Logo Passei Direto
Buscar
constituição da atuação em unidades de ensino. Contudo, com a evolução do mercado de trabalho, que cada vez mais requer inovações e exige novas competências dos profissionais, consequentemente, a profissão de pedagogo tem passado por ressignificações constantes.
A partir dessas informações, no que se refere ao histórico de desenvolvimento da Pedagogia no mercado de trabalho, é correto afirmar que:
Os avanços teóricos da Pedagogia foram inúmeros devido às poucas exigências requeridas pelo mercado de trabalho.
A Pedagogia concentrava-se e ainda enfatiza o trabalho do pedagogo em sala de aula como o seu principal campo de atuação.
Durante o percurso de evolução da Pedagogia tal campo não contribuiu de maneira alguma para o desenvolvimento humano.
A Pedagogia tem como principal objetivo formar o pedagogo-especialista, isto é, um profissional qualificado, que esteja habilitado para atuar em vários campos educativos, para atender demandas socioeducativas, em espaços escolares e não-escolares.
A Pedagogia se destinava e ainda prioriza a formação de pedagogos-especialistas, que sejam profissionais qualificados para atuarem em campos educativos, para atender demandas socioeducativas apresentadas apenas em espaços escolares.
User badge image
Matematicamente

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Parece que sua pergunta está relacionada à Pedagogia e ao mercado de trabalho, mas não se trata de uma questão de Matemática. Estou aqui para ajudar com perguntas de Matemática. Se você tiver alguma dúvida nessa área, fique à vontade para perguntar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A relevância da educação prisional como instrumento de ressocialização e de desenvolvimento de habilidades e de educação para a empregabilidade é notória no sentido de auxiliar os reclusos a reconstruir um futuro melhor durante e após o cumprimento da sentença. Os objetivos de encarceramento ultrapassam as questões de ‘punição, isolamento e detenção. A educação auxilia e permite a obtenção dos objetivos centrais de reabilitação que incidem em resgate social e educação libertadora numa dimensão de autonomia, sustentabilidade e minimização de discriminação social.
Considerando as informações dispostas no texto, é correto concluir que em um ambiente de cárcere:
O trabalho do pedagogo no ambiente prisional deve ser desenvolvido de maneira comedida, evitando a comunicação direta com os alunos.
É papel exclusivo do pedagogo exercer práticas que contribuam para a reflexão e reconstrução da vida dos detentos.
O pedagogo deve estar pronto para atuar em situações adversas, visto que o ambiente prisional não apresenta, em grande parte das vezes, ambientes adequados para a promoção e efetivação da aprendizagem.
Diante da pouca adesão ao trabalho no âmbito prisional, os cursos de Pedagogia devem preterir em suas bases curriculares conhecimentos específicos que englobem tal área de atuação.
Cabe ao pedagogo promover atividades que remetam apenas ao ambiente de cárcere, visto que sua atuação visa a manutenção dos detentos neste espaço por tempo indeterminado.

Mais conteúdos dessa disciplina