Logo Passei Direto
Buscar
A respeito dos pressupostos processuais no direto processual civil, assinale a alternativa correta.
A) o desenvolvimento teórico da categoria "pressupostos processuais" deve-se a Hans Kelsen e tem origem na identificação do processo como conjunto de relações jurídicas distintas daquela que constitui o seu objeto.
B) Pressupostos processuais são todos os elementos de existência, os requisitos de validade e as condições de eficácia do procedimento, que é ato complexo de formação sucessiva.
C) Os elementos objetivos de uma relação jurídica são as partes e o direito aplicável ao caso.
D) Toda falta de pressuposto processual leva ao juízo de inadmissibilidade do processo.
E) É possível ter capacidade processual e não ter capacidade de ser parte.
User badge image
Desvendando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os pressupostos processuais no direito processual civil: A) O desenvolvimento teórico da categoria "pressupostos processuais" deve-se a Hans Kelsen e tem origem na identificação do processo como conjunto de relações jurídicas distintas daquela que constitui o seu objeto. - Embora Hans Kelsen tenha contribuído para a teoria do direito, a noção de pressupostos processuais não se limita a ele. B) Pressupostos processuais são todos os elementos de existência, os requisitos de validade e as condições de eficácia do procedimento, que é ato complexo de formação sucessiva. - Esta definição é ampla e abrange aspectos importantes, mas não está totalmente correta, pois pressupostos processuais referem-se mais especificamente a condições que devem estar presentes para que o processo possa ser validamente instaurado. C) Os elementos objetivos de uma relação jurídica são as partes e o direito aplicável ao caso. - Esta afirmação não se refere diretamente aos pressupostos processuais, mas sim aos elementos de uma relação jurídica. D) Toda falta de pressuposto processual leva ao juízo de inadmissibilidade do processo. - Esta afirmação é verdadeira, pois a ausência de pressupostos processuais pode levar à extinção do processo sem resolução de mérito. E) É possível ter capacidade processual e não ter capacidade de ser parte. - Esta afirmação é confusa, pois a capacidade processual está relacionada à capacidade de ser parte, então não é correta. Após a análise, a alternativa correta é: D) Toda falta de pressuposto processual leva ao juízo de inadmissibilidade do processo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina