Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Na excreção urinária de um indivíduo normal é observada a presença de pequeno número de células que provêm da descamação normal das paredes tubulares. Quando estas aparecem em grande número, sugerem processos de irritação e descamação das células epiteliais das vias de eliminação. Sobre as características dos tipos celulares encontrados na urina, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Células epiteliais escamosas.
II- Células epiteliais de transição.
III- Células tubulares.
A III - II - I.
B II - I - III.
C I - II - III.
D I - III - II.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada item e suas características: I - Células epiteliais escamosas: Essas células são encontradas na uretra e na parte inferior da bexiga. Elas podem aparecer na urina em pequenas quantidades devido à descamação normal. II - Células epiteliais de transição: Essas células são encontradas na bexiga e nas vias urinárias. Elas têm a capacidade de se esticar e se adaptar ao volume da urina. III - Células tubulares: Essas células provêm dos túbulos renais e podem ser indicativas de lesão renal quando aparecem em grande número. Agora, vamos correlacionar as características: - Células epiteliais escamosas (I) aparecem em pequenas quantidades na urina normal. - Células epiteliais de transição (II) também podem ser encontradas na urina, especialmente em situações de distensão da bexiga. - Células tubulares (III) são mais preocupantes quando aparecem em grande número, indicando possíveis problemas renais. Analisando as opções: A - III - II - I: Não está correta, pois a sequência não reflete a ordem correta das características. B - II - I - III: Não está correta, pois não segue a ordem das características. C - I - II - III: Esta sequência está correta, pois reflete a ordem das células na urina normal. D - I - III - II: Não está correta, pois a sequência não reflete a ordem correta das características. Portanto, a alternativa correta é: C - I - II - III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O exame do sedimento urinário é uma etapa importante da urinálise que permite a identificação de componentes celulares, precipitados químicos e inúmeros microrganismos. Observe a seguir a imagem de uma análise do sedimento urinário:
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde às estruturas indicadas pelas setas:
A Oocistos e merozoítos
B Pseudo-hifas.
C Streptococcus spp.
D Leveduras em brotamento.

A sedimentoscopia da urina é realizada com o objetivo de identificar e quantificar diversos componentes figurados, como: leucócitos, hemácias, células epiteliais, bactérias, cilindros e cristais. Esse processo exige na maioria das vezes atividade laboratorial manual, por isso é fundamental ter profissionais qualificados para se alcançar resultados confiáveis.
Com base nas boas práticas para a realização da sedimentoscopia da urina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Métodos qualitativos, com volumes de amostra arbitrários não são recomendados, pois fornecem resultados imprecisos.
( ) Métodos quantitativos expressam o resultado em número de elementos visualizados por campo, por isso não são influenciados pela diluição da amostra.
( ) A análise microscópica da urina deve ser realizada com a amostra não centrifugada para evitar a degradação de elementos, como células e cilindros.
A V - F - F.
B F - F - V.
C V - F - V.
D F - V - F.

A análise da urina, apesar de muitas vezes não ser conclusiva, constituí um dos indicadores mais importantes de saúde e doença. Através dos parâmetros bioquímicos, é possível detectar alterações metabólicas, renais e infecciosas.
Sobre a relação entre achados no exame químico da urina e o possível diagnóstico de doenças, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- pH urinário ácido.
II- Presença de cetonas.
III- Presença de bilirrubina.
IV- Presença de urobilinogênio.
V- Presença de nitrito.
( ) Doenças hemolíticas.
( ) Doenças febris agudas.
( ) Hepatite alcoólica.
( ) Cetoacidose diabética.
( ) Infecção urinária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - III - I - IV - II.
B I - V - III - II - IV.
C IV - II - III - I - V.
D III - II - IV - V - I.

A partir da análise microscópica do sedimento da urina, muitas informações são obtidas, pois uma variedade de elementos pode ser visualizada no sedimento urinário.
Com base no que se pode observar neste campo microscópico, assinale a alternativa CORRETA:
A Hemácias.
B Leucócitos.
C Células epiteliais.
D Leveduras.

A formação de cristais urinários pode indicar um desequilíbrio metabólico entre substâncias promotoras e inibidoras da cristalização. Existem diferentes tipos de cristais que podem ser identificados na urina, a depender de fatores como alimentação, hidratação e características da amostra.
Sobre as características e o significado clínico dos diferentes cristais urinários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os cristais de urato amorfo são pequenos grânulos castanho-amarelados encontrados em urinas normais com caráter alcalino.
( ) Os cristais de fosfato triplo possuem forma de prismas com três e seis lados e são visualizados principalmente em urinas com caráter alcalino, em condições patológicas.
( ) Os cristais de colesterol são retangulares, com entalhes nas bordas, e frequentemente observados na urina de pacientes com síndrome nefrótica.
( ) Os cristais de bilirrubina possuem formato de octaedro ou envelope, e estão presentes na urina de pacientes com doenças hepáticas.
A V - F - F - F.
B F - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - V - V.

As tiras reagentes são utilizadas para a determinação do pH, densidade e parâmetros químicos na urina, sendo constituídas por um suporte plástico com áreas impregnadas com reagentes químicos, as quais mudam de coloração quando entram em contato com a urina.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Algumas tiras reagentes possuem uma área para pesquisa de ácido ascórbico (Vitamina C) na urina, como um controle de validação para os demais testes.
II- O ácido ascórbico é um antioxidante que inibe a oxidação do cromógeno presente nas tiras reativas, podendo causar resultados falso-negativos para glicose, nitritos, bilirrubina e sangue na urina.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Entre os distúrbios metabólicos identificáveis pela urina, a alcaptonúria caracteriza-se como um erro inato do metabolismo de aminoácidos que, quando não tratado, origina consequências graves, como obstrução pulmonar, cálculos pigmentares no sistema urinário e deficiência cardíaca. Por isso a importância de conhecer e diagnosticar tal doença o quanto antes.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A alcaptonúria é caracterizada pela urina escurecida, devido à presença do pigmento negro, chamado alcaptona.
II- A deficiência no complexo enzimático α-cetoácido desidrogenase de cadeia ramificada leva a um defeito no metabolismo dos aminoácidos leucina e isoleucina, que originam a alcaptona.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A análise da urina com tira reativa apresenta informações sobre múltiplas propriedades fisioquímicas da urina. Utilizada principalmente nas triagens, esse teste requer treinamento de pessoal menos sofisticado e gera resultados em poucos minutos.
Sobre os parâmetros urinários analisados nas tiras reativas, analise as sentenças a seguir:
I- O pH da urina pode ser alterado, entre outros fatores, pelos alimentos ingeridos, uso de medicamentos e presença de microrganismos.
II- Os açúcares normalmente não são excretados na urina, por isso a glicosúria é suficiente para determinar o diagnóstico de Diabetes mellitus.
III- A região da tira reativa para pesquisa de leucócitos contém substratos especiais para a detecção de linfócitos, dada a relevância deste achado para a interpretação clínica.
IV- A detecção de bilirrubina se dá pela reação de acoplamento a um sal de diazônio em meio ácido. Sua oxidação em amostras colhidas há muito tempo e expostas à luz gera resultados falso-negativos.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina