Buscar

Alguém pode me explicar de forma clara o art. 160 do código civil? sobre fraude contra os credores.

💡 6 Respostas

User badge image

Glauco Galdino de Freitas

Mais uma vez venho praticar meus entendimentos perante as aulas assistidas em sala, espero que estejam corretos...

 

O Artigo 160 do código civil, trata da situação em que o devedor inadimplente vende seu patrimônio que poderia ser de alguma forma reclamado pelos credores primários, os mesmos que geram essa condição de inadimplência a esse devedor e para que esse bem não possa ser adquirido por estes credores primários, para sanar essa pendencia, então ao vender o bem, esse devedor crê estar se livrando dessa situação de perder sua propriedade.

 

Quando o terceiro adquirente tem relação direta de parentesco ou adquire esse bem por valor menor ao que o comum pelo mercado, este terceiro adquirente passa a ser considerado pela lei como um dos autores da fraude, como se tivesse pleno conhecimento da situação em que permitiu que ele adquirisse esse bem com facilidade, entretanto sendo o valor por ele pago ou ainda que há de pagar, for o valor corrente, considerado valido pelo mercado diante ao bem e seu custo de compra e venda, então segundo o Art. 160, do CC: Ao ser informado de que o bem adquirido, estava em condição pauliana e não deveria ser vendido, por serem já direito dos credores originais, de por exemplo penhorar se este for o caso, tal propriedade, para eliminar a pendencia que o devedor tem e que mesmo assim vendeu a esse terceiro adquirente.

 

Então o adquirente terceiro pode, desde que o valor igual ao de mercado, depositar em juízo essa quantia em que deve pagar pela compra, citando todos os interessados credores primários a essa obrigação em que se vê incluso, garantindo seu novo patrimônio intacto e pagando diretamente a esses credores.

 

E se o valor em que deve pagar é de fato menor ao que o mercado estipula, deve então depositar o verdadeiro valor de mercado, corrente, em nome dos credores primários ou originais com direito de penhora por exemplo, para que assim esse terceiro adquirente possa conservar seu bem adquirido.

 

Espero ter sido claro e certo também, nessa minha concepção da fraude contra credores, rs.

13
Dislike0
User badge image

Paulo Vitor

O art.160 fala da hipótese que o terceiro que contratou, v.g , compra e venda, do devedor mas ainda não o pagou, isto é, era um contrato de prestações sucessiva ou diferida. Nesse caso, o terceiro, para evitar perder o bem em favor do concurso de credores que se formará reclamando aquele patrimônio que lhes era garantia, depositará o valor da coisa comprada citando os interessados.
4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais