Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Baseado nos estudos a respeito das classificações e nomenclaturas tumorais, incluindo-se as exceções encontradas, analise as afirmativas a seguir: I. Os teratomas são tumores embrionários e sempre são tumores benignos, não ocorrendo formas malignas. II. Os carcinomas e adenocarcinomas, em alguns casos, podem receber nomes complementares para melhor descrever sua morfologia, tanto macro como microscópica (epidermoide, papilífero, seroso, mucinoso, cístico, medular, lobular, entre outros). III. Há alguns tumores malignos que foram nomeados pelos nomes daqueles que os descreveram pela primeira vez. Como exemplos temos o linfoma de Burkitt e a Doença de Hodgkin. IV. Os seminomas, coriocarcinomas e carcinoma de células embrionárias são tumores benignos de origem embrionária, derivados de células primitivas totipotentes que antecedem o embrião tridérmico. É correto o que se afirma em:
A I, II e III, apenas.
B I e IV, apenas.
C II e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E II, III e IV, apenas.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os teratomas são tumores embrionários e sempre são tumores benignos, não ocorrendo formas malignas. Falso. Embora muitos teratomas sejam benignos, existem formas malignas de teratomas, especialmente em adultos. II. Os carcinomas e adenocarcinomas, em alguns casos, podem receber nomes complementares para melhor descrever sua morfologia, tanto macro como microscópica (epidermoide, papilífero, seroso, mucinoso, cístico, medular, lobular, entre outros). Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois os carcinomas podem ter nomenclaturas que descrevem suas características. III. Há alguns tumores malignos que foram nomeados pelos nomes daqueles que os descreveram pela primeira vez. Como exemplos temos o linfoma de Burkitt e a Doença de Hodgkin. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois esses tumores realmente levam os nomes de quem os descreveu. IV. Os seminomas, coriocarcinomas e carcinoma de células embrionárias são tumores benignos de origem embrionária, derivados de células primitivas totipotentes que antecedem o embrião tridérmico. Falso. Esses tumores são malignos e não benignos. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são II e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: C) II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação ao crescimento celular e desenvolvimento de neoplasias ou câncer, analise as afirmativas a seguir:
I. A proliferação celular pode ser controlada ou não controlada. II. O câncer caracteriza-se pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas. III. No crescimento celular não controlado, tem-se uma massa anormal de tecido, que continua se desenvolvendo mesmo após o término dos estímulos que o provocaram. As neoplasias (câncer in situ e câncer invasivo) correspondem a essa forma não controlada. IV. A neoplasia é uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo e tende à autonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos sobre o homem. Assim, toda neoplasia é considerada maligna e, inevitavelmente, resultará em câncer. É correto o que se afirma em:
A II e III, apenas.
B II, III e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E I e IV, apenas.

A afirmação destaca a complexidade do câncer, enfatizando que sua ocorrência está frequentemente ligada à exposição a uma variedade de agentes carcinogênicos que podem causar danos genéticos nas células. Esses agentes são geralmente classificados em três categorias principais: físicos, químicos e biológicos.
Com relação à oncogênese química, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando se fala em agentes químicos, os hábitos de vida e de trabalho são os mais relevantes como agentes promotores.
II. A exposição ocupacional a substâncias como o amianto, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, asbestos e arsênicos referem-se a exposições ocupacionais de risco para desenvolvimento de câncer.
III. O tabagismo está diretamente associado à oncogênese, à progressão tumoral, à metástase para outros sítios e também na interferência negativa no controle e no tratamento do câncer, em especial com a quimioterapia.
IV. O consumo de álcool e alimentos muito processados e industrializados, ricos em conservantes como o nitrito, ainda não foi considerado como um fator realmente estimulador da oncogênese, ou seja, não podem ser considerados como oncopromotores.
A I, apenas.
B III e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D I, II, III e IV.
E II e IV, apenas.

O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa se prolifere e dê origem a um tumor visível. Os efeitos cumulativos de diferentes agentes cancerígenos ou carcinógenos são os responsáveis pelo início, promoção, progressão e inibição do tumor.
É correto o que se afirma em:
I. Ativação de genes supressores de tumor e mutações em proto-oncogenes.
II. Mutações em genes supressores de tumor e inativação de proto-oncogenes.
III. Mutação em genes supressores de tumor e amplificação de proto-oncogenes.
IV. Ativação de proto-oncogenes e aumento da expressão de genes supressores de tumor.
A II e III, apenas.
B III, apenas.
C I, apenas.
D I e II, apenas.
E I, II e IV.

As células normais de todo organismo vivo coexistem em perfeita harmonia citológica, histológica e funcional, harmonia está orientada no sentido da manutenção da vida. De acordo com suas características morfológicas e funcionais, determinadas pelos seus próprios códigos genéticos, e com sua especificidade, as células estão agrupadas em tecidos, os quais formam os órgãos.
De acordo com as definições dos tumores invasivos, não invasivos e metástases, analise as alternativas a seguir e assinale a opção correta:
A Quando o câncer é classificado como câncer in situ ocorre uma invasão das células cancerosas para outras camadas celulares do órgão, o que justifica esta nomenclatura. Essas células chegam à corrente sanguínea ou ao sistema linfático e têm a capacidade de se disseminar para outras partes do corpo.
B O câncer pode ser classificado em câncer in situ e câncer invasivo. O câncer invasivo ou carcinoma invasivo é o primeiro estágio de classificação do câncer.
C O câncer não invasivo ou carcinoma in situ é o último estágio de classificação do câncer. Nesse estágio, as células cancerosas estão disseminadas para outras camadas de tecido e não apenas no tecido no qual se desenvolveram.
D A metástase constitui o crescimento neoplásico localizado dentro do tecido de origem do tumor e com continuidade e dependência do foco primário.
E Quando o câncer é classificado como câncer invasivo ocorre uma invasão das células cancerosas para outras camadas celulares do órgão, o que justifica esta nomenclatura.

As células normais de todo organismo vivo coexistem em perfeita harmonia citológica, histológica e funcional, harmonia esta orientada no sentido da manutenção da vida. De acordo com suas características morfológicas e funcionais, determinadas pelos seus próprios códigos genéticos, e com sua especificidade, as células estão agrupadas em tecidos, os quais formam os órgãos.
De acordo com as definições dos tumores invasivos, pode-se dizer que o avanço dos tumores malignos tem como fatores predisponentes:
A Redução da angiogênese.
B Reparo eficiente do DNA.
C Inativação de genes supressores de tumor.
D Agrupamento de ADN.
E Diferenciação celular.

Mais conteúdos dessa disciplina