Buscar

Como se dá a sucessão provisória ? Quais os seus requisitos ?

Uma sintese bem clara a respeito dos artigos 26 ao 36 do CC-02 que tratam da sucessão provisória .

 

💡 3 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Decorrido um ano da data da arrecadação dos bens do ausente, ou três anos no caso de haver sido deixado mandatário constituído, os interessados podem requerer a declaração de ausência e abertura da sucessão provisória do ausente.

Estabeleceu o legislador um rol de pessoas que têm legitimidade para requerer a sua abertura: Art. 27,CC I) o cônjuge não separado judicialmente. II) os herdeiros presumidos, legítimos ou testamentários. III) aquele que tenha direito a algum bem do ausente subordinado à sua morte, como no caso do donatário que recebe uma doação subordinada à condição suspensiva da morte do doador. IV) os credores de obrigações vencidas e não pagas.

Mesmo com a abertura da sucessão provisória a probabilidade de volta do ausente, remota, existe. Por isso prevê o Código:

a)a decisão que declarar a ausência só produzirá efeitos após 180 dias da sua publicação. b)a partilha dos bens deixados será feita, mas para que os herdeiros entrem na posse dos bens recebidos deverão prestar garantias (Art. 30, CC).

c) os bens imóveis do ausente não poderão ser vendidos, salvo exceção do art 31.

d) a renda produzida pelos bens cabentes aos descendentes, ascendentes e ao cônjuge, pertencerá a estes. (Arts. 29 e 33).

Boa Sorte, se gostou aprova o comentário!

24
Dislike0
User badge image

Ariandne Brito

Salvou minha vida Mestre Paulo , kkk . Eu tava entrando em surto para aprender deste tanto de artigo ´. É um assunto muito cheio de detalhes . Obrigada ;)

 

3
Dislike0
User badge image

Paulo Oliveira

Fique a vontade, estarei a disposição, sempre que eu puder para ajudar no que for preciso!

Bons estudos!

 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais