Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Ao nos depararmos com a história da humanidade, encontramos relatos de uma busca de unificação da sociedade que muitas vezes, incumbia uma postura religiosa dos povos dominadores, aos que estavam sendo dominados. Estes atos, muitas vezes são conhecidos como atos do colonialismo. Essa prática não é algo novo, e inclusive no Brasil presenciamos estes acontecimento com a chegada da companhia de Jesus em nosso território. Em relação ao colonialismo ocidental, podemos afirmar que ele difere de todos os outros tempos.
Acerca do conteúdo estudado no material didático e dos seus conhecimentos sobre a história da humanidade e das religiões, considere as seguintes proposições: I. O colonialismo ocidental chegou mais perto de alcançar a dominação global. II. O colonialismo ocidental impôs suas crenças religiosas e culturais a outras sociedades. III.O colonialismo ocidental dominou outra sociedade. IV. O colonialismo ocidental perturbou os outros mundos religiosos que encontrou. Sobre as asserções acima, assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas III e IV estão corretas.
c. Todas estão corretas.
d. Apenas III está correta.
e. Apenas I e III estão corretas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada proposição: I. O colonialismo ocidental chegou mais perto de alcançar a dominação global. Verdadeiro, o colonialismo ocidental, especialmente entre os séculos XV e XX, teve um impacto global significativo, com potências europeias estabelecendo colônias em várias partes do mundo. II. O colonialismo ocidental impôs suas crenças religiosas e culturais a outras sociedades. Verdadeiro, o colonialismo frequentemente envolveu a imposição de crenças religiosas, como o cristianismo, e práticas culturais dos colonizadores sobre os povos colonizados. III. O colonialismo ocidental dominou outra sociedade. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois o colonialismo ocidental se caracterizou pela dominação de sociedades indígenas e locais. IV. O colonialismo ocidental perturbou os outros mundos religiosos que encontrou. Verdadeiro, o colonialismo muitas vezes causou perturbações significativas nas tradições religiosas locais, levando a conflitos e mudanças nas práticas religiosas. Com base na análise, todas as proposições estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: c. Todas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os estudiosos da educação comumente desenvolvem pesquisas voltadas às análises de como o ensino tem sido aplicado na sociedade. Pinto e Dias (2018) afirmam que: “Nós, da área da Educação, concordamos que inúmeros são os desafios neste e nos próximos anos. Tais desafios precisam ser superados por meio de projetos e diretrizes voltadas para o bem comum, afinal, há um consenso de que a Educação é algo indispensável em toda e qualquer sociedade que atingiu certo grau de desenvolvimento. Sabemos que o que será conservado e transmitido para as futuras gerações e o que precisa ser mudado, para acompanhar as transformações ocorridas na dinâmica da própria sociedade, é algo profundamente problemático, que precisa ser compreendido, analisado, debatido, definido e difundido cuidadosamente (JAEGER, 1989). Mudanças na Educação são necessárias, mas, para surtirem o efeito desejado, precisam de discussão e amadurecimento por parte do governo e da sociedade. Isso porque entendemos a Educação como um agente modificador de mentalidades e promotor dos ideais humanos.”
Sobre o conceito de educação, assinale a alternativa correta:
a. A educação não compõe uma gama de “normas pedagógicas para o desenvolvimento geral do corpo e do espírito”.
b. A educação é a preparação de indivíduos para o mercado de trabalho.
c. O termo ‘educação’ consiste no ato de educar, que seria “ensinar, doutrinar, cultivar o espírito”.
d. O termo ‘educação’ consiste no ato de educar, que seria “permitir a livre expressão de cada indivíduo”.
e. A educação é a condução do indivíduo para que o mesmo se adeque a sociedade tal como ela se manifesta.

Como vimos, durante os nossos estudos da unidade II, a integralização do Ensino Religioso como disciplina oficial foi um longo processo, recheado de particularidades não só de cunho social, mas também constitucional. Não à toa, as características que demarcaram sua oficialização estão bem demarcadas pelo Art. 168 da Constituição Brasileira de 1946, na qual se lê: Art. 168. V - o ensino religioso constitui disciplina dos horários das escolas oficiais, é de matrícula facultativa e será ministrado de acordo com a confissão religiosa do aluno, manifestada por ele, se for capaz, ou pelo seu representante legal ou responsável.
A partir dos conteúdos da unidade II e do excerto constitucional supracitado sobre a integralização do Ensino Religioso como disciplina, é correto afirmar:
a. Após sua institucionalização como disciplina, o Ensino Religioso foi inicialmente ministrado por professores ateus para garantir a laicidade dentro das instituições de ensino.
b. A integralização do Ensino Religioso nas escolas privadas não pode ser lida como um mecanismo de estruturação e difusão de um ensino moralizante da elite brasileira, mas sim de uma proposta amoral.
c. Um dos grandes desafios enfrentados pela oficialização do Ensino Religioso como disciplina foi a oscilante tendência de sua substituição pelo ensino da disciplina de Filosofia.
d. O Art. 168 consolidou o Ensino Religioso como uma disciplina de matrícula obrigatória nas escolas oficiais.
e. O Ensino Religioso foi incluído na grade curricular a partir da aliança entre a Igreja católica e os liberais privatistas em 1946.

Considere a citação a seguir: “Com a independência, o Brasil reafirma o seu caráter religioso e mantém formalmente o sistema de padroado, criando uma série de vínculos legais entre o Império que se formava a religião católica, tendo o Imperador a dupla função de chefe da nação e líder da Igreja no Brasil. Dessa forma, a Constituição Brasileira de 1824 mantinha o legalismo português, ou seja, a união entre a coroa e a religião católica, o princípio do padroado. Tradição em Portugal antes mesmo da independência do Brasil, o princípio do padroado consistia na possibilidade de o imperador poder designar pessoas para o preenchimento dos cargos eclesiásticos mais importantes, estando sujeito apenas da aprovação pontifícia. Por outro lado, o clero ganhava proventos do Estado, transformando os padres em funcionários estatais e, portanto, dependentes do governo. Essa relação demonstra como o campo religioso no Brasil esteve relacionado com o campo político de forma heterônoma (CHIZZOTTI, 1996; CUNHA, 2007; SAVIANI, 2007).
Sobre as Constituições Federais Brasileira, podemos afirmar que: I. A Constituição Federal de 1934 é conhecida na sociedade como a “constituição cidadã”, pelo fato de integrar aspectos educacionais com a dignidade humana que é direito de todo cidadão. II. Com base no decreto de 1931, a constituição de 1934 selou o retorno oficial do ensino religioso às escolas públicas, usando praticamente os mesmos mecanismos de 1931. III. A Constituição de 1988 não repetiu as mesmas características das constituições anteriores com relação ao Ensino Religioso no Brasil. Ela buscou trazer aspetos inovadores que integrassem dignidade, religião e educação. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas III está correta.
b. I, II e III estão corretas.
c. Apenas I está correta.
d. Apenas II está correta.
e. Apenas I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina