Logo Passei Direto
Buscar
Rafael Rodrigues da Silva, Cientista das Religiões, sistematizou algumas possibilidades de abordagens das Religiões e Religiosidades brasileiras, numa perspectiva interdisciplinar.
Sobre a possibilidade de abordagens do assunto, conforme o autor, analise as afirmativas.
I. Discussão sobre a tripla matriz religiosa brasileira, tendo como pano de fundo a caricatura da matriz mestiça da religião e do sertanejo apresentada por Euclides da Cunha em Os Sertões.
II. Religiões no Brasil Colonial: análise das correntes teológicas na sociedade colonial brasileira apontadas por Riolando Azzi.
III. As santidades indígenas e a religiosidade com base no texto de Ronaldo Vainfas.
IV. Religiões no Brasil do século XIX: Uma análise contrapondo o catolicismo tradicional e as correntes do Candomblé.
V. O movimento dos Malês: No que se refere a uma análise da rebelião escrava, de acordo com os passos da análise feita por João José Reis.
a. IV, apenas.
b. III e IV, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II, III e IV. (opção correta)
e. I e II, apenas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Discussão sobre a tripla matriz religiosa brasileira, tendo como pano de fundo a caricatura da matriz mestiça da religião e do sertanejo apresentada por Euclides da Cunha em Os Sertões. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a tripla matriz religiosa é um conceito importante na análise das religiões brasileiras. II. Religiões no Brasil Colonial: análise das correntes teológicas na sociedade colonial brasileira apontadas por Riolando Azzi. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a análise das correntes teológicas é relevante para entender o contexto religioso colonial. III. As santidades indígenas e a religiosidade com base no texto de Ronaldo Vainfas. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois a religiosidade indígena é um aspecto importante na diversidade religiosa brasileira. IV. Religiões no Brasil do século XIX: Uma análise contrapondo o catolicismo tradicional e as correntes do Candomblé. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a análise do catolicismo e do Candomblé é relevante para entender a dinâmica religiosa do século XIX. V. O movimento dos Malês: No que se refere a uma análise da rebelião escrava, de acordo com os passos da análise feita por João José Reis. Verdadeiro, essa afirmativa também é correta, pois o movimento dos Malês é um aspecto importante na história das religiões e da resistência no Brasil. Dessa forma, todos os itens I, II, III, IV e V estão corretos. Portanto, a alternativa correta é: d) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina