Buscar

Explique o processo de trocas que ocorre entre o adipócito e a corrente sanguinea?

💡 4 Respostas

User badge image

Nair Rodrigues

A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios (três ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol). Enquanto realizamos o exercício, vários hormônios como as catecolaminas, o glucagon, o hormônio do crescimento, corticosteróides, entre outros, são liberados na corrente sangüínea, e quando chegam aos adipócitos, provocam lipólise (quebra dos triglicerídios) aumentando as concentrações sangüíneas de ácidos graxos livres (AGL).

8
Dislike0
User badge image

Larissa Oliveira

os quilomicrons (que são triglicerideos) são quebrados nos capilares sanguineos do tecido adiposo pela enzima lipase lipoproteica (que se localiza na superficie endotelial dos capilares sanguines do tecido adiposo). A hidrolise dos quilomicrons e das lipoproteinas (VLDL) plasmaticas promove a liberação de seus componentes (ácidos graxos e glicerol) que se difundem p/ o citoplasma das celulas adiposas, onde se recombinam para formas novas moleculas de triglicerideos, que são depositados.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O adipócito, também chamado de lipócito, ou célula adiposa, uma unidade morfo-funcional do tecido adiposo, é uma célula fixa do tecido conjuntivo responsável pela síntese, acumulação e liberação de lipídios. Os lipídios são usados principalmente como reserva de moléculas de alta energia para o corpo.

Como todas as outras células conectivas, o adipócito deriva de uma célula mesenquimal chamada lipoblasto; acumula gradualmente lipídios em seu próprio citoplasma e as várias gotas lipídicas ao longo do tempo agregam-se e formam a volumosa gota lipídica central do adipócito. Os adipócitos são encontrados dispersos ao longo dos vasos sanguíneos ou em pequenos grupos nos tecidos conjuntivos, em particular no tecido conjuntivo frouxo, formando quase todo o tecido adiposo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais