Buscar

Quais são os ossos da base do crânio?

Ossos do crânio.

💡 14 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O crânio faz parte do esqueleto axial, juntamente com a caixa torácica e a coluna vertebral. O Esqueleto Axial tem a função de dar sustento a cabeça.

A estrutura do crânio é composta pelos ossos do crânio e da face. É a estrutura óssea que forma o esqueleto da cabeça e a estrutura mais complexa de todo o corpo humano. Situado na parte mais alta do corpo humano, ele é sustentado pela coluna cervical. Os ossos que compõe o crânio são: Frontal, Occipital, Esfenoide, Etmoide (singulares), Parietal e Temporal (pares).

O esqueleto da face é composto pelos seguintes ossos: a mandíbula, vômer, que são ossos impares e maxilas, zigomáticos, nasais, lacrimais, palatinos e conchas nasais inferiores, que são ossos pares.

2
Dislike1
User badge image

Rayana Camargo

crânio é a estrutura óssea que forma o esqueleto da cabeça. Situado na parte mais alta do corpo humano, ele é sustentado pela coluna cervical. Possui um formato oval e, é levemente maior em sua parte posterior do que na parte frontal. É composto por uma serie de ossos planos e irregulares, que são imóveis (exceção da mandíbula), totalizando 22 ossos. Pode ser dividido em face e o crânio propriamente dito.

O crânio propriamente dito é composto por 8 ossos, que se articulam firmemente para proteger o encéfalo.

Os ossos que constituem o crânio são:


Parietal - 2 ossos que formam as partes laterais superiores e o teto craniano.


Temporal - 2 ossos que formam as partes laterais inferiores do crânio. Na parte petrosa do osso temporal (interior da cavidade da orelha meia) ficam ossículos da audição: Martelo, bigona e estribo; processo mastóide; canal do nervo facial; canal carótico; processo estilóide, que da fixação ao osso hióide; o MAE; fossa mandibular, uma ponte óssea entre os ossos zigomaticos e temporal.

Ossos que formam a parte posterior e a maior parte da base do crânio:

Occipital - Osso que forma a parte posterior e a maior parte da base do crânio.

Esfenóide - constitui parte da base anterior do crânio, pode ser visto lateralmente e inferiormente. Lembra a forma de uma borboleta, tem uma cavidade aérea. O seio esfenoidal; a sela turca ou túrcica, onde abriga a glândula hipófise, também conhecida por glândula pituitária, a asa maior e a asa menor.

  1. Etmóide - localiza-se na parte anterior do assoalho do crânio entre as órbitas, formando o teto da cavidade nasal.  Neste osso encontramos cavidades aéreas denominadas células etmoidais, uma crista que serve de fixação para as meninges do encéfalo chamada crista etmoidal; lamina cribriforme; a lamina perpendicular; as conchas nasais (suprema superior e media).
3
Dislike3
User badge image

Vitor P. Constantino

parietal(2),temporal(2),etmóide,esfenóide,,occipital

1
Dislike0
User badge image

Rafael Muniz Silva

Nao entendi esses ossos que a galera disse ai em cima nao seia do neurocranio ? da base nao é somente o esfenoide ? e tenho duvida que o etmóide tambem seja da osso da base . alguem pode me confirmar ?

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais