Buscar

Quais são as aplicações da Nefelometria?

💡 4 Respostas

User badge image

Rhian Vilar

A Nefelometria é uma técnica laboratorial analítica quantitativa baseada na interação da radiação eletromagnética com partículas em suspensão. A dispersão da luz é um fenômeno físico resultante da interação da luz com partículas em solução. Nefelometria e turbidimetria são técnicas analíticas utilizadas para medir luz dispersa. Medição de luz dispersa é aplicada a imunoensaios de proteínas específicas e haptenos. 

A Nefelometria é uma técnica para medir as concentraA dispersão da luz ocorre quando a energia radiante atravessando uma solução colide elasticamente com uma molécula, o que resulta no espalhamento da luz por todas as direções. Ao contrário da emissão de fluorescência, o comprimento de onda da luz dispersa é o mesmo que o da luz incidente.

Serve para observar concentrações de Ig A, Ig M e Ig G e outras proteínas plasmáticas de uma amostra. Um aparelho específico que mede a turbidez é utilizado e mede a difração (desvio) da luz ao passar por uma solução contendo complexos imunológicos. A nefelometria serve para medir as concentrações das proteínas plasmáticas de uma amostra. A nefelometria, também, é usada para estudos da poluição do ar, observando a dispersão da radiação nos aerossóis poluentes.

3
Dislike0
User badge image

Mauro Henrique

Muito obrigado! 

1
Dislike0
User badge image

A Lynn

Boa noite!!

A nefelometria detecta a energia da luz dispersa ou refletida em direção a um detector que não se encontra na trajetória direta da luz transmitida. Os nefelômetros comumente medem luz dispersa em ângulo reto em relação à luz incidente. Alguns nefelômetros são projetados para medir a luz dispersa em ângulos diferentes de 90°, para aproveitar o aumento na intensidade para frente causada pela dispersão da luz por partículas maiores.

Esta é uma técnica laboratorial quantitativa que serve para medir concentrações de proteínas plasmáticas de uma amostra, como por exemplo, IgA, IgG, IgM e também é utilizada nos estudos da poluição do ar, onde observa a dispersão da radiação nos aerossóis poluentes.

Bons estudos! =)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais