Logo Passei Direto
Buscar
As normas constitucionais com aplicabilidade imediata, direta, integral, desde a entrada em vigor da Constituição, sem a necessidade de regulamentação por uma norma infraconstitucional editada posteriormente pelo poder constituinte derivado, são denominadas de:
eficácia concorrente
eficácia irradiante
eficácia limitada
eficácia contida
eficácia plena
User badge image
Estudo Através de Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

As normas constitucionais que possuem aplicabilidade imediata, direta e integral, desde a entrada em vigor da Constituição, sem a necessidade de regulamentação, são denominadas de eficácia plena.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir da influência do pensamento dos grandes filósofos juscontratualistas (THOMAS HOBBES, JOHN LOCKE e JEAN-JACQUES ROUSSEAU), as doutrinas teocráticas da origem do poder entram em declínio. Trata-se, pois, da fase de afirmação dos direitos naturais do homem. Com efeito, o conceito do direito divino dos reis cedeu espaço para as doutrinas democráticas do contratualismo jurídico.
Diante de tal quadro, responda, JUSTIFICADAMENTE, se é correto afirmar que o pacto de submissão de Thomas Hobbes deve ser associado ao Estado liberal?

Observe este trecho de um famoso filósofo da Ciência Política: É evidente que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum que os mantenha subjugados, eles se encontram naquela condição que é chamada de guerra; e essa guerra é uma guerra de cada homem contra cada outro homem.
Aponte o filósofo contratualista autor deste texto, qual o tipo de Estado desejado pelo mesmo e, finalmente, quais as características do estado de natureza na visão do referido autor?

Acerca da disciplina brasileira dos direitos fundamentais e da Constituição de 1988, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA:
I. Nossa Constituição é um sistema aberto de regras e princípios e não mais um sistema fechado de regras do paradigma positivista do direito. II. A Carta Magna de 1988 é classificada como sendo uma constituição liberal, pois não reconhece os direitos sociais como direitos fundamentais.
I. Nossa Constituição é um sistema aberto de regras e princípios e não mais um sistema fechado de regras do paradigma positivista do direito.
II. A Carta Magna de 1988 é classificada como sendo uma constituição liberal, pois não reconhece os direitos sociais como direitos fundamentais.
ambas assertivas são verdadeiras
a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
as duas assertivas são falsas
ambas assertivas são falsas, porém a assertiva I está relacionada com a assertiva II
a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira

É importante reconhecer que o catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro se perfaz mediante direitos explícitos (Título II e outros direitos positivados ao longo da Constituição) e direitos implícitos. Os direitos implícitos decorreriam
formalmente do rol dos direitos individuais e Solidários.
do regime, princípios constitucionais e tratados internacionais.
formalmente do rol dos direitos individuais.
da cláusula fechada que impossibilita a interpretação dos direitos fundamentais pelo Poder Judiciário.
do positivismo adotado pela Constituição.

A Constituição brasileira de 1988 seguiu um modelo que tenta harmonizar, ao mesmo tempo, os valores da democracia liberal e da social democracia. Ou seja, o legislador constituinte originário optou por positivar normas abertas que pudessem conciliar as duas correntes ideológicas em conflito.
É por isso que podemos afirmar que a Constituição de 1988 é:
Semi-flexível
Rígida
Ortodoxa
Outorgada
Compromissória

Mais conteúdos dessa disciplina