Logo Passei Direto
Buscar
A inulina e a oligofrutose são consideradas como alimentos normais, ingredientes alimentares ou fibras em diferentes países, tendo recebido muita atenção recentemente devido ao seu efeito sobre a flora intestinal.
A inulina contém cadeias de 2 a 60 unidades de:
Manose
Xilose
Frutose
Galactose
L-manopiranose
User badge image
Aprimorando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A inulina é um tipo de fibra solúvel que contém cadeias de frutose. Portanto, a resposta correta para a sua pergunta é "Frutose". A inulina é frequentemente utilizada como ingrediente alimentar e é reconhecida por seus benefícios à saúde, especialmente em relação à flora intestinal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A determinação do resíduo mineral fixo (RMF) corresponde à fração inorgânica do alimento, na qual a fração orgânica é incinerada na mufla a mais de 500 °C. Considerando-se que 2 g de amostra seca foram incinerados em mufla e apresentam RMF de 0,025 g, o teor de RMF em 100 g de amostra integral, sendo que o alimento em questão apresenta um teor de amostra seca de 20% (RMF, proteína, lipídio e carboidrato) será de:
0,20% RMF.
0,10% RMF.
0,15% RMF.
0,30% RMF.
0,25% RMF.

O tipo de água presente nos alimentos que atua como meio para reações químicas e enzimáticas e permite o desenvolvimento de microrganismos é denominado:
água total.
umidade relativa.
água livre.
água ligada ou combinada.
água constitucional.

O ponto de fusão de um ácido graxo pode ser definido como a temperatura em que esses compostos passam de um estado para o outro. Em relação ao ponto de fusão dos ácidos graxos, marque a alternativa correta.
Os ácidos graxos com 18 carbonos insaturados como o linoleico possuem um ponto de fusão maior que os ácidos graxos com 12 carbonos insaturados como o láurico.
Os ácidos graxos possuem ponto de fusão proporcional ao seu nível de insaturação.
Os ácidos graxos possuem ponto de fusão inversamente proporcional ao seu nível de saturação.
Os ácidos graxos com mais carbonos insaturados possuem um ponto de fusão maior.
Os ácidos graxos possuem ponto de fusão inversamente proporcional ao seu nível de insaturação.

A desnaturação proteíca é um processo que ocorre nas proteínas quando as mesmas são submetidas a algumas condições específicas do ambiente. Essas condições fazem com que as proteínas percam as suas estruturas tridmensionais, como as quartenárias, terciárias e secundárias. As estruturas tridimensionais são as formas originais das proteínas, onde acarreta na função biológica das mesmas.
De acordo com a desnaturação proteíca, assinale a alternativa correta.
A desnaturação provoca a ativação da função biológica das proteínas.
A desnaturação não é afetada por fatores fisicos e quimicos, como o calor e a redução do pH do meio, logo estes não podem ser considerados como agentes desnaturantes.
As ligações peptídicas das proteínas são rompidas fazendo com que ocorre a perda da estrutura primária.
A desnaturação dificulta a digestibilidade das proteínas, do ponto de vista nutricional.
A desnaturação faz com que as proteínas aumentem a sua solubilidade em água.

Como é possível relacionar a importância das características sensoriais de um alimento com as fraudes em alimentos?
Caso a fraude altere a cor ou sabor do alimento, ela se tornará perceptível ao consumidor, facilitando sua escolha por outro alimento de melhor qualidade.
Caso a fraude altere as características sensoriais do alimento, ela poderá se tornar perceptível ao consumidor, facilitando sua escolha por outro alimento de melhor qualidade.
Mesmo que a fraude altere todas as características sensoriais do alimento, o consumidor nunca irá perceber.
A fraude deve alterar somente o aroma do alimento para que se torne perceptível ao consumidor, facilitando sua escolha por outro alimento de melhor qualidade.
A fraude não precisa, alterar as características sensoriais do alimento para que se torne perceptível ao consumidor bem informado e exigente.

A análise de alimentos é uma ferramenta muito útil na caracterização de alimentos, no controle de qualidade e na estabilidade do alimento durante a estocagem.
Sobre os métodos de análise é correto afirmar que:
A análise quantitativa depende sempre da medida de uma quantidade física, cuja magnitude independe da massa do componente de interesse presente na amostra.
A escolha do método analítico é uma etapa relativamente tranquila, pois depende apenas da estrutura que o laboratório possui, tanto em relação à mão de obra quanto à estrutura física e aos equipamentos disponíveis para a análise.
A aplicação da análise de alimentos para fins de fiscalização busca utilizar o método mais preciso e exato, independentemente de se tratar de um método oficial.
A amostragem é o conjunto de operações com as quais se obtém, do material em estudo, uma porção relativamente pequena, de tamanho apropriado para o trabalho no laboratório, mas que ao mesmo tempo represente todo o conjunto da amostra.
Os métodos instrumentais, quando comparados aos métodos convencionais, são sempre escolhidos para as análises por possuírem precisão e exatidão nos seus resultados. Além de serem os métodos oficiais, isto é, os métodos requeridos sob a forma da lei.

A composição centesimal de um alimento envolve a determinação das suas frações de forma individual, ou seja, a determinação de umidade, proteína, lipídio, carboidrato e cinzas. Essa determinação é importante para diferentes abordagens, exceto:
risco microbiológico.
determinação de perecibilidade.
prescrição dietética.
rotulagem.
custo.

Mais conteúdos dessa disciplina