Logo Passei Direto
Buscar
O que distingue os adicionais de outras parcelas salariais é tanto o fundamento como o objetivo de incidência da figura jurídica. Os adicionais correspondem à parcela salarial deferida suplementarmente ao obreiro por este encontrar-se, no plano do exercício contratual, em circunstâncias tipificadas mais gravosas. A parcela adicional é contraprestativa, ou seja, paga-se um plus em virtude do desconforto, desgaste ou risco vivenciado, da responsabilidade e encargos superiores recebidos, do exercício cumulativo de funções. Ela é, portanto, nitidamente salarial, não tendo caráter indenizatório (DELGADO, 2010). No que se refere às formas especiais de salário, destaca os adicionais, que significa algo que se acrescenta. No sentido jurídico, adicional é um acréscimo salarial que tem como causa o trabalho em condições mais gravosas para quem o presta.
Apresentadas as informações acima e considerando os estudos da disciplina, é correto afirmar que os adicionais podem ser divididos em:
a. Adicional de horas extras, noturno, de insalubridade, de periculosidade ou de transferência.
b. Adicional por tempo de serviço, gratificação, finais de semana e férias, de insalubridade e periculosidade.
c. Adicional de serviços extras, feriado, insalubridade, noturno e periculosidade.
d. Adicional de horas extras, férias, comissões, insalubridade e toxicidade.
e. Adicional de horas extras, noturno, de férias, para compras de vestuários, equipamentos e outros acessórios utilizados no local de trabalho.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas em relação aos adicionais salariais, que são acréscimos ao salário base devido a condições de trabalho mais gravosas. a) Adicional de horas extras, noturno, de insalubridade, de periculosidade ou de transferência. - Esta opção menciona adicionais que são reconhecidos legalmente e se encaixam nas condições mais gravosas. b) Adicional por tempo de serviço, gratificação, finais de semana e férias, de insalubridade e periculosidade. - Aqui, "tempo de serviço" e "gratificação" não são considerados adicionais salariais no mesmo sentido que os outros mencionados. c) Adicional de serviços extras, feriado, insalubridade, noturno e periculosidade. - "Serviços extras" não é uma categoria reconhecida de adicional. d) Adicional de horas extras, férias, comissões, insalubridade e toxicidade. - "Férias" e "comissões" não são considerados adicionais salariais. e) Adicional de horas extras, noturno, de férias, para compras de vestuários, equipamentos e outros acessórios utilizados no local de trabalho. - "Férias" e "compras de vestuários" não se encaixam como adicionais salariais. Após essa análise, a opção que melhor representa a divisão dos adicionais, considerando as condições mais gravosas de trabalho, é a) Adicional de horas extras, noturno, de insalubridade, de periculosidade ou de transferência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na doutrina não há unanimidade no uso dos termos qualificadores do término do contrato de trabalho, muitos artigos da CLT emprega a expressão rescisão, e muitas vezes na prática se utiliza da expressão extinção, ou cessação. Desta forma, a cessação do contrato de trabalho pode ser conceituada como o término do negócio jurídico, caracterizando o fim da relação jurídica de emprego.
Analise as afirmativas abaixo sobre as classificações da cessação. É coreto o que se afirma em:
I. Na dispensa sem justa causa, o empregador decide por fim ao vínculo de emprego, por meio do exercício de direito, mesmo que o empregado não tenha incorrido em qualquer falta disciplinar.
II. A dispensa com justa causa é aquela em que o empregador decide pelo término do vínculo de emprego, por meio do exercício de seu poder disciplinar.
III. As ofensas físicas em serviço, quando ocorridas, podem ser caracterizadas como dispensa com justa causa.
a. I, II e III.
b. I, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I e II, apenas.

A cessação do contrato de trabalho pode ser conceituada como o término do negócio jurídico, ou seja, o fim da relação jurídica de emprego. Além da denominação cessação do contrato de trabalho, pode-se chamar também rescisão, extinção ou término do contrato de trabalho. Para que esse contrato termine, várias podem ser as classificações e as formas de rescisão.
Sobre a classificação das modalidades de cessação do contrato de trabalho, analise as alternativas e assinale a correta:
a. No caso da dispensa arbitrária, o empregado possuirá os seguintes direitos: férias vencidas e proporcionais com 1/3; décimo terceiro salários vencidos e proporcionais; saldo salarial referente aos dias trabalhados. Porém ele não terá direito a indenização do FGTS, levantamento dos depósitos do FGTS, nem as guias do seguro-desemprego.
b. A dispensa com justa causa ocorre quando o empregador decide pôr fim ao vínculo de emprego, por meio do exercício de direito considerado como protestativo, que lhe autoriza tal conduta, mesmo que o empregado não tenha cometido qualquer falta disciplinar.
c. O empregado jamais poderá ser dispensado sem justa causa, pois o empregador sempre deverá ter um justo motivo para o término da relação. Caso não exista esse justo motivo para o término da relação, o contrato perdurará até que o próprio empregado resolva pelo término.
d. A culpa recíproca ocorre quando se verificam condutas faltosas tanto do empregado quanto do empregador. Estas devem ser simultâneas, graves e conexas.
e. Cessação por força maior ocorre quando o acordo judicial homologa a cessação do vínculo empregatício.

A terminação do contrato de trabalho, via de regra, ocorre por dispensa sem justa causa, por dispensa por justa causa e a pedido do trabalhador. A dispensa por justa causa constitui uma das espécies que será motivada por falta grave, cometida pelo empregado, que ensejará ou dará direito ao empregador de despedir o empregado, reduzindo os direitos que teria em uma rescisão contratual de outra espécie. A rescisão contratual por justa causa está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especificamente em seu artigo 482 (CRUZ, 2014). Sob condições de dispensa com justa causa, o empregado fica no direito de receber as férias vencidas com 1/3, décimo terceiro salário vencido e saldo salarial referente aos dias trabalhados. Diante disso a rescisão do contrato de trabalho por justa causa exige o estudo das diversas hipóteses previstas em lei (LOPES, 2018).
No que se refere sobre as hipóteses, avalie as afirmações a seguir: É correto o que se afirma em:
I. Ato lesivo da honra ou boa fama contra o empregador refere-se à conduta do mesmo em serviço que viola direitos da personalidade, no caso, relacionados à imagem e à moral de qualquer pessoa, ao passo que o ato lesivo da honra ou boa fama em serviço é específico contra o empregador ou superiores hierárquicos, podendo ocorrer não só em serviço, mas em qualquer lugar, justamente em razão da condição da pessoa ofendida.
II. Violação do segredo da empresa ocorre quando o empregado não respeita, não acata, não cumpre ordens gerais estabelecidas e dirigidas aos empregados da empresa como um todo, enquanto que o Abandono de emprego é a ausência contínua e prolongada ao serviço, mesmo estando em vigência o dever de trabalhar.
III. Desídia refere-se à falta de atenção, negligência, desinteresse, desleixo do empregado, quanto à prestação dos serviços e o ato de insubordinação é um descumprimento de ordens, porém de natureza pessoal, dirigidas especificamente a certo empregado, quanto à prestação dos serviços.
IV. Negociação habitual é a prática de atos de comércio pelo empregado, com frequência. Pode ser realizada por conta própria ou por conta de terceiro, ou seja, para si próprio ou em favor de outra pessoa.
a. I e III, apenas.
b. II e IV, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. III e IV, apenas.

Precisamos levar em consideração que o aviso prévio tem uma interpretação tripla, ou seja, uma visualização triangular, compreendido então sob três perspectivas, sendo elas: Ato, Remuneração e tempo. Sobre a perspectiva do tempo, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em:
I. É o intervalo entre a comunicação e efetiva extinção do contrato.
II. É o valor pago ao trabalhador seja indenizado ou trabalhado.
III. É a comunicação realizada entre as partes para extinção do contrato.
a. I e II apenas.
b. III, apenas.
c. II e III, apenas.
d. II, apenas.
e. I, apenas.

Para José Augusto Rodrigues Pinto (2003, p. 351), o 13º salário é fruto das antigas relações trabalhistas, de cunho paternalista, em que os empregadores eram, na grande maioria das empresas, parentes ou afins dos empregadores. Havia, nestas relações, uma gratificação para os trabalhadores com uma cesta de alimentos típicos dos festejos natalinos.
De acordo com o exposto acima e considerando o 13° na atualidade, analise as afirmativas a seguir com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Atualmente, o 13º salário é concedido a todos os empregados urbanos, rurais, domésticos e os trabalhadores avulsos ou eventuais.
( ) O valor do 13º salário corresponderá a 1/10 da remuneração devida em fevereiro.
( ) O 13º salário ou gratificação natalina pode ser pago em 02 (duas) parcelas.
a. F,F,F.
b. F,F,V
c. V,V,V.
d. V,F,V.
e. V,V,F.

Mais conteúdos dessa disciplina