar'. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Sergio Roberto. VIANA, Ricardo Luiz. ALMEIDA, Shiderlene Vieria de. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: Intersaberes. 2012, p. 67.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, marque a alternativa correta:
A O estudo da geometria está diretamente ligado ao ensino das artes.
B Profissionais como carpinteiros, por exemplo, usam cotidianamente os conceitos geométricos.
C A matemática é vista como uma disciplina dispensável na educação básica.
D O estudo da geometria para crianças gera benefícios em seu desenvolvimento visual.
E A geometria é utilizada para estimular o raciocínio lógico, exclusivamente.

Mais conteúdos dessa disciplina